Alas Pro Tour

Campeões definidos em El Salvador

Miguel Tudela, Sol Aguirre, Tao Rodríguez e Martín Pérez são campeões continentais Alas 2021, em El Salvador.

0
Martín Pérez, Tao Rodríguez, Sol Aguirre e Miguel Tudela.Philippe Demarsan
Martín Pérez, Tao Rodríguez, Sol Aguirre e Miguel Tudela.

Com o encerramento do Surf City El Salvador Alas Pro Tour 2021, entre os dias 2 e 5 de dezembro nas ondas de Punta Roca, em El Salvador, foram definidos os campeões continentais das quatro categorias que participaram no Circuito Alas 2021.

Os peruanos Miguel Tudela e Sol Aguirre são os campeões continentais no Masculino e Feminino. Tao Rodríguez do Panamá é o campeão continental Júnior e Martín Pérez da Argentina no Longboard.

Este ano, o circuito visitou o México, teve duas etapas consecutivas no Peru e encerrou na lendária Punta Roca, em El Salvador.

De acordo com o regulamento, atletas tiveram direito a um descarte das quatro etapas realizadas. Assim, para ser campeão, o peruano Miguel Tudela venceu a primeira etapa em Acapulco, no México, em uma final intensa contra o brasileiro Ryan Kainalo, somando 6.600 pontos. Nos eventos em casa, Miguel chegou às quartas de final e fechou a prova com 450 ponto. Em Miraflores, somou 670 pontos ao terminar em quarto lugar no evento.

Em El Salvador, ao chegar à final somou pelo menos 12.946 pontos (eliminando seu pior resultado do ano), o que impossibilitou seu rival mais próximo de vencê-lo. “Tem sido um ano de muitos altos e baixos para mim e estou super feliz por encerrá-lo com este título. O Alas foi o início da minha carreira. O primeiro campeonato fora de casa que ganhei foi aqui mesmo em Punta Roca, no Júnior e fico feliz que esse título tenha sido conquistado em um lugar tão especial”, diz Miguel.

Miguel Tudela, vencedor da categoria Open.Philippe Demarsan
Miguel Tudela, vencedor da categoria Open.

No Open Feminino, a também peruana Sol Aguirre começou o ano com vitória no México, obtendo 2.475 pontos, na primeira etapa do Peru obteve 670 pontos em Punta Rocas (seu menor resultado do ano) e a vitória em Miraflores lhe rendeu mais 1000 pontos.

Em El Salvador, ao chegar ao 3º round, chegou a 4.848 pontos no ranking, ficando inatingível pelas outras adversárias. “Estou muito feliz e muito grata. Tudo foi muito espontâneo. Este ano tem sido forte, com muitos altos e baixos, vinha de um momento de baixa, tanto física como mentalmente, mas estava lutando e os resultados começaram a aparecer”, fala Sol. “Para todos que passam por momentos difíceis, nunca desista e tente ser positivo. As coisas acontecem se você se esforçar e nunca desistir”.

No Júnior, o panamenho Tao Rodríguez foi vice-campeão no México, enquanto no Peru obteve 870 pontos em Punta Rocas e venceu em Miraflores para somar mais 1.000 pontos. Em El Salvador, ao chegar à final da prova, atingiu o total mínimo de 4.419 pontos (subtraindo a menor pontuação), conquistando a vitória final no Campeonato Continental de Juniores.

“Esta vitória é uma grande motivação, agora vou com tudo sabendo que posso alcançá-lo. Também estou satisfeito por ter me saído muito bem no Open, que há um ano não teria acreditado. Estou muito feliz com tudo isso”, celebra o Campeão Júnior.

Tao Rodríguez, campeão Júnior.Philippe Demarsan
Tao Rodríguez, campeão Júnior.

Na categoria Longboard, Martín Pérez contou com um bom resultado para superar o peruano Picolo Clemente em pontos e conquistar o terceiro título Alas de sua carreira, avançando para a final e vencendo o evento em El Salvador.

Pérez competiu em uma das etapas no Peru onde somou 730 pontos, depois viajou para o Brasil onde somou mais 763 e em El Salvador precisava estar pelo menos em segundo lugar para somar um total de 3.385, o suficiente para ultrapassar Clemente e ganhar o Título Continental mais uma vez.

“Tudo foi dado, o mar e Deus decidiu. Sempre houve vontade de começar e terminar coisas e isso é fruto de tudo o que procurava. El Salvador é um país magnífico para mim. Nas últimas provas do ano tive muito trabalho, mas na realidade tudo o que errei nos outros torneios deu para fazer aqui”, diz o tricampeão do Longboard.

As categorias Longboard Feminino e SUP Surf tiveram apenas uma etapa neste ano. O Longboard Feminino foi disputado no Rio de Janeiro, Brasil, onde a vencedora foi Cristiana Pires e no SUP Surf, a etapa foi disputada em Punta Rocas, no Peru, onde venceu Tamil Martíno.

Top 5 Alas Pro Tour 2021

Open Masculino

1 Miguel Tudela – Peru
2 Alonso Correa – Peru
3 Francisco Bellorín – Venezuela
4 Ryan Kainalo – Brasil
5 Tomás King – Costa Rica
5 Jean Carlos González – Panamá

Open Feminino

1 Sol Aguirre – Peru
2 Havanna Cabrero – Porto Rico
3 Analí Gómez – Peru
4 Daniella Rosas – Peru
5 Lucia Cosoleto – Argentina

Júnior

1 Tao Rodríguez – Panamá
2 Ryan Kainalo – Brasil
3 Sam Reidy – Costa Rica
4 Darshan Antequera – Costa Rica
5 Tosh Talbot – Canadá

Longboard Masculino

1 Martín Pérez – Argentina
2 Piccolo Clemente – Peru
3 Tzahi Poo Vázquez – México
4 Sebastián Cárdenas – Peru
5 William Saldaña – Peru

Longboard Feminino

1 Cristiana Pires – Brasil
2 Maina Thompson – Brasil
3 María Fernanda Reyes – Peru
4 Rayane Amaral – Brasil
5 Luana Soares – Brasil
5 Evelyn Neves – Brasil

Sup Surf

1 Tamil Martino – Peru
2 Sebastian Gómez – Peru
3 Vania Torres – Peru
4 Esteban Rubio – Peru
5 Lucia Cosoleto – Argentina
5 Rodrigo Dibos – Peru