Costão Pro

Tudo pronto no Santinho

Costão Pro começa nesta sexta-feira (11) com surfistas de nove estados e outros países na Praia do Santinho, Florianópolis (SC).

0
Evento rola na Praia do Santinho, Florianópolis (SC).

O número máximo de participantes do FECASURF apresenta Costão Pro 2022 na Praia do Santinho, em Florianópolis (SC) , está quase esgotado. Devido à alta procura de surfistas para se inscrever, a Federação Catarinense de Surf estendeu o limite para 112 competidores na categoria masculina e 24 na feminina.

A dos homens já foi completada e tem até lista de espera, enquanto a das meninas restam apenas quatro vagas. O evento decide o campeão e a campeã catarinense profissional de 2021 e o resultado vai abrir os rankings estaduais de 2022, valendo pontos também para os nacionais da Associação Brasileira de Surf Profissional.

Um total de 132 surfistas de nove estados do Brasil e até de outros países já confirmaram participação no evento, que começa na sexta-feira (11) e vai até o domingo na Praia do Santinho, no extremo norte da Ilha. Na lista tem campeões mundiais e ex-tops da elite da World Surf League, campeões brasileiros da ABRASP, campeã sul-americana da WSL Latin America, campeões catarinenses profissionais e grandes talentos da nova geração de surfistas de todo o Brasil.

Os campeões mundiais da WSL são Adriano de Souza e os que conquistaram os últimos títulos da categoria Pro Junior Sub 18, que Mineirinho também tem no seu currículo. Mateus Herdy em 2018 e Lucas Vicente em 2019. Tainá Hinckel também ganhou dois títulos Pro Junior Sub 18, sendo campeã sul-americana da WSL Latin America em 2016 e 2019. Os campeões brasileiros são o cearense Messias Felix em 2009 e 2012 e o paranaense Jihad Kohdr em 2006.

Adriano de Souza está garantido na competição.

Já a lista de participantes com títulos catarinenses profissionais, tem Luan Wood campeão em 2019, Caetano Vargas bicampeão em 2016 e 2017, Marco Giorgi em 2014, Marco Polo em 2007 e 2008, Diego Rosa em 2004 e 2006 e Raphael Becker em 2003. O troféu de campeão catarinense profissional é disputado desde 1980 e três surfistas poderão igualar neste fim de semana, um feito único de David Husadel, único a conseguir três títulos em 1982/83/84, o Diego Rosa, o Marco Polo e o Caetano Vargas, último a ser bicampeão em 2016 e 2017.

Primeira campeã catarinense – Enquanto o título masculino vem sendo disputado há 42 anos, esta edição ficará marcada por definir a primeira campeã catarinense profissional da história. Entre as principais concorrentes a este título inédito, estão Tainá Hinckel com experiência de já ter participado do Mundial Pro Junior da WSL, Laura Raupp, que venceu a etapa do WSL Qualifying Series em novembro passado na Praia Mole de Floripa, Isabelle Nalu, Susã Leal, entre outras. E a Praia do Santinho já está na história do surfe feminino, por ter sediado a primeira etapa do WSL Qualifying Series no Brasil.

“Foi em 2006, que o Santinho recebeu a primeira etapa de um QS feminino no Brasil, vencido pela paraibana Diana Cristina, que na época, se tornou a mais jovem campeã de um evento do Circuito Mundial com apenas 15 anos”, relembra Márcio Pinguim, presidente da Associação de Surf Ingleses e Santinho (ASIS). “Agora, o Santinho vai fazer história de novo, com a primeira campeã catarinense profissional da FECASURF. Aliás, teremos uma atleta local, Juliana Quint, que já foi vice-campeã brasileira em 2010, participando como convidada. Estamos honrados em ser o palco do evento que marca a consagração dos campeões catarinenses profissionais de 2021, ao mesmo tempo que é o ponto de partida para o circuito estadual de 2022 e vale pontos também para o ranking profissional brasileiro da ABRASP”.

Entre as vinte participantes já confirmadas na histórica primeira etapa feminina do Circuito Catarinense Profissional, treze são nascidas no estado: Tainá Hinckel, Laura Raupp, Isabelle Nalu, Juliana Quint, Marina Rezende, Susã Leal, a campeã estadual amadora de 2021, Yasmin Dias, Kiany Hyakutake, Maya Carpinelli, Juliana Pires Gadelha, Juliana Ouriques, Lanai Henrique e Larissa Adriano. Além delas, tem a paranaense Luara Mandelli, a paulista Isabela Saldanha, a baiana Potira Castaman, a cearense Juliana Santos e três surfistas de outros países, a mexicana Ana Gonzalez e as peruanas Arena Rodriguez Vargas e Kalea Gervasi.

Luan Wood é campeão catarinense de 2019.

Tops mundiais do CT – Na categoria masculina, que já atingiu a lotação máxima de 112 participantes, são cinco competidores de outros países, sendo três da Argentina, um do Uruguai e um do Chile. Os catarinenses são maioria com 63 inscritos. Os outros 44 vêm de oito estados do Brasil para competir na Praia do Santinho, 12 de São Paulo, 12 do Paraná, 5 do Rio Grande do Sul, 5 do Ceará, 4 do Rio de Janeiro, 2 da Bahia, 2 da Paraíba, 1 de Pernambuco e 1 do Espírito Santo.

O evento promete acontecer em alto nível, pois estarão participando dez surfistas que já defenderam o Brasil na elite mundial do World Surf League Championship Tour, o campeão mundial Adriano de Souza, o também paulista Alex Ribeiro, os catarinenses Alejo Muniz, Willian Cardoso e Marco Polo, os cearenses Michael Rodrigues e Heitor Alves, os paranaenses Peterson Crisanto e Jihad Kohdr e o pernambucano Paulo Moura.

Na sexta-feira, apenas a categoria masculina será iniciada, com as eliminatórias acontecendo o dia todo na Praia do Santinho. Em cada bateria, entram quatro competidores e os dois melhores avançam para a próxima fase, com o terceiro e quarto colocados sendo eliminados. No sábado, será dada a largada na categoria feminina e os títulos de campeão e campeã catarinense profissional de 2021, serão decididos no domingo.

A competição também já valerá pontos para os rankings catarinense e brasileiro da ABRASP de 2022. O evento será realizado com patrocínio do Costão do Santinho Resort e apoio da Prefeitura de Florianópolis, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, da Fundação Municipal de Esportes, da Silverbay, Surfist, Brasil Atacadista, além da ABRASP (Associação Brasileira de Surf Profissional) e ASIS (Associação de Surf Ingleses e Santinho).

Willian Cardoso é um dos ex-Tops do CT no evento.James Thisted
Willian Cardoso é um dos ex-Tops do CT no evento.