Hang Loose Surf Attack

Fernando Júnior no controle

Fernando Júnior domina as ações do primeiro dia do Hang Loose Surf Attack em Maresias.

0
Fernando Júnior arranca a maior nota do primeiro dia.

Nada como conhecer bem a onda onde o campeonato está sendo disputado. Nesta sexta-feira (28), Fernando Júnior aproveitou essa vantagem para garantir a maior nota do primeiro dia de disputas da abertura do Hang Loose Surf Attack, na Praia de Maresias, em São Sebastião (SP). O talento local arrancou uma nota 8.50 dos juízes para assegurar sua vaga na semifinal do evento, que prossegue neste sábado.

Clique aqui para ver as fotos

Mais tradicional campeonato de base do País, o Hang Loose Surf Attack chega à sua 32ª edição consecutiva para definir os campeões paulistas com até 18 anos de idade. A sexta-feira foi reservada para os atletas mais velhos, da Júnior (limite de 18 anos) e Mirim (no máximo 16 anos), aproveitando a ondulação. Fernando comemorou o resultado, ainda mais por ter conseguido a vaga no último momento.

“Foi irado. Entrei de alternate, não tinha vaga, fiquei esperando alguém faltar e deu tudo certo. Graças a Deus consegui achar a (onda) boa, dar duas manobras e conseguir a nota. Agora é surfar bem novamente no sábado e buscar a vitória”, afirma o atleta, que mora com a família Medina em Maresias, e avançou nas quartas, mesmo somando uma única nota.

Heitor Mueller é destaque entre os atletas de 16 anos.

Ele cometeu interferência de prioridade e foi punido, mas a melhor nota do dia foi suficiente para mantê-lo na primeira colocação. “Esse campeonato é muito importante, um grande treino, sobretudo para mim, que já estou competindo nas etapas profissionais”, reforçou o surfista de 17 anos. Além dele, outros dois atletas sebastianenses fizeram scores altos na sexta-feira.

Caio Costa, o Caveirinha, somou 13 pontos e também está na semi, enquanto que Pedro Bianchini, foi a sensação do round 2, com uma onda 8.25, para fazer a maior média até o momento, 15.25 pontos, mas na fase seguinte, as quartas de final, acabou em terceiro, terminando na nona colocação. Luan Hanada, de Guarujá, foi outro atleta a conseguir boa performance, com um 7.10.

Já na Mirim, a melhor média ficou com o catarinense Heitor Mueller, com 12.50 pontos, seguido de Diego Aguiar, de Ubatuba, com 12.20. O surfista de Santa Catarina foi o campeão do Circuito ano passado na sub 14 e segue como um dos grandes nomes nesta temporada. Didi também já tem títulos no Hang Loose Surf Attack e ainda batalha vaga na semifinal Júnior. Outra boa apresentação foi de Léo Casal, mais um representante catarinense.

Bicampeão equatoriano, Bruce Burgos é uma das atrações da prova.

A etapa também conta com participação internacional, com a presença do bicampeão equatoriano na sub 14 e sub 16, Bruce Burgos. O atleta avançou na Mirim e está competindo no Brasil para melhorar o nível do surfe e afirma que vale a pena a viagem cansativa. “Vim para evoluir. É uma competição de alto nível, com muitos atletas bons e vou ficar um mês treinando aqui para participar da próxima etapa”, contou Bruce, que está sendo treinado pelo brasileiro Marcus Vinícius, o Vini, da Riviera de São Lourenço.

Finais e arte Neste sábado, a etapa recomeça às 7h30 com a sub 16. Depois serão realizadas as semifinais das duas categorias e, em seguida, ainda na parte da manhã, as finais. O dia ainda contará com disputas da Feminina (sub 16), Iniciante (sub 14), Estreante (sub 12) e Petit (sub 10). Nestas quatro categorias, as decisões estão previstas para o domingo, sendo que todas as baterias serão transmitidas ao vivo pelo Waves.

Fora do mar, os atletas e mesmo o público contam com as tendas de atividades da Hang Loose e seus parceiros, sob coordenação de Júlio Ozório, o Brô, com jogos, brincadeiras, gincanas, sorteios. Um dos grandes atrativos nessa etapa é a participação do ilustrador e artista de grafite, Anderson Novais, o Magoo, responsável pela arte do cartaz e do palanque do Hang Loose Surf Attack 2019.

Anderson Novais, o Magoo, é o responsável pela arte do cartaz e do palanque do Hang Loose Surf Attack 2019.

Ele está comandando uma clínica de ilustração aberta a todos os interessados a convite da Hang Loose, com muita interação. “O cartaz desse ano é uma releitura do trabalho que já fiz para o campeonato em 2006 e 2007, a pedido do Tom Toledo (gerente de marketing da Hang Loose). É muito legal ver o trabalho na praia. A clínica não é só para a criançada. Quem estiver na praia pode participar. Vai fluindo, vai construindo. Começamos com caneta e agora spray”, falou o artista.

O Hang Loose Surf Attack 2019 tem os patrocínios de Sthill, Super Tubes, Surf Trip, Kyw, Overboard Action Sports Store, Hot Water, Rhyno Foam e CT Wax. Apoios da Prefeitura de São Sebastião, Associação de Surf de São Sebastião (ASSS), Associação de Surf de Maresias (ASM), Governo do Estado de São Paulo/Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, com divulgação de Waves e FMA Notícias. Organização da Federação Paulista de Surf.