Championship Tour

Trestles sedia final

WSL anuncia Trestles como palco da grande final do CT 2021 e adiciona Sunset e Steamer Lane ao calendário.

0
Trestles volta ao calendário do CT para decidir o campeão mundial da temporada.Divulgação WSL
Trestles volta ao calendário do CT para decidir o campeão mundial da temporada.

As ondas de Lower Trestles, Califórnia (EUA), estão de volta ao calendário do Championship Tour em 2021, desta vez como o palco da inédita WSL Finals.

Os títulos mundiais masculino e feminino serão decididos em uma competição de um dia, com os cinco primeiros do ranking masculino e feminino competindo por seus respectivos títulos. O período de espera das finais será de 8 a 17 de setembro de 2021.

A WSL também aumentou o calendário da temporada do CT de 2021 com duas novas etapas. Primeiramente, o CT volta para à icônica direita de Sunset Beach, em Oahu, Havaí, de 19 a 28 de janeiro de 2021. Isso marca a primeira competição combinada de CT masculino e feminino em Sunset desde 1991 e o primeiro evento do CT feminino no North Shore de Oahu desde 2010.

E, 33 anos após a primeira competição do CT em Steamer Lane, Santa Cruz, os melhores surfistas do mundo voltam para o gelado pico do norte da Califórnia de 2 a 12 de fevereiro de 2021.

“Fazer um circuito internacional em meio de uma pandemia global não é uma tarefa fácil, mas a dedicação e o trabalho de toda a organização nos dá a confiança que podemos executar essas competições com segurança para nossos atletas, staff e comunidades locais”, afirma Erik Logan, CEO da WSL.

O caminho para a WSL Finals vai começar em dezembro, no Maui Pro, com as mulheres competindo em Honolua Bay em Maui, Havaí, de 4 a 15 de dezembro de 2020 (substituindo a data anterior de 25 de novembro a 6 de dezembro).

Já os homens dão a largada em Pipeline, no Billabong Pipe Masters, de 8 a 20 de dezembro de 2020, no North Shore de Oahu, Havaí.

Direita icônica de Sunset recebe a elite mundial em janeiro.

Novo formato do Championship Tour para a partir de 2021:

O WSL Championship Tour de 2021 terá alterações importantes no formato:

– “The WSL Finals” – os títulos mundiais feminino e masculino serão decididos em um único dia de competição, denominado “The WSL Finals”. Após o término da temporada, as cinco mulheres e os cinco homens mais bem ranqueados, lutarão por seus respectivos títulos em um novo formato de “surf-off” (sistema mata-mata) em Trestles.

– Mesmo número de etapas no CT masculino e feminino: O CT de 2021 será realizado com o mesmo número de eventos para mulheres e para homens pela primeira vez na história, com as mulheres se juntando aos homens para competirem novamente no Taiti, o que não acontece para elas desde 2006.

– Novo calendário dos circuitos: além do novo formato do CT, o calendário será atualizado para criar temporadas distintas entre o CT e o Challenger Series (CS). A partir de 2021, o CS será disputado entre os meses de agosto e dezembro. Já o Qualifying Series (QS), vai de janeiro até o final de junho de 2021, determinando os classificados para competir no Challenger Series. Os pontos das etapas do QS disputadas em 2020 serão computados no QS de 2021.

Novo corte no meio da temporada de 2022:

Além dessas mudanças para 2021, um corte no meio da temporada será introduzido para o CT em 2022, para reduzir o número de competidores para a segunda metade do circuito, de 36 para 24 surfistas na categoria masculina e de 18 para 12 na feminina.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Big news, link in bio: 📍 Professional surfing returns to Trestles 💪 Kicking-off the CT Season in Hawaii

Uma publicação compartilhada por World Surf League (@wsl) em

Protocolos Covid-19:

A WSL tem colaborado extensivamente com oficiais de saúde pública, especialistas médicos, bem como agências governamentais locais, para criar planos de saúde completos para a próxima temporada do CT. Esses planos foram elaborados para garantir a saúde e a segurança dos atletas, staff e comunidades locais.

Todas as etapas do CT serão executadas estritamente de acordo com os procedimentos de saúde e segurança da WSL, que foram desenvolvidos com base nas diretrizes definidas pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças da Organização Mundial da Saúde e as melhores práticas emergentes estabelecidas por outras ligas esportivas e transmitidas ao vivo sem público no local.

Esses procedimentos incluem testes para atletas e equipe essencial, medidas rígidas de distanciamento físico, verificações de temperatura, limitação ou ausência de audiência no local e staff mínimo no local.

Depois de cancelar o Championship Tour de 2020 devido à pandemia, a WSL realizou uma série de competições regionais de 9 de agosto a 6 de outubro de 2020 na Califórnia, Austrália, Brasil, França e Portugal. Essas seis etapas do WSL Countdown e outors dois eventos especiais ocorreram sem problemas com a Covid-19. Planos de segurança semelhantes serão implementados para cada etapa do CT na temporada de 2021.

Calendário do Championship Tour 2021*:

Maui Pro presented by Roxy: Maui, Havaí:
4 a 15 de dezembro de 2020 (apenas feminino)
Billabong Pipeline Masters: Oahu, Havaí:
8 a 20 de dezembro de 2020 (apenas masculino)
Sunset Open: Oahu, Havaí
19 a 28 de janeiro de 2021
Santa Cruz Pro: Santa Cruz, Califórnia
2 a 12 de fevereiro de 2021
MEO Pro Portugal: Peniche, Portugal
Adiado temporariamente
Rip Curl Pro Bells Beach: Victoria, Austrália
1 a 11 de abril de 2021
Margaret River Pro: West Australia, Austrália:
16 a 26 de abril de 2021
Corona Open Gold Coast: Queensland, Austrália:
3 a 13 de maio de 2021
Quiksilver Pro G-Land: Indonésia
Sem data definida
Oi Rio Pro : Saquarema, Rio de Janeiro, Brasil
11 a 20 de junho
Corona Open J-Bay: África do Sul
25 de junho a 9 de julho de 2021
Surf Ranch Pro: Califórnia, EUA
12 a 15 de agosto de 2021
Outerknown Tahiti Pro: Teahupo’o, Tahiti:
23 de agosto a 2 de setembro de 2021
The WSL Finals: Trestles, Califórnia
8 a 17 de setembro de 2021

*Todos os eventos estão sujeitos a alterações conforme as atualizações da Covid-19.