Comunidades Tradicionais

Tudo pronto no Bonete

Terceiro Campeonato de Surfe das Comunidades Tradicionais começa nesta sexta-feira (27) no Bonete, em Ilhabela (SP).

0

Organização, atletas e comunidade preparam os ajustes finais para o terceiro Campeonato de Surfe das Comunidades Tradicionais do Bonete, que acontece na praia ao extremo sul de Ilhabela, a partir desta sexta-feira (27). O evento rola até domingo (29).

A iniciativa de realizar o campeonato surgiu da vontade de jovens surfistas locais, junto das mães da comunidade, para incentivar seus filhos e a todos que queiram desenvolver a prática no esporte.

Ao todo, cerca de 120 atletas devem disputar o torneio nesta praia, que tem ares de paraíso isolado, ondas grandes, natureza exuberante e costuma ser visitada por surfistas de diferentes partes do Brasil e do mundo.

Até a noite de segunda-feira (23), ainda restavam 3 vagas disponíveis para inscrição, de acordo com o Instagram oficial do evento. O filmaker e produtor de conteúdo Sidney Polansk, um dos organizadores, informa que a transmissão será feita diretamente da areia, por meio do canal oficial do campeonato.

Entre os prêmios mais desejados pelos atletas, uma prancha de surfe Island Brazil com desenho de Netuno, o Deus dos mares, para a categoria Open Local. A praia do Bonete é um dos principais picos para a prática do surfe no Litoral Norte de São Paulo.

Os organizadores também destacam a importância do surfe dentro da comunidade. O projeto tem caráter social firmado no empoderamento comunitário e na colaboração mútua, conceito que engloba a participação de todos em sua realização e execução.