MEO Pro Portugal 2024

Tati chega à semifinal

Tatiana Weston-Webb começa bateria das quartas de maneira intensa, sofre pressão de Bettylou Sakura Johnson no final, mas vence e garante vaga na semi do MEO Pro Portugal 2024.

0
Tatiana Weston-Webb luta pelo bicampeonato do MEO Pro Portugal 2024.

O Brasil está na semifinal da categoria feminina do MEO Pro Portugal 2024. Tatiana Weston-Webb venceu a havaiana Bettylou Sakura Johnson na segunda bateria das quartas e segue na briga pela bicampeonato na etapa do CT realizada na Europa. A disputa aconteceu na manhã desta terça-feira (12) em ondas de 0,5 metro com séries maiores em Supertubos, Peniche.

Clique aqui para ver as fotos

Clique aqui para ver o vídeo

Tati abriu a disputa com três manobras de frontside aos 5 minutos. Ela perdeu um pouco do equilíbrio no melhor ataque, a rasgada que abriu a performance, mas seguiu na esquerda, fez outra curva e bateu numa espuma pequena. A brasileira abriu com 4.50 pontos. Cinco minutos depois ela aumentou o nível. A surfista espremeu uma esquerda com seis ataques, anotou 7.83 e abriu larga vantagem no placar, já que a adversária tinha 1.50 na soma de suas duas atuações no confronto.

Bettylou diminuiu um pouco a diferença no placar no início do último terço da bateria de 30 minutos. A havaiana surfou uma direita, acertou uma batida e rasgou, porém não completou a manobra. A nota 2.33 pontos deixou a surfista na necessidade de uma nota 10 para conseguir a vaga nas semifinais.

A havaiana passou a se movimentar mais no pico em busca de oportunidades e encontrou uma esquerda a 6 minutos do fim. Tati tinha a prioridade naquele momento. Bettylou executou três batidas, conquistou 5.67 e passou a buscar 6.67 pontos para vencer. Dois minutos depois a surfista voltou voltou a surfar num momento de prioridade da brasileira. Bettylou foi pra direita, pegou um tubo apertado, saiu por baixo do lip e quase conquistou a virada. A nota 6.50 não valeu a primeira posição na disputa, porém diminuiu um pouco mais a diferença no placar (5.84).

A brasileira usou seu direito de escolha para bloquear a adversária no minuto final, executou três batidas de frontside, marcou 6.03 pontos e confirmou a vitória. Próxima adversária é a australiana Tyler Wright. Tatiana venceu o MEO Pro Portugal em 2022.

“Eu estava realmente focada em tentar pegar as melhores ondas e surfar sólido, sem errar manobras”, disse Tatiana Weston-Webb. “Eu sabia que a bateria só acaba quando toca a buzina, então tentei usar minha respiração e minha confiança, para não dar qualquer chance para ela, que estava surfando muito bem aqui neste evento”.

MEO Pro Portugal 2024

Quartas de final Femininas

1 Tyler Wright (AUS) 12.67 x 11.27 Gabriela Bryan (HAV)

Tatiana Weston-Webb (BRA) 13.86 x 12.17 Bettylou Sakura Johnson (HAV)

3 Caroline Marks (EUA) x Lakey Peterson (EUA)

4 Luana Silva (BRA) x Johanne Defay (FRA)

Semifinais
Em formação

1 Tyler Wright (AUS) x Tatiana Weston-Webb (BRA)

Quartas de final Masculinas

1 Jake Marshall (EUA) x Crosby Colapinto (EUA)

2 Ethan Ewing (AUS) x amzi Boukhiam (MAR)

Gabriel Medina (BRA) x Leonardo Fioravanti (ITA)

4 Griffin Colapinto (EUA) x Joan Duru (FRA)