Pro Bells Beach

Filipe é o Brasil na semifinal

Filipe Toledo derrota John John Florence e coloca o Brasil na semifinal do Pro Bells Beach. Adversário na luta por vaga na final é Ethan Ewing. Próxima chamada acontece neste sábado (16) às 17h45 (de Brasília).

0
Filipe Toledo comemora aniversário com vitória nas quartas de final.

O Brasil chegou com três surfistas nas quartas de final do Pro Bells Beach, mas só um avançou. Neste sábado (16) de ondas com até 2 metros no pico australiano, Filipe Toledo eliminou Jonh John Florence e garantiu vaga na semi. Próximo adversário é Ethan Ewing. Miguel Pupo e Italo Ferreira foram eliminados nos instantes finais de suas baterias.

Clique aqui para ver as fotos

Clique aqui para ver o vídeo

O duelo mais aguardado das quartas de final terminou com vitória do aniversariante do dia, Filipe. A bateria foi uma reedição da final do evento de 2019. E dessa vez o resultado foi diferente.

Filipe abriu a disputa numa direita que teve um excelente outside, onde ele executou quatro manobras fortes em sequência. O brasileiro ainda deu uma batida no inside. A nota foi 9.43 pontos, a segunda maior do Pro Bells Beach.

John John começou sua apresentação numa onda da série. Ele abriu com um layback potente, que foi a única manobra no outside. Porém ele executou dois cutbacks antes de chegar ao inside e fazer mais um layback e uma batida. A nota foi 8.43.

Logo depois os dois voltaram a surfar. Filipe foi primeiro, mas a onda ficou ruim (2.50). John Jonh pegou a seguinte e errou um aéreo após mandar um layback fortíssimo (3.17).

Após uma longa calmaria, aos 23 minutos entrou uma série e os dois surfaram. O havaiano usou a prioridade e fez um layback, voou com revesse, bateu e foi pro inside, onde tentou outra pancada, porém errou. John John anotou 6.33 pontos e assumiu a liderança. Filipe foi na onda seguinte, porém ela não rendeu tanto e ele conseguiu 3.70.

John John Florence num layback poderoso.

Restando sete minutos entraram novas direitas em Bells Beach. John John tinha prioridade e deixou a primeira passar, mas o brasileiro não. A onda era intermediária, mas fez uma longa parede em pé para o brasileiro atacar com rasgadas e batidas. Ele precisava de 5.13 pontos e fez 6.77 para assumir a liderança. John John surfou a direita seguinte, mas ela não ofereceu muitas partes fortes e ele tentou voar na junção para aumentar a nota, mas errou e conquistou 4.00 pontos.

O brasileiro voltou antes para o pico e pegou a prioridade. Quando restavam apenas três minutos ele surfou uma onda pequena, que foi fraca e ele logo saiu. O tempo passou e nos segundos finais entrou uma série. O havaiano, que precisava de 7.98 pontos, remou numa onda intermediária e partiu para um voo na primeira manobra, porém errou e foi eliminado.

Ethan Ewing é o adversário de Filipe Toledo na semfinal.

O adversário de Filipe na semifinal é o australiano Ethan Ewing. Ele abriu o dia competindo contra seu conterrâneo Owen Wright. Ethan mostrou enorme sintonia com o mar de Bells, surfou as melhores ondas, fez manobras mais fortes e definidas, e venceu com as maiores notas.

Owen, de backside, pegou ondas com menos qualidade do que o adversário, errou em alguns movimentos e não conseguiu um bom link de manobras. Já Ethan, de frontisde em Bells, conseguiu direitas com mais parede íngreme, imprimiu um ritmo forte e executou manobras contundentes. As quatro ondas que ele surfou tiveram as melhores pontuações da bateria. Ele venceu com as notas 8.83 e 7.50 pontos.

Miguel eliminado – O primeiro brasileiro eliminado no dia foi Miguel Pupo. O surfista lutou muito, pegou 12 ondas na terceira bateria da fase e quase virou nos segundos finais, porém caiu para o australiano Callum Robson. Com a derrota Miguel terminou a etapa em quinto lugar.

A disputa começou com poucas ondas e foi reiniciada após dez minutos sem ação. Miguel errou na primeira direita surfada, e Callum fez uma onda sem manobras de grande destaque (4.27). O brasileiro logo deu o troco (4.83).

Miguel Pupo vertical em Bells Beach.

Aos oito minutos de bateria o australiano usou a prioridade para surfar uma onda boa. Ele foi consistente nos ataques, terminou a apresentação no inside com batida e anotou 7.67 pontos. Dois minutos depois Miguel colocou 4.70 pontos no somatório, e passou a precisar de 7.12 para assumir a liderança.

