Bali Protected

Italo reina em Keramas

Com performance espetacular, Italo Ferreira é o grande vencedor do Bali Protected na Indonésia.

0
Italo Ferreira comemora sua segunda vitória da temporada.

O potiguar Italo Ferreira foi coroado como campeão do Bali Protected e carregado no trono pelos balineses ao sair do mar como rei de Keramas, após a vitória espetacular no quinto desafio do World Surf League Championship Tour na Indonésia. Com um backside imbatível nas direitas perfeitas de Keramas, ele conquistou a única nota 10 do evento nas semifinais e estabeleceu um novo recorde de 18.33 pontos na decisão com o taitiano Michel Bourez no domingo em Bali.

Clique aqui para ver as fotos

Clique aqui para ver o vídeo

A vitória era o único resultado para Italo recuperar a lycra amarela do líder, que Filipe Toledo já tinha tirado do australiano Julian Wilson na Indonésia. Os dois brasileiros agora lideram a corrida pelo título mundial da temporada 2018.

“É muito legal voltar a usar a lycra do líder, quero aproveitar este momento, mas tem muitos passos ainda que preciso dar para chegar a um título mundial”, disse Italo Ferreira. “O CT está cheio de surfistas incríveis, mas estou confiante, quero manter o ritmo e vencer mais etapas para aumentar minha liderança”.

Italo Ferreira conquista nota 10 na semifinal.

O novo número 1 do mundo parecia estar surfando em casa, nas direitas do Pontal de Baía Formosa, onde nasceu no Rio Grande do Norte. Ele não deu qualquer chance ao taitiano Michel Bourez, que chegou na final em Keramas como em 2013, na única etapa do CT nessa praia de Bali, vencida pelo australiano Joel Parkinson. Italo já começou forte a bateria com seu backside imbatível massacrando as ondas com batidas verticais, rasgadas também abrindo grandes leques de água, variando as manobras com uma velocidade impressionante.

Ele largou na frente com notas 7.17 e 7.67 nas duas primeiras ondas, enquanto Michel Bourez falhava nas primeiras tentativas. Não apareceram os tubos que o levaram até ali e o máximo que conseguiu com manobras foi 5.83 pontos na bateria. Já Italo Ferreira estava completamente sintonizado com o mar, dando um verdadeiro show a cada onda, acertando tudo com um surfe moderno, recheado de manobras progressivas e inovadoras de backside nas direitas de Keramas. A terceira onda dele já entrou no critério excelente dos juízes, 8.5, que acabou descartada porque ainda conseguiu mais 9.27 e 9.60 nas duas seguintes, para fechar a combinação sobre o taitiano em 18.87 a 9.83 pontos.

“Essa onda aqui é perfeita, lembra bastante a da minha casa (Baía Formosa)”, comparou Italo Ferreira. “Eu tenho surfado bem cedo aqui todos os dias porque eu amo essa onda e queria aproveitar ao máximo. Hoje foi um dia perfeito. O Michel Bourez tem realmente um power surf, provavelmente o melhor do Tour, então eu sabia que precisava fazer o meu melhor para vencer. Felizmente para mim, encontrei algumas boas ondas para mostrar o meu surfe”.

Italo Ferreira comemora no pódio.

Italo foi o primeiro a vencer duas etapas do Tour neste ano, metade das quatro completadas. Filipe Toledo ganhou o Oi Rio Pro em Saquarema e a outra foi Julian Wilson na Gold Coast. O potiguar parece estar colecionando vitórias emblemáticas. A primeira badalando o sino do troféu do Rip Curl Pro Bells Beach, a etapa mais antiga do Circuito Mundial, na bateria que encerrou a carreira do tricampeão mundial Mick Fanning. Agora vivenciou todo o cerimonial do reino balinês em Keramas, sendo coroado ao sair do mar e carregado no trono até o pódio, já com uma vestimenta da Indonésia e uma bandeira do Brasil.

