Caraguatatuba

Premiação agita a galera

Atletas recebem a taça Mitsuo Kashiura pelo título no caraguatatubense de surf 2022 em noite de grandes emoções.

0

Sob o comando do mestre de cerimônias Carlos Roberto, o Carlinhos de Ubatuba, conceituado locutor de eventos de surfe da região do litoral norte, deu início a cerimônia de entrega de prêmios aos campeões do circuito caraguatatubense de 2022.

O evento aconteceu na noite da última quarta-feira (22) no Espeticho Bar e Restaurante, localizado fica no bairro Capricórnio, em Caraguatatuba, São Paulo. Estiveram presentes dirigentes, atletas, familiares e amigos do surfe que celebraram a entrega de prêmios aos campeões com o a Taça Mitsuo Kashiura. O prêmio é uma homenagem ao Homem considerado o primeiro secretário de esportes de Caraguatatuba.

Kashiura foi o maior incentivador dos esportes na cidade e um dos incentivadores para que o surfe se organizasse em Caraguá com a criação de uma Associação no início dos anos 80. A ASC (Associação de Surf de Caraguatatuba) foi fundada no dia 7 de junho de 1989. O grande samurai dos esportes estava presente, representando o conselho municipal de desportos e turismo da cidade. Como presidente desse conselho junto a prefeitura municipal de Caraguatatuba, ele deliberava sobre os assuntos esportivos na cidade.

A cerimônia começou com a palavra do presidente da ASC-LN, Luciano Sant’anna, que agradeceu ao público e aos patrocinadores pelo apoio dado ao circuito, depois fez um breve resumo das etapas.

“Deus foi muito generoso com o surfe de Caraguá neste ano. Criamos uma comissão do ‘Start’ para chamar as etapas após fracassarmos na chamada para a primeira etapa que não aconteceu em julho, pois infelizmente as ondas não vieram como esperávamos. A parti daí, com a comissão formada, nós conseguimos dar o start, fazer as chamadas em dias mais certeiros e deu no que deu, três etapas com altas ondas. Agradeço muito ao Senhor por ter nos mandado boas ondas, que até sobraram. Ninguém se machucou e fomos e fomos agraciados até na última etapa neste mês de dezembro que não costuma ter mais ondas por aqui, mesmo assim elas vieram”, disse Sant’anna.

Beto Fernandes entrega placa em homenagem a família Kashiura para Nilson Kashiura e esposa Regina.

Após a leitura da biografia do Senhor Mitsuo Kashiura, que contou toda a trajetória de vida desse samurai dos Esportes em Caraguá, o Sr. Beto Fernandes, representante da ASL (Associação Santista de Longboard) e conselheiro da SPsurf (Federação de Surf do Estado de São Paulo), foi chamado para entregar uma bela placa de homenagem ao filho mais velho do Sr Mitsuo Kashiura, Nilson Kashiura e sua esposa Regina Kashiura.

“Desculpa pela emoção aqui. É muito difícil falar do meu pai, pois a perda é muito recente ainda e falar dele nos emociona muito. Primeiramente gostaria de agradecer a todos presentes, me sinto muito honrado estar aqui representando meu pai. Quero dizer que pra gente essa taça significa muito e tem um valor a mais para quem vai recebe-la, pois Mitsuo Kashiura representa para Caraguatatuba uma evolução muito grande no esporte. Não sei como dizer, mas na verdade ele fazia tudo pelo amor ao esporte. Além do surfe, quem conviveu com ele viu que ele incentivou provas de natação, campeonatos de pesca, organizou eventos com o voo livre na época que ele estava a frente da política de esporte da cidade. Poderíamos ficar aqui relatando muitas e muitas outras coisas que ele fez pelo esporte, mas no fundo no fundo o que movia o Sr. Mitsuo era mesmo o amor pelas pessoas. Ele gostava mesmo era de estar perto das pessoas e de querer para elas somente o bem”, disse Nilson Kashiura.

Após a homenagem a ASC-LN apresentou os atletas das categorias de base, que representaram Caraguatatuba no circuito Paulista Hang Loose Surf Attack 2022 e obtiveram a honrosa 7ª colocação por cidade, além do vice-campeonato na categoria sub 18 feminino com Gabriela Cury, que não pode estar presente por estar viajando.

Foram apresentados ao público presente ou outros atletas que representaram nossa cidade em competições importantes no país, como: Marçal Leme do Surf Adaptado, Luciano Brulher que é atleta da elite do surfe profissional brasileiro, e a jovem Katellyn Oliveira do Longboard que sagrou-se campeã brasileira na categoria sub 18 feminino.

“Foi meu primeiro ano nas disputas da CBSurf (Confederação Brasileira de Surf). Foi um ano de superação, para conhecer as meninas, sendo apoiada pelas pessoas que estão sempre ao meu lado; meu pai, meus patrocinadores e apoiadores que estão ajudando a realizar meus sonhos”, comentou Katellin Oliviera.