O brasileiro logo diminuiu ainda mais a distância pro líder (6.72), porém Callum usou bem a prioridade novamente para fazer mais três manobras e colocar 5.87 pontos no somatório. Restavam 11 minutos para o fim, e Miguel passou a necessitar de 8.31 pontos para pegar a primeira posição.

Uma série com muitas ondas entrou quando restavam cinco minutos. Os dois surfistas deixaram várias quebrarem sozinhas, mas Miguel finalmente achou uma com bom potencial de nota alta. O brasileiro fez quatro manobras fortes em sequência, mas os 7.60 pontos não foram suficientes para virar.

Callum Robson chega na semifinal.

O tempo estava curto, o brasileiro não tinha a prioridade a ainda precisava de 5.95 pontos para vencer. Com pouco mais de um minuto ele conseguiu uma onda, mas ela logo encheu e ele saiu. Porém Callum deixou outra onda passar e ele surfou quando só tinha 43 segundos. Miguel fez duas batidas boas e uma rasgada no outside, trabalhou para entrar no inside e bateu forte na junção.

O brasileiro comemorou muito e a bateria terminou. Depois de alguns minutos de tensão a nota foi divulgada, e a nota 5.40 pontos confirmou a vitória para o australiano.

Italo também perde no fim – Além de Miguel, o Brasil também perdeu Italo Ferreira nas quartas de final. O campeão da etapa em 2018 competiu na última bateria da fase, e perdeu a vaga na semi nos últimos segundos de duelo. O confronto teve as maiores séries do dia, algumas com direitas de cerca de 2 metros.

Jack começou melhor. O australiano pegou uma direita grande, mas cheia, porém depois de três cutbacks ele foi pra base, cavou e atacou uma junção pesada. A nota foi 5.83 pontos. Italo iniciou sua participação com 4.33, nota conquistada mesmo com erro na finalização no inside.

Jack Robinson ataca a direita de Bells Beach.

O tempo passou e com 17 minutos de disputa o brasileiro conquistou 6.40 pontos. Após o ataque à junção do inside, o brasileiro trocou de prancha. Quatro minutos depois Jack foi em busca dos 4.91 que necessitava. O australiano fez algumas manobras, sendo uma rasgada e uma batida na junção as melhores. A nota foi 7.00 e ele deixou Italo precisando de 6.44.

O brasileiro usou a prioridade quando restavam dez minutos para o fim. Italo rasgou duas vezes em sequência, bateu, entrou no inside com dois cutbacks e bateu forte pra fechar a apresentação. Os 7.10 pontos deram a liderança para ele.

Quando faltavam cinco minutos para o fim, Jack usou a prioridade, mas a direita foi ruim. Italo ficou com o direito de escolha de onda e entrou uma série. Os dois levaram na cabeça. Quando restava pouco mais de um minuto para terminar a bateria, o brasileiro surfou e fez uma boa apresentação. Jack ainda teve tempo de pegar uma onda, aos 21 segundos finais. Os dois vibraram após suas apresentações.

A disputa terminou e os atletas e o público ficaram ansiosos pelas notas, que demoraram um pouco para serem divulgadas. A nota de Jack apareceu primeiro no placar. Os 7.00 pontos deixaram Italo na necessidade de 6.90. Ele recebeu 6.70 dos juízes e foi eliminado.

Italo Ferreira ansioso pela divulgação da nota.

Próxima chamada – A próxima chamada para o Pro Bells Beach acontece neste sábado (16), às 17h45 (de Brasilia). A previsão indica ondas de cerca de 1,5 metro e boa formação, com vento terral.

Confira mais detalhes em nossas próximas atualizações.

Pro Bells Beach

Quartas de final masculinas

1 Ethan Ewing (AUS) 16.33 x 11.17 Owen Wright (AUS)

Filipe Toledo (BRA) 16.40 x 14.76 John John Florence (HAV)

3 Callum Robson (AUS) 13.54 x 13.00 Miguel Pupo (BRA)

4 Jack Robinson (AUS) 14.00 x 13.80 Italo Ferreira (BRA)

Semifinal
1 Ethan Ewing (AUS) x Filipe Toledo (BRA)

2 Callum Robson (AUS) x Jack Robinson (AUS)

Quartas de final femininas

1 Courtney Conlogue (EUA) 14.57 x 11.93 Sally Fitzgibbons (AUS)

2 Tyler Wright (AUS) 17.17 x 12.07 Bronte Macaulay (AUS)

3 Carissa Moore (HAV) 13.67 x 12.53 Stephanie Gilmore (AUS)

4 Brisa Hennessy (CRI) 11.60 x 11.57 Johanne Defay (FRA)

Semifinal

1 Courtney Conlogue (EUA) x Tyler Wright (AUS)

2 Carissa Moore (HAV) x Brisa Hennessy (CRI)