Circuito Baiano 2024

Davi Silva vence em Itacaré

Davi Silva leva categoria profissional do Itacaré Surf Festival, primeira etapa do Circuito Baiano 2024, na Praia da Tiririca (BA).

Palco de campeonatos internacionais de surfe, a Praia da Tiririca, em Itacaré (BA), prometeu muito e entregou tudo no último final de semana, durante a realização do Itacaré Surf Festival, primeira etapa do Circuito Baiano de Surf de 2024.

Itacaré recebeu atletas de 15 municípios diferentes da Bahia e até surfistas de Sergipe, Minas Gerais e Espírito Santo para participar da competição nas categorias de base (Sub 08 a Sub 18), Feminino e Profissional e Local.

O evento também funcionou como teste para as operações do Centro de Treinamento de Surf da Praia da Tiririca, o primeiro centro público do esporte na Bahia.

O CT terá a gestão da Associação de Surf de Itacaré, uma das mais antigas associadas da Federação Baiana de Surf.

Tiririca sem defeitos – O campeonato começou na última sexta-feira (23) com as classificatórias Local e Profissional. A chuva veio forte durante boa parte do dia – o que não atrapalhou na performance dos atletas e nem espantou o público.

No sábado o tempo deu uma trégua, mas dentro da água o espetáculo continuou com mais classificatórias das categorias de base e as quartas de final. As altas ondas subiram o nível da competição.

No domingo o sol veio com tudo e tornou o espetáculo ainda melhor, com a praia lotada e uma participação incrível da torcida para prestigiar as grandes finais.

Davi Silva, local de Itacaré, foi o grande vencedor da categoria Profissional, levando para casa um prêmio de R$ 3 mil. No Feminino, Tamires Tocchine, foi a melhor e levou o troféu para Lauro de Freitas, enquanto Jerônimo Barros foi o melhor entre os 16 atletas participantes da categoria Local.

Os atletas da base foram bastante exigidos pelo nível de qualidade das ondas e não decepcionaram. Os primeiros lugares foram ocupados por Matheus Neves (Sub 18), Brayan Pessoa (Sub 16), Numa Lyori (Sub 14), João Jesus (Sub 12), Davi Lucca (Sub 10) e Artur Ralph (Sub 8).

Todos os atletas receberam kits e os primeiros quatro colocados de todas as categorias receberam medalhas e troféus.

Os dois primeiros colocados do Sub 12 ao Sub 18 e do Feminino receberam blocos e os atletas do Profissional levaram premiação em dinheiro, totalizando R$ 10 mil.

Benefícios para os atletas filiados – Uma das novidades de 2024 são os benefícios oferecidos aos atletas filiados à FBSurf, com descontos em entidades educacionais, lojas de equipamento e acessórios, surfwear, restaurantes e outros convênios que serão divulgados em breve.

O circuito vale para o ranking anual da FBSurf, que dá direito aos atletas a pleitear auxílios como o Bolsa Atleta e o Faz Atleta. O circuito baiano dá visibilidade e incentiva novos atletas a praticar e se dedicar ao esporte até atingir o índice de alto rendimento.

Resultados
Profissional

1 Davi Silva
2 Alandreson Martins
3 Taiwan Chan
4 Miguel Cerqueira

Sub 18

1 Mateus Neves
2 Gonçalo de Brito
3 Miguel Cerqueira
4 Vitor Gabriel

Sub 16

1 Brayan Pessoa
2 Yan Rodrigues
3 Vitor Gabriel
4 Numa Lyori

Sub 14

1 Numa Lyori
2 Yan Rodrigues
3 João Jesus
4 Guilherme Simões

Sub 12

1 João Jesus
2 Davi Lucca
3 Bernardo Lerner
4 Ruda Nascimento

Sub 10

1 Davi Lucca
2 Rafa Galeno
3 Ruda Nascimento
4 Yan Reis

Sub 8

1 Artur Ralph
2 Miguel Rodrigues

Feminino

1 Tamires Tocchine
2 Catarina Lorenzo
3 Deyse India
4 Samira Vitoria

Local

1 Geronimo Barros
2 Yago Silva
3 Daniel Matos
4 Rayan Fadul

Michelle des Bouillons desceu uma onda de quase 25 metros em Nazaré e pode entrar para a história como a mulher que surfou a maior de todos os tempos. Em entrevista exclusiva ao Waves, ela conta como chegou até aqui.

De Bells Beach a Raglan, Brasil vive quatro etapas de domínio histórico: vitórias, finais, nota 10 e os quatro primeiros do ranking mundial com a mesma bandeira.

Mais de cinquenta anos de câmera na mão: do Píer de Ipanema a Pipeline com Gerry Lopez, de Bob Marley no Havaí aos Rolling Stones no Maracanã. Fernando “Fedoca” Lima viveu e fotografou tudo isso. Agora reúne tudo em um livro.

Maior onda já surfada por uma mulher no Brasil é registrada por Michaela Fregonese durante swell histórico em Jaguaruna (SC)