Circuito AGPS

Luan Carvalho larga na frente

Campeões definidos em condições difíceis na primeira etapa do Circuito AGPS, na Praia Grande (SP).

0

No último domingo (17) aconteceu a primeira etapa do Circuito APGS de Surf 2021, organizado pela Associação Praia Grande de Surf (APGS) e homologado pela Federação de Surf do Estado de São Paulo (SPSurf). O evento aconteceu na Praia do Boqueirão, em Praia Grande (SP), e distribuiu os primeiros pontos para eleger o campeão municipal 2021.

No sábado, foram definidos os campeões de sete categorias, com destaques para os atletas da cidade sede. Kemily Sampaio venceu a Sub 18 e Carol Bastides a Sub 14. O local Vini Palma foi implacável e venceu em três categorias, Sub 10, 12 e 16. O guarujaense John Muller venceu a Sub 14. O título de campeão da categoria Longboard ficou com o itanhaense Carlos Eduardo.

O domingo começou com condições difíceis, vento forte, chuva e ondas mexidas, exigindo o máximo de todos os competidores. No entanto, no decorrer do dia o mar foi melhorando e altas ondas rolaram na praia do Boqueirão para finalizar o evento.

A primeira bateria a entrar no mar foi da categoria Longboard Feminino, com a santista Kaylane Souza sagrando-se campeã. Outras duas santistas garantiram o segundo e terceiro lugar, Gabriela Andrade e Nicole Aranha, respectivamente. A quarta colocação ficou com a praiagrandense Debora Balbino.

Kaylane Souza, campeã da categoria Longboard Feminno, da primeira etapa do Circuito AGPS.Victor Surfline
Kaylane Souza, campeã da categoria Longboard Feminno, da primeira etapa do Circuito AGPS.

Na categoria Stand Up, a disputa foi acirrada, com o vicentino Leo Gimenez levando a melhor e seu pai, Luk Luciano garantiu a vice-liderança. Já o terceiro e quarto lugar ficaram para os praiagrandenses Makaruba e Karl Stricker, respectivamente.

As disputas da categoria Kahuna, para os atletas com mais de 45 anos, chamaram a atenção do público. O surfista vicentino Luk Luciano virou na última onda e garantiu o título, deixando o santista Edson Vieira com a segunda posição. O terceiro lugar ficou para o surfista de Praia Grande, Leandro Pereira e quarta colocação com Marcos Matsubara.

Na Sub 18 Masculina, a primeira colocação ficou para Tierres Alves, de Mongaguá e o vice com o santista Noa Danucalov. Em terceiro lugar ficou o sebastianense Chandler Ribeiro. A quarta posição foi conquistada por Gustavo Giovanardi.

A praiagrandense Kemily Sampaio, além de levar a Sub 18 no sábado, mostrou sua superioridade e sagrou-se campeã da Open. O segundo lugar ficou para a santista Kaylane Souza e a terceira posição com Luany Ribeirinho, de Mongaguá. O quarto lugar ficou para outra santista, Gabi Muntaner. “Essa foi a primeira vez que eu venci na minha cidade e só tenho a agradecer a minha família e aos meus apoiadores”, disse Kemily.

Luan Carvalho deu um show de surfe e venceu a categoria Open Masculina. Para levantar o caneco, o praiagrandense surfou muito durante todo o evento, tirando até a melhor nota da etapa, um 9,83. Diego Bispo ficou com a vice-liderança. O vicentino Antony Silva fechou na terceira posição e Gabriel Novaes, da Praia Grande, na quarta colocação.

Apresentação Surfe Adaptado

Vitor Iglesias, Richard Dias, Wendel Sabino, Malu Mendes e Thiago Dantas são os para-atletas que se apresentaram.Maurício Brancco
Vitor Iglesias, Richard Dias, Wendel Sabino, Malu Mendes e Thiago Dantas são os para-atletas que se apresentaram.

Durante os dois dias de evento as apresentações do surfe Adaptado foi um show à parte para o público que prestigiou a primeira etapa do Circuito APGS de Surf 2021.

Os atletas deixaram suas marcas nas mentes e corações de muitas pessoas e mostraram que o surfe é uma poderosa ferramenta de inclusão social. Quatro atletas se apresentaram, são eles Thiago Dantas, Richard Dias, Wendel Sabino e Malu Mendes, campeã mundial do surf ISA Parasurfing 2020.