Newcastle Cup

Troféu cobiçado

Tops da elite preparam-se para a segunda etapa do Championship Tour, a partir de 1º de abril, em Newcastle.

0
Adriano de Souza fará a sua bateria de número 500 na elite mundial durante a Newcastle Cup.

A pouco menos de duas semanas para o início da perna australiana do Championship Tour, a WSL já definiu os confrontos da primeira fase da Newcastle Cup em Merewether Beach, New South Wales.

A janela de espera será aberta no próximo dia 1º de abril (31 de março no Brasil) e vai até o dia 11 do mesmo mês. O evento é válido pela segunda etapa do CT masculino e feminino e dá o pontapé inicial para uma série de quatro etapas da elite mundial em solo australiano.

Entre os homens, o líder do ranking é o havaiano John John Florence, que no último mês de dezembro venceu a etapa de abertura no seu quintal de casa, em Pipeline, Havaí, em uma final contra o brasileiro Gabriel Medina. Já no feminino, quem defende a liderança do Tour é a aussie Tyler Wright.

Os primeiros brasileiros a estrear em Newcastle serão Filipe Toledo e Deivid Silva. Eles estão escalados na segunda bateria do primeiro round ao lado do californiano Conner Coffin. Na sequência, o potiguar Jadson André desafia John John Florence e o rookie Morgan Cibilic (AUS) em busca de uma vaga na segunda fase.

Atual campeão mundial, Italo Ferreira ocupa a terceira posição do ranking e fará sua primeira bateria em Merewether Beach contra o sul-africano Matthew McGillivray e o wildcard local Jackson Baker.

Além de Baker, o californiano Crosby Colapinto e o aussie Mikey Wright serão novidades na prova. Crosby foi convidado pelo patrocinador do evento, enquanto Mikey substitui o lesionado Kelly Slater. No feminino, Philippa Anderson também terá uma chance contra as Tops da elite mundial.

Já Tatiana Weston-Webb, única representante do País entre as mulheres, fecha a disputa da primeira fase contra a havaiana Malia Manuel e a australiana Isabella Nichols.

Troféu da Newcastle Cup é uma homenagem ao tetracampeão mundial Mark Richards, lenda local.

Bateria 500 Um dos destaques do primeiro round em Newcastle será a bateria de número 500 da carreira de Adriano de Souza na elite mundial. Em seu último ano no Tour, o campeão mundial de 2015 está escalado na 11ª disputa contra o aussie Ryan Callinan e o havaiano Seth Moniz.

Adriano e os outros brasileiros da elite estão em quarentena obrigatória desde o dia 6 de março em um hotel de Sydney, seguindo os protocolos estabelecidos pela WSL e pelo governo de New South Wales de prevenção à Covid-19. Eles serão liberados aos treinos neste final de semana, depois de ficarem 14 dias isolados.

O melhor brasileiro no ranking desta temporada é o bicampeão mundial Gabriel Medina, vice-campeão em Pipeline e que recentemente anunciou a troca de técnico. Sem um nome ainda definido, ele não terá mais a companhia do padrasto Charles Saldanha nas etapas do Tour.

Na quinta bateria do Round 1, Medina encara o português Frederico Morais e o californiano Crosby Colapinto.

Crowd reunido em Newcastle Beach durante a vitória de Tom Curren em 1985 no pico.

Tradição em Newcastle Com 35 anos de história no Circuito Mundial, o beach break de Newcastle sediou etapas da elite mundial nos anos 1980 e chegou a ser vencido pelo lendário Tom Curren.

Nos anos 1990 e 2000, o evento passou a ser parte da divisão de acesso, e nomes como Adriano de Souza, Neco Padaratz, Mick Fanning, Kelly Slater, Stephanie Gilmore, dentre outros, já levantaram o troféu da prova. Em 2007, a disputa passou de Newcastle Beach para Merewether Beach, a poucos quilômetros de distância.

Depois da Newcastle Cup, os Tops seguem no estado de New South Wales para outra novidade no CT desta temporada, a disputa em North Narrabeen, Sydney, de 16 a 26 de abril.

Em 2021, por causa da pandemia, a WSL concentrará seus eventos na Austrália em New South Wales e Western Australia, estados que aprovaram a “bolha” e os protocolos de quarentena propostos pela entidade.

Assim, no mês de maio, o CT desembarcará no oeste australiano para mais dois eventos: o Margaret River Pro, entre os dias 2 e 12, e o inédito Rottnest Search, em Rottnest Island, com janela de espera entre os dias 16 e 26.

Todas as disputas serão transmitidas ao vivo pelo Waves.

Newcastle Cup 2021

Primeira fase

1 Kolohe Andino (EUA), Adrian Buchan (AUS), Connor O’Leary (AUS)
2 Filipe Toledo (BRA), Conner Coffin (EUA), Deivid Silva (BRA)
3 John John Florence (HAV), Jadson André (BRA), Morgan Cibilic (AUS)
4 Jordy Smith (AFR), Yago Dora (BRA), Mikey Wright (AUS)
5 Gabriel Medina (BRA), Frederico Morais (POR), Crosby Colapinto (EUA)
6 Italo Ferreira (BRA), Matthew McGillivray (AFR), Jackson Baker (AUS)
7 Kanoa Igarashi (JPO), Peterson Crisanto (BRA), Alex Ribeiro (BRA)
8 Jeremy Flores (FRA), Wade Carmichael (AUS), Ethan Ewing (AUS)
9 Owen Wright (AUS), Griffin Colapinto (EUA), Leonardo Fioravanti (ITA)
10 Julian Wilson (AUS), Michel Bourez (FRA),Miguel Pupo (BRA)
11 Ryan Callinan (AUS), Seth Moniz (HAV), Adriano de Souza (BRA)
12 Jack Freestone (AUS), Caio Ibelli (BRA), Jack Robinson (AUS)

Feminino

1 Sally Fitzgibbons (AUS), Nikki Van Dijk (AUS), Macy Callaghan (AUS)
2 Lakey Peterson (EUA), Tyler Wright (AUS), Keely Andrew (AUS)
3 Carissa Moore (HAV), Sage Erickson (EUA), Philippa Anderson (AUS)
4 Stephanie Gilmore (AUS), Johanne Defay (FRA), Bronte Macaulay (AUS)
5 Caroline Marks (EUA), Courtney Conlogue (EUA), Brisa Hennessy (COS)
6 Tatiana Weston-Webb (BRA), Malia Manuel (HAV), Isabella Nichols (AUS)