Lycra Amarela – O surfista criado nas direitas perfeitas do Pontal de Baía Formosa, parecidas com as de Keramas no domingo, vai competir com a lycra amarela sozinho pela primeira vez esse ano. Nas outras duas, Julian Wilson também usava porque dividiram a liderança em Margaret River e no Oi Rio Pro em Saquarema. Filipe Toledo já tinha tirado o primeiro lugar do australiano na terceira fase e Italo Ferreira precisava vencer o campeonato. Conseguiu e a batalha continua já a partir de quarta-feira em Bali mesmo, nas esquerdas tubulares de Uluwatu, onde será finalizada a etapa de Margaret River cancelada na terceira fase, pela ameaça de tubarões na região do evento no oeste da Austrália.

Enquanto os brasileiros assumem a dianteira na corrida pelo título mundial, o taitiano Michel Bourez também entrou na briga com o vice-campeonato em Keramas, tirando o quarto lugar de Gabriel Medina no ranking. A disputa pela lycra do líder em Uluwatu será só entre os cinco primeiros, Italo Ferreira, Filipe Toledo, Julian Wilson, Michel Bourez e Gabriel Medina, que tem que vencer o campeonato e Italo não passar nenhuma bateria. Bourez precisa chegar na final para isso, Julian Wilson nas semifinais e Filipe nas quartas de final, ou seja, passar duas baterias em Uluwatu. Isso se o líder Italo Ferreira, perder o duelo brasileiro com o cearense Michael Rodrigues pela terceira fase do Margaret River Pro em Bali.

“Foi legal enfrentar o Italo Ferreira na final. Ele estava arrebentando a semana toda e nós éramos sempre os primeiros a entrar no mar todas as manhãs”, contou Michel Bourez. “Ele é um cara tão bom, então estou feliz por ele também. Fazer a final é ótimo, mas o segundo lugar não é suficiente porque a vitória teria me levado mais para cima no ranking. Mas, tudo bem, estou mais confiante para Uluwatu agora e realmente me sinto muito bem aqui em Bali, parece com a minha casa na ilha do Taiti”.

(Colaborou João Carvalho)

Palavras no pódio – “Isto é incrível! Obrigado a todos no Brasil pela torcida e pela vibe. Todos os dias eu acordei antes mesmo do sol nascer para treinar e fiz o meu trabalho. Também foi ótimo ter encontrado as melhores ondas e ter conseguido encaixar o meu surfe de backside aqui em Keramas. Apesar de assumir a liderança do ranking, ainda é muito cedo para pensar em título mundial e continuarei fazendo o meu trabalho”, disse Italo Ferreira, após a vitória.

“A semana inteira foi incrível por aqui e as baterias foram inacreditáveis para mim. Estou muito feliz! Estou curtindo a mim mesmo, a cada momento, e me preocupando apenas em surfar o meu melhor. Parabéns ao Michel Bourez, que é um surfista incrível e com um power impressionante”, concluiu Italo Ferreira.

“É muito bom estar de volta ao pódio, mesmo que na segunda colocação. Parabéns ao Italo pela vitória, ele realmente elevou a competição a outro nível. Todo dia ele era o primeiro a cair na água para os treinos. Todos nós buscamos a lycra amarela. O resultado aqui foi bom pra mim, mas não é o suficiente, estou em busca de vitórias. De qualquer maneira, eu me diverti muito neste evento durante toda a semana e peguei bons tubos”, analisou o vice-campeão Michel Bourez.

Semifinal nota 10 – Na segunda semifinal do dia, Italo Ferreira conquistou a primeira nota 10 do evento. Sob a prioridade do sul-africano Jordy Smith, o potiguar encontrou uma boa onda intermediária. Com um aéreo espetacular de backside, rotação completa, aterrissando com perfeição na base, Italo ainda seguiu o massacre com uma sequência de pancadas precisas, sempre ligando uma manobra na outra em alta velocidade e sem quebrar a sua linha de surf, para arrancar a nota máxima de todos os juízes, por unanimidade.

Jordy ainda tentou dar o troco com um belíssimo tubo seguido de um roundhouse cutback, que valeu nota 8.93, mas mesmo assim não foi suficiente para superar as notas 10 e 7.13 do brasileiro, que administrou muito bem a prioridade ao final da bateria e venceu o confronto por 17.13 a 16.93.

