Pro Bells Beach 2024

Brasil fora das quartas masculinas

Sábado (30/3) é marcado por seis derrotas brasileiras no Pro Bells Beach 2024 e país fica sem representantes nas quartas de final masculinas.

0
Italo Ferreira perde no Round 3 do Pro Bells Beach 2024.

O sábado (30/3) não foi bom para o surfe brasileiro. Todos os cinco brasileiros da categoria masculina que chegaram vivos ao terceiro dia do Pro Bells Beach 2024 foram eliminados. País ficou sem representantes nas quartas de final dos homens. Torcida agora é para Tatiana Weston-Webb, que está nas quartas de final femininas. Dia teve apenas disputas masculinas. Baterias foram realizadas em ondas lisas e boas com até 1 metro pela manhã, e mexidas na parte da tarde no pico australiano de Winkipop.

Clique aqui para ver as fotos

Clique aqui para ver o vídeo

Os melhores brasileiros na etapa foram Samuel Pupo, Yago Dora e Caio Ibelli. Os três caíram nas oitavas de final e finalizaram o evento em 9º lugar. Gabriel Medina e Miguel Pupo foram eliminados na fase anteior, o Round 3, e se despediram da etapa na 17º posição.

Samuel perde no final – Samuel já chegou neste sábado classificado para as oitavas de final. Ele competiu contra o sul-africano Matthew McGillivray no segundo confronto da fase e perdeu de virada nos últimos minutos.

Os dois surfaram aos 3 minutos da bateria de 35. O brasileiro foi mais contundente do que o sul-africano e largou na frente com 6.67 contra 4.50 pontos do adversário. Sem a prioridade, o Samuel ficou ativo, mas suas duas ondas seguintes foram ruins. Aos 10 minutos Matthew pegou sua segunda direita e colocou 3.83 no somatório.

O brasileiro assumiu a liderança da bateria aos 16 minutos. Samuel executou uma rasgada alongada, mas caiu no segundo ataque. A atuação valeu 3.97 e deixou Matthew precisando de 6.15 para vencer. O brazuca seguiu com a estratégia de pegar várias ondas em momentos sem a prioridade. Logo depois ele voltou a atuar, conquistou 5.17 e aumentou a diferença no placar para 7.34 pontos.

Samuel Pupo perde no final da bateria para Matthew McGillivray.

Matthew trocou de nota a 8 minutos do fim. O surfista da África do Sul realizou três ataques, conquistou 5.73 e passou a necessitar de 6.12 para avançar às oitavas.

Uma série de ondas chegou em Winkipop a 2 minutos do fim. Samuel fez o uso da prioridade e surfou a primeira. Ele bateu pra ganhar a seção, depois rasgou e voou com reverse sem ir mais alto que a crista. Matthew bateu duas vezes, numa delas com muta força e verticalidade. Na sequência ele partiu para a junção, executou uma pancada jogando a rabeta pro alto e completou um reverse. Samuel marcou 5.77 e Matthew passou a precisar de 6.71 pontos. A nota do sul-africano só foi divulgada após o término da bateria. Ele anotou 7.77 e ficou com a vaga nas quartas de final.

Matthew McGillivray comemora onda da virada.

Bateria de muitas viradas – Yago e Caio foram pra água duas vezes neste sábado. Yago garantiu vaga nas oitavas depois de vencer o havaiano Ian Gentil no Round 3 numa bateria de muitas viradas.

Cada surfista pegou duas ondas nos 10 minutos iniciais da 14ª bateria. Ian abriu com 3.83 aos 4 minutos. Aos 9 ele conseguiu achar mais seções para atacar e anotou 6.00 pontos. Yago largou com 4.83 aos 5 minutos e aos 9 colocou 3 pontos no somatório. Depois desse início o brasileiro passou a buscar 5.01 para avançar às oitavas.

Yago foi pra virada na metade da disputa ao marcar 5.93, mas logo depois Ian retomou a liderança com duas manobras que valeram 5.60. Aos 20 minutos o brasileiro voltou para o primeiro lugar após executar 4 manobras e anotar 6.40 pontos. O havaiano passou a buscar 6.34 para vencer. A 8 minutos do fim o atleta executou cinco ataques e comemorou. A atuação valeu 7.50 e a primeira posição na disputa.

