Rio de Janeiro

Arpoador Clássico vem aí

Evento mais tradicional do Arpoador abre a janela de espera nesta terça-feira (10) no Rio de Janeiro (RJ).

0
O berço do surfe carioca durante o Arpoador Clássico de 2017.Cláudio Franco
O berço do surfe carioca durante o Arpoador Clássico de 2017.

O evento mais tradicional do berço do surfe carioca está de volta – e com cara nova. Apresentado pela Cerveja Praya, o Arpoador Clássico 2020/21 abre seu período de espera nesta terça-feira (10) e vai até maio de 2021.

Desde a primeira edição, em 2006, este é um evento especial, que fica em espera por ondas até que a direção de prova preveja que as condições para o surfe façam jus ao nome Arpoador Clássico.

Neste ano, devido à pandemia, o período de espera está sendo aberto tardiamente, em uma época menos propensa às grandes ondulações. Por isso, o prazo foi estendido até maio de 2021.

Os atletas que quiserem participar poderão escolher dentre duas categorias abertas, a Open (sem limite de idade) e a Grand Master (a partir de 40 anos). Além destas, haverá disputas nas categorias Longboard Legends e Lendas do Arpex, para os veteranos locais, e na Feminino, para as gatas do pico.

As inscrições serão abertas tão logo seja feita a chamada. Fiquem ligados no perfil @arpoadorsurfclub do Instagram.

Renascimento

O ano de 2020 marcou a vida de todas as pessoas do Planeta devido aos efeitos da pandemia de Covid-19. No campo esportivo, foi um ano praticamente perdido para o surfe, pois no momento em que as competições estariam começando, em meados de março, veio o lockdown e o cancelamento de todos os eventos, que só voltariam a ser liberados, com restrições, agora no fim do ano, na última fase do plano de retomada da Prefeitura do Rio. Somado a isso veio a recessão econômica e o corte da verba de marketing da grande maioria das empresas, prejudicando ainda mais o setor de eventos.

Como não poderia ser diferente, a Associação dos Surfistas do Arpoador, o Arpoador Surf Club (ASC), sofreu os efeitos da crise, perdendo o seu principal parceiro nos últimos 14 anos.

Porém, se por um lado perdeu, por outro a associação vem mostrando força ao se reerguer rapidamente. Essa força começa pelos associados, que mesmo diante de um cenário pessimista em relação às competições continuaram colaborando com o clube se filiando em grande número, passa por pequenas empresas e negócios locais, que oferecem os seus serviços e produtos como forma de apoio aos campeonatos, e chega em grandes marcas, como a Cerveja Praya e a Hang Loose, que acreditam na força das comunidades locais.

O Arpoador e seu “braço” de esquerda.Divulgação
O Arpoador e seu “braço” de esquerda.

O novo patrocinador principal do Arpoador Clássico foi literalmente criado na praia, por surfistas. E para quem não sabe, a relação entre a Cerveja Praya e o Arpoador Surf Club já é antiga. Dois de seus criadores, os surfistas Paulo de Castro (Zeh Pretim) e Marcos Sifu, participaram do primeiro campeonato da associação nos tempos modernos, no ano de 2004, campeonato este que viria a ser um embrião do atual Arpoador Clássico. De lá pra cá esta relação foi estreitando, e a Praya se tornou apoiadora oficial do Circuito Arpoador Surf Club nos últimos anos, até resolver abraçar o Arpoador Clássico 2020/21.

E para dar ainda mais força ao evento veio a Hang Loose, tradicional surfwear paulista que tem vasta história de apoio ao nosso esporte. A marca chega ao Arpoador através da loja Boards Co (Gal. River) e já chega apoiando o surfe local – atitude que está em seu DNA.

Portanto, deixamos aqui o nosso agradecimento à comunidade e aos associados que fazem o ASC ser um dos clubes de surfe mais consistentes do Brasil, e também aos novos patrocinadores e apoiadores que acreditaram na nossa história. Esperamos que essa parceria dure por décadas à frente!

O evento Cerveja Praya Arpoador Clássico 2020/21 é uma realização do Arpoador Surf Club (ASC). Patrocínio: Cerveja Praya. Co-patrocínio: Hang Loose. Apoio: Boards Co, Silverbay, La Carioca, Maxime, Acquatic, Fu Wax, Surfe TV, Artesanal Alimentos, Sacca, Kilhas Surf Club e Dojo Cid. Divulgação: Waves. Apoio institucional: FESERJ e Prefeitura do Rio.

Cartaz do Arpoador Clássico 2020/21.

Covid-19

Caso o evento seja realizado neste ano, serão adotados os mesmos protocolos de saúde elaborados pela FESERJ e aprovados para a competição de surfe nos Jogos Estudantis do Rio de Janeiro pelas Secretarias de Educação e de Esportes do Governo do Estado do Rio, além de serem respeitadas as Regras de Ouro e outras determinações da Prefeitura do Rio, a fim de se prevenir a contaminação por Covid-19 entre os participantes do evento.

Evento: Cerveja Praya apresenta Arpoador Clássico 2020/21

Categorias: Open (aberto), Grand-Master (40+), Legends Longboard (60+ local), Lendas do Arpex (60+ local) e Feminino (aberto local).

Período de Espera: Nov/20 a Mai/21.

Local: Praia do Arpoador (da Terceira Laje até o Arpoador Inn).

Patrocínio: Cerveja Praya.

Co-patrocínio: Hang Loose.

Apoio: Boards Co, Silverbay, La Carioca, Maxime, Acquatic, Fu Wax, Surfe TV, Artesanal Alimentos, Sacca, Kilhas e Dojo Cid.

Apoio de mídia: Waves.

Apoio institucional: FESERJ | Prefeitura do Rio.

Realização: Arpoador Surf Club – ASC.

Agradecimentos: Bruno BR do Fleshbeck Crew (ilustração do pôster), 3º SGMAR, 14ª Delegacia De Polícia Civil, 23º Batalhão De Polícia Militar, Favela Surf Clube e FESERJ.