“Eu já tinha tentado este aéreo em outras baterias, mas desta vez eu consegui completar e estou muito feliz com isso, agora vou me concentrar para a final. Eu só quero surfar! Eu amo surfar de backside e meu surfe encaixa muito bem nesta onda”, disse Italo Ferreira, após a semifinal. 

Antes disso, na primeira semifinal do dia, o Taitiano Michel Bourez não deu a menor chance ao australiano Mikey Wright e moeu as poucas ondas que apareceram em sua bateria, com batidas e rasgadas muito bem encaixadas, para vencer o duelo por 14.27 a 5.67 pontos.

“Tinha muito mais ondas entrando um pouco antes da minha bateria. A frequência delas diminuiu quando a bateria começou, mas se você se posicionar corretamente, consegue encontrá-las e elas estão proporcionando boas pistas para as manobras. Recuperei minha prancha que havia dobrado na outra bateria e estou focado em meu objetivo na competição, independente de quem seja meu adversário, pois depende de mim”, explicou Michel Bourez, após a primeira semifinal.

Kelly Slater elogia publicamente o brasileiro em suas redes sociais, logo após a nota 10:

Ranking WSL 2018 após 5 etapas

01 Italo Ferreira (BRA) – 24.995 pontos
02 Filipe Toledo (BRA) – 22.820
03 Julian Wilson (AUS) – 21.080
04 Michel Bourez (TAH) – 19.375
05 Gabriel Medina (BRA) – 17.860
06 Adrian Buchan (AUS) – 15.250
07 Griffin Colapinto (EUA) – 14.580
08 Wade Carmichael (AUS) – 14.005
09 Ezekiel Lau (HAV) – 13.335
10 Owen Wright (AUS) – 13.240
10 Michael Rodrigues (BRA) – 13.240
12 Mikey Wright (AUS) – 13.115
13 Jordy Smith (AFR) – 12.745
14 Jeremy Flores (FRA) – 12.195
15 Mick Fanning (AUS) – 11.500
16 Willian Cardoso (BRA) – 11.405
17 Adriano de Souza (BRA) – 11.150
18 Tomas Hermes (BRA) – 10.255
19 Kolohe Andino (EUA) – 10.160
19 Frederico Morais (PRT) – 10.160
21 John John Florence (HAV) – 9.115
21 Conner Coffin (EUA) – 9.115
——–próximos brasileiros:
24 Jessé Mendes (BRA) – 7.870 pontos
27 Yago Dora (BRA) – 7.670
32 Ian Gouveia (BRA) – 5.380
35 Miguel Pupo (BRA) – 2.505
36 Caio Ibelli (BRA) – 2.100
38 Alejo Muniz (BRA) – 1.665
41 Wiggolly Dantas (BRA) – 420
41 Deivid Silva (BRA) – 420

Michel Bourez exibe todo o seu power nas ondas de Keramas.

Resultados do Bali Protected 2018

Final

Italo Ferreira (BRA) 18.87 X 9.83 Michel Bourez (PLF)

Semifinais

1 Michel Bourez (PLF) 14.27 x 5.67 Mikey Wright (AUS)
2 Italo Ferreira (BRA) 17.13 X 16.93 Jordy Smith (AFR)

Quartas de final

1 Michel Bourez (PLF) 16.17 x 14.43 Griffin Colapinto (EUA)
2 Mikey Wright (AUS) 14.93 x 14.86 Willian Cardoso (BRA)
3 Jordy Smith (AFR) 15.34 x 14.40 Filipe Toledo (BRA)
4 Italo Ferreira (BRA) 16.20 x 15.73 Jeremy Flores (FRA)

Quarta fase

1 Michel Bourez (PLF) 17.00, Willian Cardoso (BRA) 13.60, Jessé Mendes (BRA) 11.66
2 Mikey Wright (AUS) 15.80, Griffin Colapinto (EUA) 13.73, Adrian Buchan (AUS) 12.50
3 Jordy Smith (AFR) 11.76, Jeremy Flores (FRA) 11.70, Gabriel Medina (BRA) 10.76
4 Italo Ferreira (BRA) 16.40, Filipe Toledo (BRA) 13.87, Adriano de Souza (BRA) 13.16