A 6 minutos do término o brasileiro foi em busca dos 7.11 que necessitava. Yago fez 3 manobras, a última uma batida com reverse na junção. Ele vibrou com a performance. A nota foi 7.63 pontos ele foi novamente para o topo do duelo. Ian ficou na necessidade de 6.54 para vencer. O havaiano ainda surfou no último minuto e tentou voar, porém caiu e se despediu da prova em 17º lugar.

Yago manda beijos – Yago encarou Kade Matson nas oitavas de final. O norte-americano começou com três manobras que valeram 7.67 pontos. O brasileiro se manteve próximo do adversário no placar com 6.67 conquistados em sua segunda direita. Aos 9 minutos Yago executou duas rasgadas e foi pra liderança com 3.50 pontos. O brazuca se manteve ativo, mas não encontrava ondas boas, porém ainda assim conseguiu trocar o 3.50 por 3.57 pontos.

A bateria de 35 minutos chegou na metade e Kade precisava de 2.57 para vencer. Naquele momento o norte-americano usou a prioridade, surfou sua terceira onda no duelo e fez uma sequência de 6 manobras para assumir a liderança com 6.33 pontos. Yago passou a precisar de 7.34 para vencer.

A 8 minutos do fim os dois surfistas entraram em ação. Kade repetiu a nota 6.33 e Yago marcou 6.10, o que não mudou a situação do confronto. O brasileiro voltou para o pico sem a prioridade, mas seguiu remando em várias ondas. A 4 minutos do término ele pegou uma onda pequena, acelerou, voou, girou a prancha e aterrissou de base trocada (Shove-it). Yago conquistou 6.13 e seguiu precisando de 7.34 para vencer. O brazuca ainda fez mais duas tentativas e na última mandou beijos em direção à praia, num gesto irônico pelas notas recebidas no confronto.

Yago Dora cai para Kade Matson.

Caio x Jordy – O Round 3 do Pro Bells Beach foi finalizado com vitória brasileira. Caio Ibelli derrotou o sul-africano Jordy Smith na 16ª disputa da fase e garantiu vaga nas oitavas de final da etapa australiana.

A primeira nota acima de 1 ponto da bateria foi conquistada na quarta onda, a segunda de Jordy. Aos 10 minutos o sul-africano fez um floater e duas batidas para anotar 4.83 pontos. O brasileiro respondeu na sequência com seis ataques que valeram 6.17 e a liderança.

Os dois atletas surfaram na mesma série a 8 minutos do término. Jordy usou a prioridade e atuou primeiro. O sul-africano fez uma sequência de cinco pancadas e comemorou a performance. Caio foi na direita seguinte. Ele executou um snap forte e uma batida poderosa na junção. Caio se manteve na frente com a nota 6.60 pontos. Jordy marcou 6.90 e passou a buscar 5.87 para vencer.

O brasileiro ficou no pico com a prioridade e bloqueou o adversário no minuto final, mas a onda não foi boa e ele não trocou de nota. O sul-africano pegou a direita seguinte e decolou, mas caiu da prancha e foi eliminado.

A queda de Caio – O último representante brasileiro vivo na categoria masculina do Pro Bells Beach 2024 foi eliminado na última disputa das oitavas de final. Caio teve dificuldade em achar ondas com potencial de boas notas no mar mexido de Winkipop, e acabou derrotado pelo indonésio Rio Waida.

Rio não se distanciou muito no placar na primeira metade da bateria, porém estava na liderança com as 3 maiores notas do confronto (4.50, 4.40 e 3.50). Caio surfou apenas duas ondas nesse tempo (2.93 e 0.30).

O brasileiro tentou voltar para o jogo aos 20 minutos. Caio foi surfando a direita sempre na busca por seções abertas e executou algumas manobras para anotar 3.80 pontos. Nos dois minutos seguintes o japonês surfou duas ondas e trocou suas notas. Primeiro anotou 5.83 e depois 5.33 para deixar o brazuca na necessidade de 7.36 para avançar às quartas de final.

Enquanto o brasileiro seguia sem conexão com o mar, o japonês permanecia trocando notas. Rio colocou mais 5.93 no somatório e ampliou a diferença para 7.96 pontos. Caio atuou a 6 minutos do fim e após manobrar duas vezes para ganhar seções chegou na junção e voou com reverse sem muita altura. A nota foi 6.03 pontos.

Caio voltou para o pico e viu Rio usar a prioridade e mexer novamente no placar com 6.37 pontos. O brasileiro ainda teve uma oportunidade para conquistar os 6.28 que precisava, porém a onda não ofereceu muitas oportunidades e ele foi eliminado.

