Circuito Surf Talentos

Abertura no Campeche

Abertura do Circuito Surf Talentos 2021 rola na Praia do Campeche (SC), no próximo fim de semana.

0
Primeira etapa rola na Praia do Campeche (SC).

A etapa de abertura do Circuito Surf Talentos 2021 acontecerá no próximo final de semana (11 e 12) na Praia do Campeche, em Florianópolis (SC). A edição registrou recorde de inscritos desde a criação do evento.

Esta será a primeira das três etapas que serão realizadas até o final do ano, e valerá 6 mil pontos para o Ranking Fecasurf Amador 2021. A competição marca o retorno integral do circuito, cancelado em 2020 pela pandemia de Covid-19.

Atletas de vários estados confirmaram presença para as disputas nas categorias Sub 10 Mista, Sub 12, Sub 14, Sub 16 e Sub 18 Masculinas e Sub 12, Sub 14, Sub 18 Femininas, além da Sub 8 Mista, novidade introduzida neste ano.

Nomes como Matheus Jones, Pablo Gabriel, Vini de Palma, Eric Grattz, dentre outros, são alguns dos destaques de outros estados para esta primeira etapa. A competição começará no próximo sábado (11), a partir das 8 horas da manhã.

Para um melhor controle de circulação e aglomeração na praia e acesso à área do evento, a organização da etapa seguirá todos os protocolos estabelecidos pela Secretaria de Saúde de Florianópolis, como medição de temperatura dos atletas e staff técnico, montagem da estrutura em uma área ampla para evitar aglomerações, higienização das lycras de competição e o uso de máscaras.

Luã Silveira foi um dos destaques da última edição.

Ações socioambientais na etapa

A organização do circuito desenvolveu o ‘Espaço da Consciência’ junto à estrutura do evento, que visa acolher ações para gerar uma contribuição social, esportiva e ambiental para a educação destes jovens.

Este circuito foi um dos primeiros a possuir um Sistema de Gestão Socioambiental (SGA) próprio e completo, que personaliza um Plano de Gestão específico para cada etapa, levando em consideração as características da praia e as pautas trabalhadas pela associação de surfe local no período do evento.

A Praia do Campeche atualmente tem sofrido com problemas relacionados à erosão costeira. A Associação de Surf do Campeche (ASC) está iniciando um trabalho de engajamento social para preservar as dunas frontais que ainda restam no bairro.

Por entender que este é um assunto de grande importância, a organização do evento irá apoiar e fortalecer este trabalho de conscientização e educação socioambiental.

Toda a gestão socioambiental é realizada por um profissional tecnicamente e legalmente habilitado, que emite Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) junto ao Conselho Regional de Biologia (CRBio03). Além disso, o Sistema de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (SGRS) e o Sistema de Gerenciamento de Gases de Efeito Estufa (SGEE) são certificados por instituições externas, e o Sistema de Gerenciamento de Resíduos Líquidos (SGRL) é feito com produto biodegradável e com certificação auditável.

Evento promove competição, treinamento e brincadeiras.

Oficinas esportivas

O evento também busca aprimorar a técnica esportiva destes atletas de ponta da nova safra de categoria de base brasileira. Nas etapas são convidados profissionais de educação física que trabalham com treinamentos específicos para a prática do surfe, com o objetivo de instruir atletas, treinadores e pais sobre boas práticas no esporte.

A etapa do Campeche receberá a ‘Surf Evolution’, que oferece uma linha completa de equipamentos para o treinamento de iniciantes e praticantes avançados nos boardsports, com seis aparelhos completamente inovadores.

O evento também disponibilizará equipamentos de futmesa e uma oficina com o @projetoalta_floripa para a criançada brincar, se integrar e se manterem aquecidas para a competição.