Circuito Vicentino

Groggia segue invicto

Edgard Groggia domina categoria Pro/Am e é o grande destaque da segunda etapa do Circuito Municipal de São Vicente (SP).

0
Guarujaense Edgard Groggia vence novamente a principal categoria do circuito, Pro/Am.

Os campeões da segunda etapa do Circuito South to South de Surf Vicentino 2018, apresentado pela Lines SurfShop, foram conhecidos no último final de semana (18 e 19), na praia do Itararé, em São Vicente (SP).

O guarujaense Edgard Groggia foi o grande destaque ao vencer novamente a principal categoria do circuito, a Pro/Am, que junto com a Master tiveram suas finais antecipadas para o sábado, por causa das condições das ondas que estavam pequenas.

Groggia teve uma grande apresentação e superou atletas fortes como o itanhaense Gustavo Ribeiro, que ganhou destaque da etapa por ter sido o atleta que arrancou a maior nota dos juízes, um 8.83, além dos vicentinos Marcos Corrêa e Kim Matheus, que ambos disputam a divisão de acesso do QS.

“Foi uma bateria forte em ondas difíceis. Desta vez eu tive que usar muita técnica para fazer a prancha correr e assim conseguir finalizar as manobras com bastante precisão. Estou muito feliz por vencer novamente”, diz Groggia

Na decisão Master, Vinicius Bico estreou mostrando seu repertório de manobras e dedicou a vitória ao pai, Luiz Bocão, shaper legend e bicampeão paulista master. “Ele foi uma pessoa muito especial que eu sempre acompanhei e vi vencendo tudo na categoria Master. Agora, eu que chego na categoria dele vencendo também”, afirma emocionado.

“Mais uma etapa realizada com sucesso em termos de organização e estrutura. O que faltou mesmo foram as ondas. Porém, o mais importante é que estamos no objetivo que é resgatar o espírito competitivo dos surfistas vicentinos”, revela Lucinei Mallas, presidente da ASVS (Associação São Vicente de Surf).

E, para abrilhantar mais o evento a nova geração de surfistas puderam interagir, trocar informações, e ficar bem perto dos ex-atletas profissionais Zé Paulo, Augusto Sapo, Maurício Orelhinha, Daniks Fischer e Lucinei Mallas, surfistas que alçaram o nome da cidade no mundo do surfe. Marcos Corrêa e Kim Matheus são a safra nova dando continuidade na tradição vicentina.

Vicentino Leonardo Gimenes leva a melhor no SUP.

Os mais procurado foi Maurício Orelhinha, sua melhor performance aconteceu na década de 80, quando conquistou o título brasileiro de surfe. Atualmente ele encara as ondas do North Shore havaiano, onde mora. “É muito importante o trabalho da ASVS. Este resgate do surfe vicentino estava precisando”, disse.

Já o Zé Paulo é dono de muitos títulos e também campeão brasileiro, além disso comandou a equipe da Billabong na América do Sul de 2003 a 2014, mas no momento o seu novo desafio está na produção e distribuição da Cerveja Sumatra – The Surfers Beer. “O evento foi maravilhoso. Organização impecável. Todos de parabéns”.

No sábado, a etapa começou com chuva, mas, no domingo, o sol apareceu e favoreceu a continuidade do campeonato e a categoria feminina entrou no mar e o destaque ficou para Rafaela Teixeira, de apenas 17 anos, local de Camburi, que não deu chances às adversárias e levou o título de campeã. “Estou feliz por ter conseguido achar boas ondas e vencer em minha primeira participação no campeonato”.

O praiagrandense Gustavo Giovanardi, de 15 anos, teve destaque na categoria Mirim. Na Júnior o atleta da Praia Grande, Gabriel Nieba, de 18 anos, conquistou o primeiro lugar.

Outra final bem disputada foi a do Stand Uo, que teve o vicentino Leonardo Gimenes, de 18 anos, em primeiro lugar, onde não poupou o próprio pai, Luciano Esteves, que correu na mesma bateria e terminou na quarta posição. “Foi muito bom vencer em casa e espero que outros bons resultados venham”.

O guarujaense Yuri Beltrão, de 14 anos, venceu a Iniciante e na Petit John Muller teve a melhor pontuação para garantir o primeiro lugar. Já entre os estreantes, João Artur saiu melhor e deixou em segundo o campeão da Petit, John, que não teve a mesma sorte nesta categoria. Na terceira posição ficou o jovem Arthur Goulart e em quarto Vitor Prado.

Na última final do dia o guarujaense André Martins, de 32 anos, venceu de virada faltando poucos segundos e levou a melhor no pranchão. “Foi uma bateria difícil. A onda apareceu na hora certa e eu aproveitei ao máximo para virar em cima do Daniks Fischer, que eu respeito e cresci vendo ele surfar. Fiquei amarradão”.

O evento, que é realizado pela Associação São Vicente de Surf, oferece, além de uma passagem ao Peru, promovida pela Cacau Center, para o surfista melhor ranqueado da cidade, mais R$ 3 mil em dinheiro.

O South to South de Surf Vicentino 2018 é apresentado pela Lines Surf Shop. Chancela: Federação Paulista de Surf (FPS). Patrocínio: South to South. Co-patrocínio: Cacau Center, Rubber Sticky, Keahana e MetalNox: Apoio: Nova Era’s, Ymage, Terraço, CS Noivas, Fu-Wax, Mega Sorte Loterias, Trifins, Surferia Bar, O Pastelão Delivery, BigFrio, Espaço Bella Mama, Drogaria Boa Vista, E.R.A Resgate, Eko Açaí, Compact Surfboards, Wave Attack, Mag Surfboards, shaper Marcelo Mota, Grellet Surfboards, Classic Longboards, RipTide surfboards, MS surfboards e Rolling Surfboards.

Resultados

Pro/Am

1 Edgard Groggia
2 Marcos Corrêa
3 Kim Matheus
4 Gustavo Ribeiro

Master

1 Vinicius Bico
2 Renato Cristiano
3 Telson Batista
4 Ricardo Mello

Longboard

1 Andre Marins
2 Daniks Fischer
3 Marcos Silva
4 Matheus Mendonça

Feminina

1 Rafaela Teixeira
2 Giovana Donato
3 Kemilly Sampaio
4 Renata Panzenboeck

Estreante

1 João Arthur
2 John Miller
3 Arthur Goulart
4 Vitor Prado

Petit

1 John Miller
2 Victor Prado
3 Maria Beatriz
4 Caio Schmidt

Iniciante

1 Yuri Beltrão
2 Renan Rodrigues
3 Victor Santos
4 Roberto Alves

Júnior

1 Gabriel Nieba
2 Vinicius Parra
3 Gustavo Mattos
4 Adan Kida

Stand Up

1 Leonardo Gimenes
2 Waltamir Alves
3 Daniel Lemos
4 Luciano Esteves

Mirim

1 Gustavo Giovanardi
2 Vinicius Parra
3 Renan Rodrigues
4 Victor Santos