Deivid e Herdy

Veja os duelos finais

Brasileiros são superados por Jack Robinson nas finais do Open Mexico. Confira as baterias completas.

0

Desta vez o título não veio para o Brasil, mas Deivid Silva e Mateus Herdy orgulharam muito a torcida verde e amarela com suas performances no Open Mexico, em Barra de La Cruz.

O guarujaense apresentou um dos melhores backsides da etapa, e ficou em segundo lugar após bateria acirrada contra Jack Robinson na grande final. Herdy combinou um arsenal insano de manobras aéreas com um surfe de linha preciso e estiloso, e sai com a terceira colocação do evento.

Todas as finais da atual temporada do Circuito Mundial tiveram surfistas brasileiros, sendo que em apenas duas delas o título não veio para o Brasil (Pipeline e México). Gabriel Medina, Italo Ferreira e Filipe Toledo agora partem para a inédita final única em Trestles, Califórnia (EUA), no fim de setembro.

Acompanhe no nosso site e redes sociais tudo sobre este momento histórico para o surfe nacional.

O percurso dos brasileiros

O Brasil chegou perto da sexta vitória, em sete etapas na temporada 2021. Deivid Silva fez excelentes manobras de cabeça pra baixo nas direitas de Barra de La Cruz, mas perdeu a final do Open Mexico para Jack Robinson.

O australiano estava perdendo, mas a nove minutos para o término conseguiu um tubo, voou com rotação e executou mais uma série de manobras. Ele precisava de 8.31 pontos e recebeu 8.33 para vencer, pelo placar de 15.16 a 15.14.

Deivid Silva ganhou dez posições no ranking, terminou em 14º lugar e garantiu vaga na elite de 2022. Já o campeão subiu 14 degraus na lista dos melhores e terminou seu ano de estreia na elite na 12ª posição.

Batidas, rasgadas, tubos e aéreos – O australiano começou forte na final. No primeiro minuto pegou um canudo, fez algumas rasgadas e voou com rotação na parte final e pequena da direita (6.83). Deivid deu o troco oito minutos depois, com a performance que o levou até a bateria mais importante do evento masculino. O brasileiro aplicou oito manobras, sendo as duas iniciais muito fortes e retas, de cabeça pra baixo no ataque (7.27).

Após duas apresentações fracas de Jack, as ondas sumiram. A série seguinte apareceu no início da segunda metade da disputa. O australiano usou a prioridade e foi na primeira. Ele andou por um bom tempo dentro do tubo, mas não ficou profundo em nenhum momento. Depois ainda fez algumas manobras até errar um layback no final da onda (5.17).

Deivid pegou a direita seguinte da série. Mais uma vez o brasileiro caprichou nas batidas e rasgadas (6.93). A onda foi surfada do início ao fim e colocou uma distância maior entre os dois no placar.

Jack foi para a virada quando restavam nove minutos para o fim. Ele começou com um bom tubo e emendou com um aéreo reverse. Na sequência fez mais algumas manobras. Naquele momento ele precisava de 7.37 pontos, porém o brasileiro surfou a onda seguinte e fez seu ataque feroz de backside.

A nota do brasileiro saiu antes, e os 7.87 pontos deixaram o australiano na necessidade de 8.31. Instantes depois a nota de Jack saiu e ele assumiu a liderança com 8.33. Deivid não teve mais chances de virada e terminou a prova como vice-campeão.

Deivid barra Leo – O último dia do Open Mexico começou emocionante para os brasileiros. A primeira semifinal masculina teve duas viradas nos últimos quatro minutos, e quem saiu vitorioso foi Deivid Silva.

O mar de Barra de La Cruz amanheceu com poucas séries nesta sexta-feira (13), mas quando elas aparecem os surfistas têm oportunidades de surfar direitas com até 1 metro. Deivid abriu a bateria com uma onda que ficou cheia durante grande parte do percurso (3.83). Leonardo Fioravanti só surfou quando o relógio marcou 15 minutos de bateria. O italiano pegou uma onda que ficou mais tempo em pé, além de fazer boas curvas pra largar com 5.33 pontos.

O brasileiro deu o troco cinco minutos depois, com uma onda da série. A primeira manobra foi uma batida vertical, feita de cabeça pra baixo. Depois fez outras manobras e ficou na frente da disputa com mais 5.73 pontos.

O flat reinou no mar de Barra de La Cruz durante um bom tempo, mas o bicho pegou na parte final. Quando faltavam apenas quatro minutos para o término, Leo usou a prioridade e foi em busca dos 4.24 que precisava. A direita rendeu e o italiano fez várias manobras, algumas fortes, e virou com 5.57 pontos.

Mas ainda deu tempo de Deivid surfar. Quando só restavam dois minutos para o fim, entrou uma direita com bom tamanho para o dia e o brasileiro aproveitou. Deivid trabalhou muito bem na onda, do início ao fim, faturou 7.50 pontos e a vaga para a final.

Mateus em terceiro – O Brasil teve ainda Mateus Herdy no último dia do Open Mexico. O brasileiro parou na semifinal e ficou na terceira posição. O convidado para a etapa até fez boas apresentações na disputa, mas o adversário pegou as melhores ondas da bateria e também apresentou alto nível.

Jack Robinson colocou pressão logo na segunda onda surfada. O australiano voou alto num alley oop e atacou a direita com outras manobras pra conquistar 7.33 pontos. Logo depois o brasileiro tentou dar o troco na mesma moeda, mas errou na tentativa de repetir o aéreo feito pelo adversário.

O aussie surfou a onda seguinte da série, passou por dentro e fez algumas batidas e rasgadas, para aumentar a diferença com 5.83 pontos. Restavam 19 minutos para o fim e o brasileiro necessitava de 7.89.

Mateus seguiu escolhendo ondas de pior qualidade, e partiu para os aéreos. Primeiro fez um de rotação completa, mas como foi manobra única na direita valeu somente 4.10 pontos. Depois soltou as manobras e até diminuiu um pouco a diferença, mas o pior estava por vir.

O aussie pegou outra onda logo depois, completou um air drop e desapareceu no tubo. na sequência fez várias manobras até o fim da direita. A nota 8.67 praticamente selou o destino do brasileiro. Mateus ainda tentou aéreos impressionantes, mas perdeu na necessidade de 16.00 pontos.

Confira mais detalhes em nossas próximas atualizações.

Open Mexico 2021

Semifinais Masculinas

1 Deivid Silva (BRA) 13.23 x 10.90 Leonardo Fioravanti (ITA)
2 Jack Robinson (AUS) 16.00 x 11.50 Mateus Herdy (BRA)

Final

Jack Robinson (AUS) 15.16 x 15.14 Deivid Silva (BRA)

Semifinais Femininas

1 Malia Manuel (HAV) 15.20 x 14.87 Sally Fitzgibbons (AUS)
2 Stephanie Gilmore (AUS) 14.40 x 12.57 Carissa Moore (HAV)

Final

Malia Manuel (HAV) x Stephanie Gilmore (AUS)