Caio Ibelli no ataque em Winkipop.

Derrota polêmica – Gabriel Medina foi o primeiro brasileiro a ser eliminado do Pro Bells Beach 2024 neste sábado. O brasileiro ficou ativo na sétima bateria do Round 3, chegou nos dois minutos finais em primeiro lugar no placar e com a prioridade, porém deixou uma onda passar e sofreu a virada do norte-americano Cole Houshmand.

A bateria começou quente e 5 ondas foram surfadas nos 5 minutos iniciais. Cole marcou 3.83 pontos na sua melhor atuação. Medina abriu com 4.83 e depois voou alto com reverse, porém caiu na aterrissagem. O brasileiro atuou pela terceira vez na disputa no sétimo minuto. Ele não tinha a prioridade, mas aproveitou uma oportunidade deixada pelo adversário para executar 3 manobras e adicionar 5.50 pontos ao somatório.

Os dois surfaram no nono minuto. Medina começou a atuação com um floater, depois bateu, rasgou, bateu novamente, fez outra curva, acelerou e executou outra pancada. Cole bateu, fez um floater, acertou duas batidas fortes em sequência, e depois executou outras três pancadas. O brazuca anotou 6.67 e o norte-americano 6.23 pontos. Dois minutos depois o tricampeão mundial voltou a surfar e com seis manobras conquistou 7.10 para deixar o adversário na necessidade de 7.54 para vencer.

Enquanto Cole esperava por uma boa onda para reverter o resultado, Medina seguia pegando ondas. Aos 16 minutos o atleta surfou novamente sem a prioridade, executou uma batida rápida e acelerou antes de voar alto com rotação. A nota 6.30 pontos não entrou no somatório. O norte-americano viu uma oportunidade logo depois e espremeu a onda até o final com 6 ataques para anotar 6.80 e diminuir a diferença para 6.98 pontos.

Gabriel Medina chegou nos 2 minutos finais com a prioridade. Ele deixou uma onda intermediária passar e Cole entrou em ação. O surfista dos Estados Unidos executou 5 ataques. Ele precisava de 6.98 para vencer e anotou 7.47 para avançar às oitavas de final.

Miguel também cai no Round 3 – Depois de Gabriel Medina ser eliminado no Round 3, o Brasil perdeu mais um surfista antes das oitavas de final. Miguel Pupo competiu na 10ª bateria da fase e perdeu para o norte-americano Crosby Colapinto.

A bateria teve pouca ação. A primeira direita foi surfada por Miguel aos 8 minutos. O brasileiro executou 7 manobras entre rasgadas e batidas para largar com 6.83 pontos. Quatro minutos depois os dois atuaram na mesma série. Miguel foi na primeira e voltou a fazer 7 manobras. Ele anotou 6.70 com a atuação. Crosby estreou na onda seguinte e variou nas manobras. No total foram 5 e ele conquistou 7.50 pontos.

Aos 16 minutos os dois remaram numa direita. Miguel usou a prioridade, mas a onda foi ruim. Crosby usou o direito de escolha de onda quatro minutos depois. O norte-americano bateu pra passar a seção, depois escalou a crista espumada, rasgou invertendo a direção da prancha e bateu com potência na junção. O surfista conquistou 6.97 pontos e assumiu a liderança. Miguel passou a buscar 7.64 para seguir vivo no Pro Bells Beach 2024.

O brasileiro ficou no pico e surfou a 20 segundos do fim. Ele acelerou e voou alto com rotação, porém não completou a manobra e se despediu da prova.

Miguel Pupo surfa bem, mas é eliminado.

Italo cai para Rio – Italo também se despediu do Pro Bells Beach 2024 no Round 3. O campeão mundial de 2019 competiu na 15ª bateria da fase e caiu para Rio Waida. Os dois surfaram aos 4 minutos. O indonésio pegou uma direita melhor e soube aproveitar as oportunidades para largar com 6.17 contra 2.50 do brasileiro. Logo depois o brazuca executou três manobras para inserir 4.50 no placar. Rio não demorou pra responder. Aos 8 minutos ele acelerou bastante até achar partes mais abertas da onda. Ele acertou três batidas e marcou 4.67 pontos.

Logo após a metade da disputa de 30 minutos o brasileiro usou a prioridade para bloquear o adversário. A direita foi rápida, mas ele conseguiu encaixar algumas manobras e anotou 5.40 para diminuir a diferença para 5.45 pontos.