Noite dos campeões em Caraguatatuba.

Outro que deixou uma palavra foi Marçal Leme, campeão brasileiro de Surf Adaptado e 3º melhor do mundo na modalidade, resultado conquistado no início do mês na Praia de Pisco Beach, Califórnia (EUA). “Disputei o brasileiro, daí ganhei a vaga para o mundial e com essa vaga a confederação me levou para a Califórnia com tudo pago pela seleção brasileira. Foi uma experiência inesquecível! Acho que todo atleta deveria ir. Caraguá está precisando de atletas novos, estamos ficando velhos e precisamos de uma nova geração para nos substituir. Sei que todo mundo pode ser um campeão desde que treine e se dedique para isso”, falou Marçal Leme.

Já Luciano Brulher, atleta profissional do surfe de pranchinha, que é o mais praticado entre os esportistas, fez um resumo do ano durante as disputas pela corrida ao título e a classificação para a elite do surfe brasileiro de 2023, onde ele se classificou em meio a um grupo seleto de mais de 300 atletas muito talentosos do todo Brasil. Agora ele disputará o título do ano que vem apenas com um seleto grupo de 64 atletas. O circuito terá uma premiação histórica no surfe profissional do Brasil, no “Dream Tour”, circuito dos sonhos que será organizado pela CBsurf.

“O ano de 2021 foi muito complicado para os atletas profissionais, por causa da pandemia e por uma embate na justiça desportiva dentro da confederação também, mas neste ano o circuito voltou forte nas mãos de uma nova diretoria, o que deu esperança para todos os atletas poderem viver do esporte aqui no Brasil, mas tinha apenas 50 vagas disponíveis para a elite em 2023 pela 1ª divisão e mais 12 pela divisão de acesso, a Taça Brasil. Eu acabei conquistando a vaga pela primeira divisão mesmo, graças a Deus”, disse Brulher.

Logo depois começou a entrega de prêmios aos campões. Foram distribuídas 11 taças que levaram o nome Mitsuo Kashiura. Além disso os atletas receberam mais 5 pranchas (3 Super Kort surfboard e 2 LN surfboard) , 2 pranchas de longboard da LN, 4 blocos de pranchas, 4 avaliações médico desportiva oferecido pelo Instituto Oceano e 11 potes de Açaí da NO VACA.

Após a 3ª etapa que aconteceu dia 3 de dezembro foram definidos os campões do circuito. Na Open Masculino Litoral deu Ademar Gomes, o “Pequeno”. Ele levou o título da categoria principal do evento. Após passar por um período difícil na saúde, Pequeno se superou e voltou a surfar forte novamente.

“Graças a Deus passou e eu consegui restabelecer minha saúde depois de quimioterapias e períodos longe do mar e das ondas”, disse Pequeno que passou por um tratamento de câncer no sistema linfático, mas que conseguiu superar a situação.

Na Open Masculino Caraguá o campeão foi Igor Silva. Ele foi o vice-campeão da Open Litoral e com o melhor resultado como atleta de Caraguá acabou levando também a taça Mitsuo Kashiura para a casa.

“Parabéns para o Luciano e para todo mundo! Esse evento foi irado, com altas ondas, até no dia da premiação o mar está com altas ondas. Quero agradecer os meus patrocinadores e ao Ticho que está sempre me ajudando. Estamos juntos galera! Vamos curtir a vibe”, comentou Igor Silva.

Na Open Feminino a grande campeã foi Consuelo Ometto, local de Massaguaçu. “Irado conseguir vencer aqui em Massaguaçu, em casa, em mares difíceis e muito pesados. Foi muito difícil pegar boas ondas em tão pouco tempo nas baterias, mas graças a Deus consegui superar as meninas que também foram guerreira e enfrentaram um mar desses”, disse Consuelo Ometto.

Kaynan Anthony foi o campeão na Sub 18 Masculino Litoral. Ele, que é local da praia do Sapê, conseguiu chegar ao topo do circuito com um 2º, um 1º e um 3º lugares, o que garantiu a taça Mitsuo Kashiura. “Campeonato irado, com altas ondas onde pude mostrar meu surfe e vencer. Agradeço a Associação de Caraguá pela vibe, aos meus pais e a todos aqui presentes”, disse Kaynan.

Ainda na Sub 18 Masculino, o melhor de Caraguá foi Guilherme Balio. Ele também levou a taça pra casa por ter sido o melhor da cidade na categoria. “Agradeço a Deus, a minha família e a associação por premiar os melhores de Caraguá na categoria. Estou muito feliz por ter sido o campeão”, disse Guilherme Balio.

