Rip Curl Grom Search

Kayki e Kiany saem na frente

Kayki Araújo e Kiany Hyakutake são campeões da etapa de abertura do Rip Curl Grom Search em Garopaba (SC).

0
Kayki Araújo vence na Sub16.

O baiano de Itacaré, radicado em Florianópolis, Kayki Araújo, saiu na frente na disputa pelo título mirim (Sub16) do Rip Curl Grom Search 2020, faturando a etapa de abertura do Circuito, neste domingo (26), na Praia da Ferrugem, em Garopaba/SC. A vitória foi ainda mais valorizada depois de uma disputa apertada com o atual campeão, o paulista Caio Costa, grande nome do evento no sábado, com o placar final com diferença de menos de um ponto.

Clique aqui para ver as fotos

Entre as meninas (Sub16), a catarinense Kiany Hyakutake foi a melhor, com a definição somente nos segundos finais ao superar a paulista Kemily Sampaio. A atual bicampeã do Rip Curl Grom Search, Sophia Medina, também chegou à decisão, ficando em terceiro. Na iniciante (Sub14), Murillo Coura, de SP, não deu chances aos adversários, enquanto que entre os caçulas da grommet (Sub12), mais uma conquista para Santa Catarina, com Ryan Martins.

Kiany Hyakutake manobra forte e se dá bem em Garopaba.

Outro destaque da etapa foi o paranaense Ryan Coelho, único a chegar em duas finais, sendo o segundo na iniciante e o quarto na categoria acima, a mirim. No total, foram 120 atletas de nove estados competindo em Garopaba, que teve um final de semana com ondas perfeitas, mar cristalino, sol e um grande público.

Em sua 21ª edição consecutiva, o evento em nível nacional e que também é realizado em várias partes do Mundo é conhecido por revelar grandes nomes da nova geração. Uma das grandes atrações é a definição das vagas para a final internacional, realizada anualmente, em algum lugar do Mundo, com os campeões da mirim e da feminina. Além das disputas de altíssimo nível no mar, a competição contou com ações socioambientais e de recreação na areia.

Ryan Coelho faz duas finais.

A primeira final foi a iniciante, com Murillo Coura abrindo a disputa com um 7,25, que lhe garantiu a dianteira até o final. Ele ainda somou um 5,55 ampliando a vantagem. Ryan Coelho, com m 5,90 no final, ainda passou para segundo, enquanto que o catarinense Takeshi Oayama foi o terceiro e o paulista Kauã Campos, o quarto. “Estou muito feliz de ter vencido. Sábado foi um dia muito difícil, com ondas, mas graças a Deus consegui avançar e hoje estava show, com uma valinha animal e deu tudo certo”, vibrou o vencedor.

Na feminina, Kiany saiu na frente, com uma nota seis, enquanto que Sophia Medina aguardou as ondas, chegou a assumir a ponta, mas a catarinense virou o resultado. No final, Kemily conseguiu uma boa onda e aguardou da areia o anúncio do resultado, causando nervosismo. A surfista de Praia Grande fez a melhor nota da bateria, um 6,25, mas que não foi suficiente, por pouco, para chegar ao primeiro lugar, com o placar terminando 10,80 a 10,25.

“Consegui achar duas ondas boas, montei a minha estratégia de ficar um pouco mais no inside e deu certo. Vamos agora para o Rio de Janeiro com tudo”, falou a vencedora, que é local da Praia da Joaquina, referindo-se à etapa final, que será disputada na Cidade Maravilhosa.

Kiany Hyakutake comemora em Garopaba.

Depois, os mais novos foram para a água e Ryan Martins liderou de ponta a ponta, com um 6,25 e um 5,75. O paulista Kalani Robles, teve a melhor nota da bateria, um 6,5, e terminou em segundo, seguido de Kailani Rennó, também de SP, que teve a maior média do domingo, com 15,60 pontos no round 2, e Pablo Gabriel Silva, do RJ. “Estou muito emocionado, porque o meu sonho esse ano era vencer uma etapa do Rip Curl Grom Search. O evento foi muito legal e agora vou para o Rio confiante”, festejou Ryan.

Ryan Martins vence na Sub12.

Mirim – A última final do dia não faltou emoção, com Kayki e Caio travando uma batalha sensacional nas ondas, com viradas de resultado. Kayki teve como principal “arma” o aéreo e logo na primeira onda voou para tirar um 7,5, a melhor onda da bateria. Depois decolou de novo e garantiu 6,25. Caio, que defende o título de 2019, também arriscou, tirou um 7, depois um 6,95 e passou para primeiro.

