Open J-Bay

Yago fica em terceiro na África

Segunda bateria das semifinais masculinas do Open J-Bay tem duas notas no critério excelente, a maior conquistada por Ethan Ewing que elimina Yago Dora.

0
Yago Dora perde na semifinal.

O Brasil parou as semifinais da categoria masculina do Open J-Bay. Yago Dora voltou a apresentar um forte ataque de backside, mas caiu para o australiano Ethan Ewing, autor da maior nota do confronto.

A segunda bateria da fase começou com uma nota no critério excelente. Ethan fez sete manobras, cinco delas muito fortes. A nota foi 9.07 pontos. Yago surfou logo depois e largou com 7.33.

Yago assumiu a liderança aos dez minutos. O brasileiro rasgou duas vezes e emendou três batidas retas. Depois ele tentou decolar, mas errou a manobra. A nota foi 8.17 pontos. Ethan retomou a primeira posição cinco minutos depois. O aussie trabalhou bem na onda, com rasgadas, batidas e um tubo que valeram 7.23. Com a atuação de Jack, Yago passou a precisar de 8.14 pontos para vencer.

As duas ondas seguintes do brasileiro foram fracas. Já Ethan melhorou sua situação com 7.97 pontos, conquistados aos 21 minutos. Yago ficou na necessidade de 8.88 e fez uma boa direita aos 8 minutos. O brasileiro executou duas rasgadas, um floater, uma batida reta, um cutback e um aéreo reverse. Ele comemorou muito. Dois dos cinco juízes deram a virada, mas a nota final 8.70 não mudou a posição dele na bateria.

Yago fez sua última tentativa aos 32 minutos. Ele não tinha a prioridade, mas pegou uma onda da série, que estava com a parede espumada no início. O brasileiro fez rasgadas e batidas, além de duas pancadas contundente no final da apresentação. Porém ele conquistou 7.40 pontos e foi eliminado da competição. Yago ficou em terceiro lugar no Open J-Bay.

“Esse evento foi sensacional, essas ondas são incríveis e foi fantástico poder chegar nas semifinais”, fala Yago. “Foi uma batalha boa com o Ethan e estou feliz pelo meu desempenho aqui. Eu tinha dificuldades de conseguir bons resultados surfando de backside, mas tudo fluiu muito bem aqui, apesar do susto que levei ali. Eu tive que sair de uma onda que estava fechando, acabei pulando e senti um impacto no ombro quando caí na água. Fiquei assustado porque estou voltando de uma lesão, mas parece que está tudo bem”.

Open J-Bay 2022

Quartas de final masculinas

1 Jack Robinson (AUS) 12.83 x 7.83 Samuel Pupo (BRA)

2 Kanoa Igarashi (JPN) 15.43 x 15.00 Italo Ferreira (BRA)

3 Yago Dora (BRA) 15.00 x 10.83 Connor O’Leary (AUS)

4 Ethan Ewing (AUS) 11.50 x 7.03 Jordy Smith (AFR)

Semifinais

1 Jack Robinson (AUS) 15.80 x 13.17 Kanoa Igarashi (JPN)

2 Ethan Ewing (AUS) 17.04 x 16.87 Yago Dora (BRA)

Final

Jack Robinson (AUS) x Ethan Ewing (AUS)

Semifinais femininas

1 Tyler Wright (AUS) 14.26 x 11.00 Stephanie Gilmore (AUS)

Tatiana Weston-Webb (BRA) 9.60 x 5.50 Carissa Moore (HAV)

Final

Tyler Wright (AUS) x Tatiana Weston-Webb (BRA)