Newcastle Cup

De olho na chamada

Com transmissão ao vivo pelo Waves, primeira chamada da Newcastle Cup rola nesta quarta (31), às 17 horas.

0
Italo Ferreira de olho no troféu de campeão da Newcastle Cup.

As horas passam e a expectativa para o reinício do Circuito Mundial só aumenta. E a World Surf League apimentou isso ainda mais, já adiantando o horário da primeira chamada para a Newcastle Cup, segunda etapa do CT 2021, primeira da perna australiana, e que acontece em Merewether Beach, New South Wales.

O swell que está na ativa na região de Newcastle está se despedindo, e nesta quarta-feira (31) brasileira, às 17 (de Brasília), quinta-feira (1) australiana às 6, a WSL vai passar o cronograma do dia, que deve ter muitas baterias.

Campeão da etapa do QS em 2019 no local, Alex Ribeiro parte em busca de nova vitória em Merewether Beach.

O que esperar Merewether Beach é uma praia com fundo de areia, similar a maioria dos picos brasileiros, e, pela previsão, as ondas devem quebrar com meio a no máximo 1 metro, dando oportunidades para duas boas manobras, nos melhores momentos três, na maior parte do dia, com direito a junções pra galera extrapolar. Não são esperadas condições limpas no início do dia, mas como passar das horas o vento vai perder forçar e o mar deve ficar melhor para a prática do surfe.

Como um beach break clássico funcionando com ondas pequenas, Merewether Beach vai ter esquerdas e direitas, e devemos ter muita ação, com muitas ondas surfadas, principalmente na primeira fase, quando três atletas entram em cada disputa.

Nos treinos desta quarta-feira australiana, registrados pela equipe do canal Novocastrian Waves, dá pra ter uma boa ideia do que está por vir, principalmente para o primeiro dia da janela.

Prato cheio para os brasileiros? – Os brasileiros são muito acostumados às condições esperadas para essa etapa e isso vai pesar a nosso favor, porém vale lembrar que no CT estão os melhores do mundo.

Nas últimas duas etapas realizadas no pico, todas da divisão de acesso à elite, Alex Ribeiro venceu em 2019 e Julian Wilson (AUS) em 2020. Ryan Callinan, que cresceu naquela praia ao lado de grandes nomes do surfe como Mark Richards e Luke Egan, vice-campeão da prova de 2020, é um cara a ser observado com olhos bem abertos.

Ryan Callinan é local de Merewether Beach.

Filipe Toledo, Italo Ferreira e Gabriel Medina, que no último treino arriscou os voos nas esquerdas, se encaixam perfeitamente nesse tipo de condição. John John Florence (HAV) sempre se molda com facilidade nos mais variados tipos de ondas, e no treino da terça-feira australiana em Merewether executou uma manobra de impacto que está dando o que falar.

“É ótimo estar em uma sociedade que está perto de se livrar da Covid-19”, disse John John. “Eu, definitivamente, me sinto pronto e animado para voltar a competir, e esses quatro eventos nos próximos dois meses são realmente excelentes para o tour desta temporada. Essa é a melhor forma de me preparar para as Olimpíadas. Estou competindo aqui contra os melhores surfistas do mundo e essa é a preparação ideal”.

Jordy Smith (AFR) e Adriano de Souza são outras boas apostas para o evento, porém em etapas de beach break é mais comum surgirem nomes quase nunca apontados como favoritos. É aguardar, só mais algumas poucas horas, pra ver.

Assista à Newcastle Cup ao vivo no Waves.

Newcastle Cup 2021

Primeira fase

1 Kanoa Igarashi (JPO), Conner Coffin (EUA), Deivid Silva (BRA)
2 Filipe Toledo (BRA), Jadson André (BRA), Morgan Cibilic (AUS)
3 John John Florence (HAV), Yago Dora (BRA), Mikey Wright (AUS)
4 Jordy Smith (AFR), Frederico Morais (POR), Matt Banting (AUS)
5 Gabriel Medina (BRA), Matthew McGillivray (AFR), Crosby Colapinto (EUA)
6 Italo Ferreira (BRA), Jack Robinson (AUS), Jackson Baker (AUS)
7 Jeremy Flores (FRA), Adrian Buchan (AUS), Connor O’Leary (AUS)
8 Owen Wright (AUS), Peterson Crisanto (BRA), Alex Ribeiro (BRA)
9 Julian Wilson (AUS), Wade Carmichael (AUS), Ethan Ewing (AUS)
10 Ryan Callinan (AUS), Griffin Colapinto (EUA), Leonardo Fioravanti (ITA)
11 Jack Freestone (AUS), Michel Bourez (FRA), Miguel Pupo (BRA)
12 Caio Ibelli (BRA)
, Seth Moniz (HAV), Adriano de Souza (BRA)

Feminino

1 Sally Fitzgibbons (AUS), Nikki Van Dijk (AUS), Macy Callaghan (AUS)
2 Lakey Peterson (EUA), Tyler Wright (AUS), Keely Andrew (AUS)
3 Carissa Moore (HAV), Sage Erickson (EUA), Philippa Anderson (AUS)
4 Stephanie Gilmore (AUS), Johanne Defay (FRA), Bronte Macaulay (AUS)
5 Caroline Marks (EUA), Courtney Conlogue (EUA), Brisa Hennessy (COS)
6 Tatiana Weston-Webb (BRA), Malia Manuel (HAV), Isabella Nichols (AUS)