Técnico de Medina

O estilo de Andy King

Dono de uma sensibilidade aguçada, Andy King é o novo técnico de Gabriel Medina; conheça a sua trajetória.

0
Com ajuda de Andy King, Gabriel Medina avança na Newcastle Cup em Merewether Beach.

Ex-treinador de nomes como Mick Fanning e Julian Wilson, Andy King é o novo técnico do bicampeão mundial Gabriel Medina. Para se tornar um coach de sucesso, ele teve uma trajetória marcada pela superação e a busca de uma nova mentalidade de vida.

King passou por uma infância conturbada. Com um pai alcoólatra, encontrou no surfe um meio de manter-se longe de casa. Em 1996, entrou para o Qualifying Series da WSL e chegou a ficar entre os Top 30, mas nunca conseguiu o ingresso para a elite mundial.

Em 2004, a vida do surfista de Cronulla Beach quase teve um final trágico. Após retornar de uma confraternização com a sua esposa, ele se envolveu em uma briga e levou um soco que fez com que perdesse totalmente a audição.

De acordo com o jornal Gold Coast Bulletin, o casal voltava para casa às 2 horas da manhã e escutou um comentário desrespeitoso de um homem alcoolizado na rua. King decidiu tirar satisfação, e aquela decisão praticamente encerrou a sua carreira.

“Às vezes, o homem maior é o que vai embora, certo?”, refletiu o tricampeão mundial Mick Fanning na ocasião. Ao lado de Kelly Slater e Mark Occhilupo, Fanning organizou uma vaquinha para pagar um implante de cóclea a King.

Depois de um longo período, com cirurgia de reconstrução e aparelho, ele recuperou parte da audição e conseguiu voltar a surfar. A sua carreira como surfista profissional estava comprometida, mas para King, um apaixonado pelo esporte, poder surfar já foi uma grande vitória.

Amigo de longa data, Mick Fanning (à dir.) indicou o técnico para Gabriel Medina.

Meditação forçada

Quando jovem, King era considerado um surfista de temperamento explosivo pelos amigos e atletas da sua geração na Austrália. “Ele sempre teve um pavio curto. Costumávamos provocá-lo por causa disso”, lembra Fanning.

A perda da audição forçou King a um processo de autoconhecimento e equilíbrio. Ele descreveu o seu longo período de silêncio como uma “meditação forçada”. “Você simplesmente repassa e repassa tantas histórias”, diz. “Passei muito tempo em silêncio. Precisei descobrir quem era essa nova pessoa. Era aí que havia esperança”, conta.

Andy King conseguiu retomar equilíbrio o suficiente para ir bem no free surf.

Apesar dos danos irreversíveis na audição, a experiência fez King evoluir em aspectos da parte mental e no temperamento. Isto influenciou o seu estilo como técnico, marcado pela frieza e sensibilidade aguçada ao orientar os atletas sobre detalhes das baterias.

“Um estilo de paixão, comprometimento e atenção aos detalhes de uma bateria; ele tende a encorajar um grande surfista a confiar em seu instinto, mas se ele acha que um surfista não está dando isso tudo, ele não vai se conter”, descreve o jornalista especializado Nick Carroll.

King também passou sete anos na Red Bull desenvolvendo programas de treinamento para jovens surfistas, antes de assumir o cargo de técnico nacional no Hurley High Performance Center, na Gold Coast. Trabalhou ao lado de Mick Fanning, Julian Wilson, Tiago Pires e atualmente também é responsável pelos treinos de Seth Moniz na Austrália.

Velho conhecido

Não é de hoje que os caminhos de Gabriel Medina e Andy King se cruzam, mas nem sempre o saldo foi positivo para o surfista brasileiro. Em 2018, ele era o técnico que orientou Julian Wilson na vitória sobre Medina na semifinal da etapa da França do Circuito Mundial.

De acordo com o Top australiano, o papel do técnico foi fundamental para o sucesso na etapa, em que sagrou-se campeão.

“Ele é meu ala. Temos um relacionamento muito bom e estou entusiasmado em tê-lo ao meu lado. Ele traz muita confiança, conhecimento e apoio para o ambiente competitivo, que é o que funciona para mim”, comemorou Wilson à época.

Andy King foi fundamental na vitória de Julian Wilson no Quiksilver Pro France em 2018.

Com a ajuda de seu novo técnico, Medina já avançou ao round 3 da segunda etapa do circuito mundial, a Newcastle Cup, em Merewether Beach, Austrália. O seu próximo adversário é o australiano Connor O’Leary.

Leia mais

Sem Charles, um novo Gabriel