O indonésio voltou a se distanciar do brasileiro no placar. A 9 minutos do fim ele bateu cinco vezes para anotar 7.50 e deixar Italo na necessidade de 8.27 pontos para seguir vivo na etapa. O brazuca ficou ativo e conseguiu diminuir a diferença a 4 minutos do fim. Ele surfou sem a prioridade e marcou 6.03 pontos.

Italo voltou pro pico precisando de 7.64 para avançar e ainda teve uma chance perto do minuto final, porém a onda não ofereceu muitas oportunidades e ele foi eliminado.

Italo Ferreira joga água pro alto em Winkipop, mas se despede da etapa.

Só resta a Tati – Agora a torcida brasileira é toda para Tatiana Weston-Webb. A surfista lutará por uma vaga na semifinal contra a atual campeã mundial, a norte-americano Caroline Marks.

Próxima chamada e previsão das ondas – A próxima chamada para o Pro Bells Beach 2024 acontece na manhã de domingo (31/3) na Austrália, início de noite de sábado (30/3) no Brasil devido ao fuso horário, às 17h45 (de Brasília). A previsão indica ondas de 0,5 a 1 metro com vento maral fraco pela manhã e forte durante a tarde.

Pro Bells Beach 2024

Round 3 Masculino

6 Liam O’Brien (AUS) 13.00 x 12.30 Ramzi Boukhiam (MAR)

7 Cole Houshmand (EUA) 14.27 x 13.77 Gabriel Medina (BRA)

8 Kanoa Igarashi (JAP) 14.64 x 13.90 Jacob Willcox (AUS)

9 Griffin Colapinto (EUA) 15.57 x 11.73 Tully Wylie (AUS)

10 Crosby Colapinto (EUA) 14.47 x 13.53 Miguel Pupo (BRA)

11 Barron Mamiya (HAV) 11.37 x 10.10 Kelly Slater (EUA)

12 Jake Marshall (EUA) 12.73 x 11.17 Frederico Morais (POR)

13 Kade Matson (EUA) 12.00 x 10.10 John John Florence (HAV)

14 Yago Dora (BRA) 14.03 x 13.50 Ian Gentil (HAV)

15 Rio Waida (IND) 14.07 x 11.43 Italo Ferreira (BRA)

16 Caio Ibelli (BRA) 12.77 x 11.73 Jordy Smith (AFR)

Oitavas de final

1 Morgan Cibilic (AUS) 13.50 x 12.27 Ryan Callinan (AUS)

2 Matthew McGillivray (AFR) 13.50 x 12.44 Samuel Pupo (BRA)

3 Ethan Ewing (AUS) 15.77 x 14.33 Liam O’Brien (AUS)

4 Cole Houshmand (EUA) 14.37 x 13.73 Kanoa Igarashi (JAP)

5 Griffin Colapinto (EUA) 11.67 x 4.67 Crosby Colapinto (EUA)

6 Jake Marshall (EUA) 14.17 x 8.74 Barron Mamiya (HAV)

7 Kade Matson (EUA) 14.00 x 12.80 Yago Dora (BRA)

8 Rio Waida (IND) 12.30 x 9.83 Caio Ibelli (BRA)

Quartas de final

1 Morgan Cibilic (AUS) x Matthew McGillivray (AFR)

2 Ethan Ewing (AUS) x Cole Houshmand (EUA)

3 Griffin Colapinto (EUA) x Jake Marshall (EUA)

4 Kade Matson (EUA) x Rio Waida (IND)

Quartas de final Femininas

1 Johanne Defay (FRA) x Ellie Harrison (AUS)

2 Sawyer Lindblad (EUA) x Brisa Hennessy (CRI)

3 Caroline Marks (EUA) x Tatiana Weston-Webb (BRA)

4 Caitlin Simmers (EUA) x Gabriela Bryan (HAV)

Baterias realizadas na quarta-feira (27/3)

Round 3 Masculino

1 Morgan Cibilic (AUS) 13.64 x 12.93 Jack Robinson (AUS)

2 Ryan Callinan (AUS) 14.50 x 7.13 Imaikalani deVault (HAV)

Samuel Pupo (BRA) 15.23 x 9.70 Leonardo Fioravanti (ITA)

4 Matthew McGillivray (AFR) 10.66 x 9.34 Connor O’Leary (AUS)

5 Ethan Ewing (AUS) 12.93 x 12.73 George Pittar (AUS)