Margaret River Pro

Tati nas quartas

Tatiana Weston-Webb crava a maior nota da prova feminina e avança às quartas de final do Margaret River Pro.

0
Tatiana Weston-Webb destrói uma direita de backside e arranca nota excelente no Margaret River Pro.

O mar perdeu muita força no oeste da Austrália e o terceiro dia do Margaret River Pro começou com ondas bem menores do que os dias anteriores, com até 1,5 metro em séries demoradas. Mas isso não foi empecilho para Tatiana Weston-Webb. A brasileira competiu na terceira bateria das oitavas de finais femininas, apresentou seu forte backside nas direitas do Main Break e superou com facilidade Sage Erickson.

Clique aqui para ver o vídeo

Clique aqui para ver as fotos

A norte-americana surfou primeiro e a brasileira foi na direita de trás, mas as duas ondas não renderam nenhuma manobra. Tati pegou a prioridade e quase dez minutos depois entrou uma boa e foi. A brasileira fez uma série de manobras boas e anotou 8.50 pontos, a maior nota da categoria feminina até aquele momento do Margaret River Pro.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Waves (@waves.com.br)

Sem a prioridade, Tati seguiu surfando e foi melhorando sua segunda nota, até fechar o somatório em 13.27. Sage, que chegou a precisar de 9.66 pra vencer, até diminuiu a diferença, mas ainda assim foi eliminada precisando de uma nota excelente (8.18).

“Eu falei com meu técnico antes da bateria e ele me disse para ficar ligada com o vento, para não surfar no topo da onda, mas logo na primeira que peguei já fui com tudo, soltei a rabeta lá no alto e pensei: será que não exagerei?”, contou Tatiana Weston-Webb. “Só que acabei ganhando minha maior nota nessa onda (8,50), então fiquei amarradona. Achei que faltou uma segunda onda boa, mas estou feliz com meu desempenho. Eu procurei onda que abrisse mais parede para fazer duas manobras fortes, mas você nunca sabe como vai ser nessa condição de mar. Então, não dá para desperdiçar nenhuma chance, precisa ir na fé”.

Tatiana Weston-Webb continua em grande fase no circuito mundial.

Tatiana enfrenta a australiana Tyler Wright nas quartas de finais. As duas já se enfrentaram 18 vezes no CT e a brasileira só superou a australiana em seis baterias. Elas até passaram juntas na repescagem da etapa passada, com Tyler vencendo de novo. Mas, Tatiana avançou em segundo e depois barrou até a atual campeã mundial, Carissa Moore, no caminho até a final do Narrabeen Classic.

O título em Sidney valia o segundo lugar no ranking liderado pela havaiana, que ficou com Caroline Marks. Com a derrota da californiana na terça-feira, a brasileira tem mais um confronto direto pela vice-liderança nas quartas de final com Tyler Wright. Tatiana ultrapassa os 21.305 pontos de Caroline se passar para as semifinais, mas já perde a terceira posição se for derrotada pela australiana, que começou a temporada 2021 com vitória no Havaí.

Tyler Wright enfrenta novamente a brasileira Tatiana Weston-Webb.

Novos recordes – Qualquer que seja o resultado, a lycra amarela de número 1 da World Surf League permanecerá com Carissa Moore. Ela superou a marca de Tatiana e estabeleceu novos recordes para o Margaret River Pro na melhor bateria do campeonato, com a jovem Macy Callaghan dando muito trabalho para a tetracampeã mundial.

A havaiana começou bem, manobrando forte uma boa direita para largar na frente com nota 8.00. Depois, entrou uma onda linda em Main Break, abrindo para os dois lados. Carissa vai para a direita e a australiana para a esquerda, que arma um paredão para ela mandar três manobras muito fortes de backside nos pontos mais críticos, para receber a maior nota da competição feminina, 8.67.

Carissa Moore é a recordista do Margaret River.

Só que a havaiana também surfa bem a direita e ganha 7.23, com as duas já fazendo os maiores placares do evento após essa onda, 15.23 para Carissa e 14.84 para Macy. Depois, a australiana pega uma direita para usar seu frontside e faz bonito, chegando a assumir a ponta com nota 7.50. Mas, Carissa destrói a onda de trás com um ataque incrível, alongando as manobras, fazendo grandes arcos e botando força nas batidas para se tornar recordista absoluta de novo, somando nota 8,93 na vitória espetacular por 16.93 a 16.17 pontos.

Macy Callaghan vende caro a derrota para Carissa Moore.

Brasil nas quartas de final – Com a classificação de Tatiana Weston-Webb, três surfistas da seleção brasileira já estão garantidos nas quartas de final. Isto porque as duas últimas baterias das oitavas de final masculinas serão 100% verde-amarelas.

Na penúltima, o atual campeão mundial Italo Ferreira enfrenta Caio Ibelli e na última estão Filipe Toledo e Jadson André. Os outros dois confrontos serão entre Brasil e Havaí. O bicampeão mundial Gabriel Medina entra com a lycra amarela de número 1 no ranking na quinta bateria com Seth Moniz. Na primeira, Peterson Crisanto encara o bicampeão desta etapa de Margaret River em 2017 e 2019, John John Florence.

Previsão das ondas e próxima chamada – De acordo com a previsão das ondas oficial da prova, feita pelo Surfline, o mar volta a ganhar pressão com ondas já passando dos 2 metros para o próximo dia do evento, e na sequência pode chegar aos 3 metros de altura. O problema maior desses três dias seguintes é o vento maral, que vai soprar forte.

Ainda segundo as informações da previsão, o evento tende a voltar apenas no sábado australiano, noite da sexta-feira brasileira (7), porém a próxima chamada para o Margaret River Pro está marcada para esta terça-feira (4), às 20h (de Brasília).

Acompanhe a competição ao vivo aqui no Waves.

Margaret River Pro 2021

Oitavas de final Femininas

1 Bronte Macaulay (AUS) 15.43 x 14.00 Caroline Marks (EUA)
2 Johanne Defay (FRA) 10.83 x 5.87 Amuro Tsuzuki (JAP)
3 Tatiana Weston-Webb (BRA) 13.27 x 9.00 Sage Erickson (EUA)
4 Tyler Wright (AUS) 11.83 x 11.13 Brisa Hennessy (COS)
5 Carissa Moore (HAV) 16.93 x 16.17 Macy Callaghan (AUS)
6 Isabella Nichols (AUS) 12.83 x 12.63 Keely Andrew (AUS)
7 Stephanie Gilmore (AUS) 12.67 x 11.36 Nikki Van Dijk (AUS)
8 Sally Fitzgibbons (AUS) 13.33 x 12.57 Malia Manuel (HAV)

Quartas de final Femininas

1 Bronte Macaulay (AUS) x Johanne Defay (FRA)
2 Tatiana Weston-Webb (BRA) x Tyler Wright (AUS)
3 Carissa Moore (HAV) x Isabella Nichols (AUS)
4 Stephanie Gilmore (AUS) x Sally Fitzgibbons (AUS)

Oitavas de final Masculinas

1 John John Florence (HAV) x Peterson Crisanto (BRA)
2 Griffin Colapinto (EUA) x Jeremy Flores (FRA)
3 Jordy Smith (AFR) x Julian Wilson (AUS)
4 Ryan Callinan (AUS) x Frederico Morais (POR)
5 Gabriel Medina (BRA) x Seth Moniz (HAV)
6 Matthew McGillivray (AFR) x Kanoa Igarashi (JAP)
7 Italo Ferreira (BRA)Caio Ibelli (BRA)
Jadson André (BRA) Filipe Toledo (BRA)