Terceira fase

1 Jessé Mendes (BRA) 13.34 x 11.37 John John Florence (HAV)
2 Michel Bourez (PLF) 15.17 x 12.97 Ezekiel Lau (HAV)
3 Willian Cardoso (BRA) 12.00 x 10.37 Owen Wright (AUS)
4 Adrian Buchan (AUS) 11.40 x 8.83 Michael Rodrigues (BRA)
5 Griffin Colapinto (EUA) 15.84 x 15.40 Matt Wilkinson (AUS)
6 Mikey Wright (AUS) 12.27 x 11.83 Julian Wilson (AUS)
7 Gabriel Medina (BRA) 15.70 x 9.44 Michael February (AFR)
8 Jeremy Flores (FRA) 16.04 x 13.50 Frederico Morais (POR)
9 Jordy Smith (AFR) 16.36 x 9.00 Conner Coffin (EUA)
10 Italo Ferreira (BRA) 14.30 x 10.10 Tomas Hermes (BRA)
11 Adriano de Souza (BRA) 14.13 x 13.46 Joel Parkinson (AUS)
12 Filipe Toledo (BRA) 14.43 x 8.43 Keanu Asing (HAV)

Segunda fase

1 Filipe Toledo (BRA) 12.77 x 11.00 Oney Anwar (IND)
2 Italo Ferreira (BRA) 11.84 x 11.14 Barron Mamiya (HAV)
3 Mikey Wright (AUS) 14.17 x 7.83 Kolohe Andino (EUA)
4 Adrian Buchan (AUS) 9.90 x 8.76 Miguel Pupo (BRA)
5 Michael February (AFR) 9.56 x 6.73 Wade Carmichael (AUS)
6 Keanu Asing (HAV) 8.47 x 8.00 Sebastian Zietz (HAV)
7 Frederico Morais (POR) 12.07 x 8.43 Ian Gouveia (BRA)
8 Matt Wilkinson (AUS) 14.94 x 7.00 Joan Duru (FRA)
9 Jessé Mendes (BRA) 12.33 x 10.56 Kanoa Igarashi (JAP)
10 Ezekiel Lau (HAV) 15.57 x 8.67 Patrick Gudauskas (EUA)
11 Michael Rodrigues (BRA) 11.40 x 11.27 Yago Dora (BRA)
12 Tomas Hermes (BRA) 12.66 x 11.34 Connor O´Leary (AUS)

Primeira fase

1 Joel Parkinson (AUS) 10.37, Italo Ferreira (BRA) 10.10, Keanu Asing (HAV) 7.17
2 Owen Wright (AUS) 14.17, Michael February (AFR) 9.74, Ezekiel Lau (HAV) 9.57
3 John John Florence (HAV) 15.17, Michael Rodrigues (BRA) 8.00, Miguel Pupo (BRA) 4.16
4 Conner Coffin (EUA) 10.94, Filipe Toledo (BRA) 9.46, Mikey Wright (AUS) 5.84
5 Gabriel Medina (BRA) 5.60, Barron Mamiya (HAV) 2.97, Tomas Hermes (BRA) 2.07
6 Julian Wilson (AUS) 11.50, Connor O’Leary (AUS) 6.44, Oney Anwar (IND) 6.27
7 Jeremy Flores (FRA) 8.77, Kolohe Andino (EUA) 8.66, Ian Gouveia (BRA) 2.73
8 Jordy Smith (AFR) 15.10, Joan Duru (FRA) 13.04, Kanoa Igarashi (JAP) 8.33
9 Griffin Colapinto (EUA) 15.07, Adrian Buchan (AUS) 10.83, Jessé Mendes (BRA) 10.40
10 Michel Bourez (PLF) 12.16, Patrick Gudauskas (EUA) 8.57, Matt Wilkinson (AUS) 5.67
11 Willian Cardoso (BRA) 7.84, Frederico Morais (POR) 6.44, Wade Carmichael (AUS) 4.83
12 Adriano de Souza (BRA) 15.50, Sebastian Zietz (HAV) 8.67, Yago Dora (BRA) 2.17