A Master, para surfistas acima de 35 anos, Bruno Basile foi o atleta mais regular e acabou vencendo o circuito para ficar com uma taça Mitsuo Kashiura. “Circuito com altas ondas, onde estudamos criteriosamente os gráficos para ajudar no start e acabou dando certo. Agora só temos que agradecer por essa vibe toda de poder estar curtindo essa noite ao lado dos amigos e família e ainda poder levar a taça de campeão”, comentou Bruno.

Na Gran Master (acima de 45 anos), Ricardo Mello, o “Totora”, venceu o circuito e levou também a taça Mitsuo kashiura para a casa. “Quero agradecer a Deus e a minha família. Nem esperava vencer, para mim foi uma surpresa que vou levar com muito carinho para o resto da vida”, falou Ricardo.

Outra categoria que foi de dar frio na barriga foi a Longboard Masculino. Quem levou a melhor foi Marcelo Guimarães, o “Rasta”. “Só tenho que agradecer a Associação de Surf de Caraguá por esse evento irado que aconteceu com altas ondas no Massaguaçu, deu para gente desenvolver nosso talento nas ondas pesadas”, disse Marcelo.

Ainda na Longboard Masculino, mas dessa vez o premiado foi a atleta de Caraguá Gustavo Cursino, que terminou como o melhor longboarder de Caraguá no ano. “Quero agradecer a associação! Foi um ano de muitas conquistas e só tenho que agradecer por tudo que está acontecendo em minha vida”, comentou Cursino.

Na Longboard Feminino, Cristina Brazil, que também é local de Massaguaçu e começou a surfar na escolinha de surf de Caraguá, foi a grande campeã. “Foi bem especial! Nunca imaginava estar vivenciando tudo isso, foi meu primeiro ano que comecei a competir. Só tenho que agradecer a Deus, a Associação de Surf de Caraguá, ao Luciano por ter colocado o Longboard Feminino, ter dado espaço e suporte para gente mostrar nosso surfe, ao Brulher que foi meu treinador, as meninas que participaram, pois sem elas não teria graça a competição e a minha família”, disse Cris.

O atleta Fair Play foi Nicolas Lopes, “o Jacaré”. O que chamou a atenção da organização foi o respeito e amizade dele com todos os atletas e a comissão técnica durante as 3 etapas, porém o que realmente definiu a escolha foi quando ele venceu a 2ª etapa e doou o bloco que ganhou de premiação para um atleta mais jovem em início de carreira, para ajudá-lo a adquirir uma prancha nova.

“Estou muito feliz com esse prêmio! Estou fechando o ano anunciando a minha aposentadoria como competidor para cuidar de assuntos importantes da minha vida. Quero agradecer a Associação de Surf de Caraguá por essa oportunidade de competir nesse evento com altas ondas”, falou Nicolas.

Outro que parabenizou a Associação de Surf de Caraguá por esse evento foi Cleiton Felix, presidente da AUS (Associação Ubatuba de Surf) que representou o presidente da Spsurf , Zé Paulo Ferreira, que não pode estar presente, mas mandou o seu voto de consideração parabenizando os atletas e a associação pela realização do circuito.

“Venho aqui em nome de Zé Paulo parabenizar a Associação de Surf de Caraguá pelo trabalho dedicado do presidente Luciano Sant’anna que não desiste do surfe, juntamente com seu filho que é exemplo de atleta que se dedica tanto nos treinos e mostrou que dá para os atletas de Caraguá se darem bem também a nível brasileiro e internacionalmente, basta querer e correr atrás. Caso não tenha ondas aqui, se vira, vai pra Ubatuba, para Maresias e treine. Se acreditar vai chegar lá também, mas tem que se mexer”, comentou Cleiton.

Após a cerimônia de entrega de prêmios, a banda Radar 80 tomou conta e deu um show com muito Rock and Roll para a galera, numa noite de muita descontração e muito papo surfe num ambiente acolhedor do Espeticho Bar e restaurante.

O Caraguatatubense teve a Realização da Secretaria da ASC-LN (Associação de Ssurf de Caraguatatuba e LN) e a supervisão da Federação de Surf do Estado de São Paulo, a SPSurf. A apresentação foi do Silva Indaiá Supermercados com patrocínios da Água do Mar Surf Shop, Huk Locação de máquinas, Kashiura Papelaria e Sape surf School, Green comércio e serviços, além da Mil Tintas. O circuito teve o co-patrocínio do Caraguá Praia Shopping, Tripanga skibanana, Joy Seguros, Espeticho, Forlim multimarcas Veículos, Super Kort, LN Surfboards, quiosque Balaio Caiçara e Tratarbem Piscinas. O apoio foi da DN Contabil, Tableau, Intituto Oceano, No Vaca Açaí e Historm. A colaboração foi da Spot Life Surf Wear, Sport Fight, Guardião da Costeira, Quiosque Marsão e Prefeitura Municipal de Caraguatatuba.