Mas logo o baiano radicado em SC deu o troco e com uma batida forte na junção conseguiu um 7,40 para voltar à ponta, vencendo por menos de um ponto – 14,90 a 13,95. “A bateria teve um alto nível, com o Caio Costa defendendo o título e com um surf forte. Eu vim com tudo, com muito foco, cheguei uma semana antes para treinar, é uma praia que já competi outras vezes. Estava superconfiante, com o aéreo no pé e fiquei muito feliz por alcançar meu objetivo”, comemorou Kayki.

“O Rip Curl Grom Search foi, até agora, o campeonato mais importante que eu ganhei. Ainda não caiu a ficha, estou muito feliz. É meu último ano de mirim e vou determinado para o Rio, pretendo levar o título e competir na final mundial”, acrescentou o vencedor da mirim.

Kayky Araújo vibra com a galera.

Fora do mar foram muitas atrações. Os atletas contaram com massoterapia, pintura de pranchas com o artista Marcello Macarrão, distribuição de mudas nativas, o gerenciamento de resíduos com a ONG Eco Local Brasil, o Minimuseu do Mar, apresentando a biodiversidade marinha da região, e o Museu do Lixo, ambos do Instituto Monitoramento Mirim Costeiro.

Também cama elástica, futmesa e ativações da GoPro e Brazinco, patrocinadores do Circuito. Outra grande atração foi a tradicional confraternização, realizada em todas as etapas, com atletas, pais e técnicos, no Bar Interditado, com show da Banda Dabêra, jantar e palestra da Eco Local Brasil sobre o meio ambiente.

“Tivemos um final de semana incrível, que surpreendeu a todos. Foi uma etapa perfeita para abrirmos o nosso Circuito, que chega aos 21 anos de sucesso”, falou o gerente de marketing da Rip Curl no Brasil, Fernando Gonzalez, aproveitando para destacar os parceiros no evento. “Temos de agradecer quem nos ajudou a colocar o campeonato de pé, a Fecasurf, a Associação de Surf de Garopaba, a Associação de Surf da Praia da Ferrugem, a Prefeitura, os nossos patrocinadores, a GoPro, a Brazinco, os Cadernos Jandaia”, disse.

Ele também enalteceu o trabalho de conscientização ambiental feito com atletas e com o público pela ONG Eco Local Brasil, responsável pelo gerenciamento de resíduos durante o evento. “Também temos de dar parabéns a todos os atletas, pelo alto nível técnico de surf, aos pais e treinadores, porque sabemos que muitos se esforçam para trazer a molecada aos campeonatos. Agora é aguardar a final na Barra para encerrarmos o Circuito em grande estilo”, complementou.

Final – A 2ª e decisiva etapa do ranking 2020 está confirmada para os dias 15 e 16 de fevereiro, na Praia da Barra, no Rio de Janeiro. Para ver os resultados completos da etapa de Garopaba clique aqui.

O Rip Curl Grom Search 2020 é uma realização da Rip Curl e tem os patrocínios de GoPro e Brazinco, com apoios de Jandaia Cadernos, Loja Rip Curl Garopaba, Prefeitura de Garopaba, Lojas WQSurf, Loja Rip Curl Barra Shopping, Prefeitura do Rio de Janeiro, Supervisão da Fecasurf e Feserj, com organização da Swell Promoção e Produção de Eventos, cobertura da FMA Notícias e Gestão ambiental da ONG Eco Local Brasil.

Resultados da etapa de Garopaba

Categoria Mirim (Sub16)
1 Kayki Araújo – BA (SC)
2 Caio Costa – SP
3 Léo Casal – SC
4 Ryan Coelho – PR

Categoria Feminina (Sub16)
1 Kiany Hyakutake – SC
2 Kemily Sampaio – SP
3 Sophia Medina – SP
4 Alexia Monteiro – SC

Categoria Iniciante (Sub14)
1 Murillo Coura – SP
2 Ryan Coelho – PR
3 Takeshi Oyama – SC
4 Kauã Campos – SP

Categoria Grommet (Sub12)
1 Ryan Martins – SC
2 Kalani Robles – SP
3 Kailani Rennó – SP
4 Pablo Gabriel Silva – RJ