Fora do Tour

Ibelli na bronca

Desfalque em oito etapas do Tour, Caio Ibelli critica escolha de Kelly Slater como um dos wildcards para a próxima temporada: "Sinceramente não concordo com a decisão. Kelly usou e abusou".

0
Desfalque em oito etapas do Tour, Caio Ibelli critica escolha de Kelly Slater como um dos wildcards para a próxima temporada.

Nesta terça-feira, a World Surf League confirmou John John Florence e Kelly Slater como wildcards para o Championship Tour 2019, deixando o brasileiro Caio Ibelli fora do Tour.

Desfalque em oito das 11 etapas devido a uma fratura no pé sofrida em Margaret River, Austrália, Ibelli fez um desabafo nas redes sociais: “Sinceramente, não concordo com a decisão. Kelly usou abusou. Foi para Fiji 20 pés durante a etapa de Keramas, ficou em terceiro na piscina e não foi para a França na semana seguinte. Fora que este é o segundo consecutivo que ele usa essa mesma vaga. Será justo?”, questiona Ibelli.

A tendência de a WSL escolher John John e Slater já havia sido adiantada pelo Waves na reportagem intitulada Três homens e dois convites, publicada no mês passado. Também informamos que a Liga estava inclinada a deixar Caio Ibelli como primeiro alternate (suplente) no CT 2019, o que se confirmou nesta terça-feira.

“É sempre um desafio quando temos um grande número de candidatos para um número limitado de vagas de wildcard”, disse Kieren Perrow, comissário da WSL. “Nós realmente apreciamos e entendemos o valor de estar no Tour, e levamos esse processo muito a sério. Como há anos, esse processo inclui um conselho de revisão médica independente, que avalia os candidatos com base na gravidade da lesão e o impacto que ela tem na capacidade do competidor de competir no nível do Championship Tour. No caso de 2018, todos os três candidatos foram considerados com lesões graves que os impediram de competir em vários eventos. A partir daí, aplicamos nossos critérios técnicos e fatores de realização profissional – que incluem títulos mundiais, resultados de carreira, ranking de anos anteriores e classificação no momento da lesão. Enquanto todos os três têm casos fortes, determinamos que Kelly Slater (EUA) e John John Florence (HAV) receberão os convites da WSL para 2019 e Caio Ibelli (BRA) será o primeiro suplente do Tour – não é algo que garantimos a um terceiro candidato na maioria das temporadas, mas é merecedor neste caso”, finaliza o comissário da WSL.

Dono de 11 títulos mundiais, Slater sofreu uma lesão complicada no pé no ano passado, durante a etapa em Jeffreys Bay, África do Sul. De lá para cá, o americano participou de apenas quatro etapas do Tour (Pipeline, no ano passado, J-Bay, Surf Ranch e Pipeline, este ano), além de algumas sessions de free surf, como em Fiji.

O segundo a sofrer uma lesão foi Caio Ibelli, que fraturou o pé no início deste ano, em Margaret River, Austrália, palco da terceira etapa. Desde então, o brasileiro ficou fora de 8 etapas do Championship Tour.

Por último, o bicampeão mundial John John Florence sofreu uma grave lesão no joelho também durante um treino, em Keramas, Indonésia, palco da quinta etapa, perdendo os cinco eventos seguintes.

Como perdeu 8 eventos e não tinha a mínima condição de disputar uma bateria, Caio Ibelli tinha mérito de sobra para ganhar uma das vagas. Porém, o brasileiro enfrentou uma concorrência pesadíssima, e a WSL também levou em consideração o legado dos postulantes às vagas. De um lado, o maior surfista de todos os tempos. Do outro, o bicampeão mundial e um dos surfistas mais badalados da atualidade.

Olimpíadas 2020

O CT 2019 será o principal meio de classificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 para os melhores surfistas do mundo. O ranking mundial no fim da temporada de CT de 2019 determinará 18 dos 40 lugares nos Jogos Olímpicos (10 homens e 8 mulheres). Os 22 lugares restantes serão determinados nos Jogos Mundiais de Surf de 2019 e 2020 da ISA, nos Jogos Pan-Americanos de 2019, em Lima, e em uma única exceção (cada um para homens e mulheres) para o país anfitrião, o Japão.

Destes 18 lugares determinados pela WSL, há um máximo de 2 homens e 2 mulheres para cada país (por exemplo, se houver três mulheres da Austrália no Top 8, apenas as duas mulheres australianas se qualificarão).

O Tour de 2019 começa em abril e vai até dezembro.

Veja a relação de Tops do CT em 2019:

1 Gabriel Medina (BRA)
2 Julian Wilson (AUS)
3 Filipe Toledo (BRA)
4 Italo Ferreira (BRA)
5 Jordy Smith (AFR)
6 Owen Wright (AUS)
7 Conner Coffin (EUA)
8 Michel Bourez (PLF)
9 Wade Carmichael (AUS)
10 Kanoa Igarashi (JAP)
11 Kolohe Andino (EUA)
12 Mikey Wright (AUS)
13 Willian Cardoso (BRA)
14 Sebastian Zietz (HAV)
15 Michael Rodrigues (BRA)
16 Jeremy Flores (FRA)
17 Adrian Buchan (AUS)
18 Griffin Colapinto (EUA)
19 Adriano de Souza (BRA)
20 Ezekiel Lau (HAV)
21 Yago Dora (BRA)
22 Joan Duru (FRA)
23 Seth Moniz (HAV)
24 Ryan Callinan (AUS)
25 Peterson Crisanto (BRA)
26 Jessé Mendes (BRA)
27 Deivid Silva (BRA)
28 Ricardo Christie (NZL)
29 Leonardo Fioravanti (ITA)
30 Jadson André (BRA)
31 Soli Bailey (AUS)
32 Jack Freestone (AUS)
33 Kelly Slater (EUA)
34 John John Florence (HAV)

Suplentes

1 Caio Ibelli (BRA)
2 Frederico Morais (POR)
3 Ethan Ewing (POR)