Ilha Grande

Evento reúne caiçaras

Projeto social reúne locais da Ilha Grande (RJ) e convidados para competição e troca de experiências.

0

No último fim de semana (18 e 19) aconteceu o 1° evento Surf Caiçara Aventureiro (@surfcaicaraaventureiro), na Ilha Grande (RJ). O projeto social oferece aulas de surfe, inclusão social, orientações ecológicas e principalmente a valorização da cultura local.

No total, 45 atletas se inscreveram e concorreram a uma farta premiação, que teve troféus de remo Caiçara e pranchinhas de madeiras produzidas artesanalmente por pessoas da região, com o intuito de resgatar e valorizar a cultura caiçara. A categoria Open ainda teve uma prancha de surfe como premiação, oferecida pela loja Fedrizzi, de Angra dos Reis, e a categoria Local outra prancha, oferecida pela própria escolinha de surfe e que será feita sob medida pelo shaper Pedro Daflon.

Após a competição rolou um bate papo super descontraído com as surfistas cariocas Luana Paes (@luanappaes), competidora que vai representar o estado do Rio de Janeiro no Surf Attack em São Paulo, e a freesurfer Clarinha Silva (@clarinhasilva021), com as alunas do projeto social. As duas passaram as experiências vividas nas competições, viagens, e também na busca incansável de patrocínio, além do dia a dia vivido por elas.

A FESERJ apoiou o evento com o Head Judge Walter Paes, e a ABRASP com o apoio do Marquinho Silva que também ajudou através com kits e doações de pranchas para o projeto através da Indo Dreams Tours.

Escolinha Surf Caiçara – O projeto social Escolinha Surf Caiçara nasceu em outubro de 2019 com o objetivo de incentivar a prática do esporte através do surfe, promover a educação ambiental e resgatar a valorização da Cultura Caiçara.

Atualmente, o projeto atende cerca de 28 crianças, todas moradoras da Praia do Aventureiro, local onde o projeto é desenvolvido. O projeto começou através de mão de obra voluntária, doações de equipamentos de amigos e frequentadores do local.

Em 2021, a escolinha foi contemplada em um edital do TAC Frade que beneficiava comunidades pesqueiras do estado do Rio de Janeiro, minimizando os impactos causados pelo Covid-19. Nessa nova fase, a escolinha foi estruturada com todos os equipamentos de surfe necessários, conseguindo oferecer melhores condições para os alunos.

Resultados

Feminino (Escolinha)

1° Ana Laura Tenório
2° Letícia Santos
3° Yasmim Rabelo
4° Luara Tessari
5° Luna Carnot

Masculino (Escolinha)

1° Gabriel
2° Noah Gouvêa
3° Kauã dos Espirito Santo
4° Gustavo da Silva

Local Caiçara

1° Aldianes Silva Dedé
2° Elizeu
3° Kauã do Espírito Santo
4° Gabriel Nogueira

Open

1° Gabriel Vilar
2° Eduardo Vicente
3° Savio Neves
4° Elcary Camatta

Expression Session

Savio Neves

Melhor Onda

Eduardo Vicente Gallez

Feminino Open

1° Luana Paes
2° Gabriela Santos

O 1° evento Surf Caiçara Aventureiro contou com os apoios: da marca Fedrizzi, loja Rei Surf, loja Mar de Lopes, Bar do Surf Aventureiro, Cheiro da Ilha, Prata Praiana Joias, Onboard, Agência Indo Dreams Tours, Funbio – Tac Frade, Inea – Instituto Estadual do Ambiente, Associação de Moradores de Aventureiro – AMAV, FESERJ e ABRASP.