Newcastle Cup

Confrontos definidos

WSL divulga as baterias da primeira fase da Newcastle Cup, segunda etapa do CT 2021.

0
Perna australiana do Championship Tour dá a largada em Merewether Beach, Newcastle.

A partir do dia 1º de abril, a WSL desembarca na Austrália para uma série de quatro eventos do Championship Tour no país. E a primeira parada será em Merewether Beach, Newcastle, para a Newcastle Cup 2021.

O evento será válido pela segunda etapa do CT masculino e feminino, e marca a volta da elite mundial ao pico do estado de New South Wales depois de 30 anos. A última vez que uma etapa do Championship Tour aconteceu no local foi em 1991.

Os confrontos da primeira fase masculina já foram divulgados pela WSL com duas novidades entre os competidores, o atleta local Jackson Baker e o aussie Mikey Wright.

Enquanto Baker compete pela primeira vez em uma etapa do CT, Mikey ganha mais uma chance entre os Tops depois de perder o duelo “melhor de três” em Pipeline para Leonardo Fioravanti. A disputa especial foi promovida pela WSL ver quem ficava com a última vaga de wildcard desta temporada.

Gabriel Medina ocupa a segunda posição do ranking.

Na primeira fase em Newcastle, Baker e Wright terão pela frente os brasileiros Gabriel Medina e Italo Ferreira, segundo e terceiro colocados do ranking, respectivamente.

Enquanto Gabriel faz o confronto da quinta bateria contra Yago Dora e Mikey Wright, o atual campeão mundial Italo Ferreira encara o português Frederico Morais e Jackson Baker na disputa seguinte.

Outro destaque do evento será a bateria de número 500 da carreira de Adriano de Souza na elite mundial. Em seu último ano no Tour, o campeão mundial de 2015 está escalado na décima disputa da primeira fase contra o aussie Owen Wright e o havaiano Seth Moniz.

Depois da Newcastle Cup, que tem janela de espera até 11 de abril, os Tops seguem no estado de New South Wales para outra novidade, a disputa em North Narrabeen, Sydney, de 16 a 26 de abril.

Em 2021, por causa da pandemia, a WSL concentrará seus eventos na Austrália em New South Wales e Western Australia, estados que aprovaram a “bolha” e os protocolos de quarentena propostos pela entidade. Já Victoria e Queensland não conseguiram entrar em acordo com a Liga, o que explica as saídas de Snapper e Bells Beach do calendário.

Atual campeão mundial, Italo Ferreira é um dos destaques da Newcastle Cup.

Assim, no mês de maio, o CT desembarca no oeste australiano para mais dois eventos: o Margaret River Pro, entre os dias 2 e 12, e o inédito Rottnest Search, em Rottnest Island, com janela de espera entre os dias 16 e 26.

O atual líder do ranking mundial é o havaiano John John Florence, que venceu a etapa de abertura do Tour no último mês de dezembro em Pipeline. Ele faz sua estreia em Newcastle contra o californiano Conner Coffin e o brazuca Deivid Silva.

Newcastle Cup 2021

Primeira fase

1 Kolohe Andino (EUA), Peterson Crisanto (BRA), Alex Ribeiro (BRA)
2 Filipe Toledo (BRA), Adrian Buchan (AUS), Connor O’Leary (AUS)
3 John John Florence (HAV), Conner Coffin (EUA), Deivid Silva (BRA)
4 Jordy Smith (AFR), Jadson André (BRA), Morgan Cibilic (AUS)
5 Gabriel Medina (BRA), Yago Dora (BRA), Mikey Wright (AUS)
6 Italo Ferreira (BRA), Frederico Morais (POR), Jackson Baker (AUS)
7 Kanoa Igarashi (JPO), Wade Carmichael (AUS), Ethan Ewing (AUS)
8 Kelly Slater (EUA), Griffin Colapinto (EUA), Leonardo Fioravanti (ITA)
9 Jeremy Flores (FRA), Michel Bourez (FRA), Miguel Pupo (BRA)
10 Owen Wright (AUS), Seth Moniz (HAV), Adriano de Souza (BRA)
11 Julian Wilson (AUS), Caio Ibelli (BRA), Jack Robinson (AUS)
12 Ryan Callinan (AUS), Jack Freestone (AUS), Matthew McGillivray (AFR)