Circuito Baiano

Campeões coroados no Itacarezinho

Confira campeões da última etapa do circuito baiano 2023, disputada na Praia do Itacarezinho, Itacaré (BA).

0

Altas ondas marcaram a etapa final do Campeonato Baiano de Surf neste último final de semana. Depois de passar pela Praia do Forte, Belmonte, Arraial d’Ajuda, Porto Seguro, Ilhéus e Salvador, chegou a vez de Itacaré receber mais um evento do circuito de 2023.

Entre os dias 24 e 26 de novembro, a Praia de Itacarezinho recebeu atletas de cinco modalidades, incluindo o Handsurf, Bodyboard e OC-4 Surf – que estrearam este ano no ranking da Federação Baiana de Surf.

Depois de um dia de muito sol e ondas tímidas, no sábado, a Praia de Itacarezinho mostrou toda a sua potência nas finais do domingo. Cerca de 60 atletas, de nove cidades da Bahia e Alagoas, se distribuíram entre as categorias de Surf Master (+35), Kahuna (+45) e Legend (+55); Longboard Open, Master e Feminino; Bobyboard Open e Feminino; Handsurf e OC-4 Surf, que é o surfe praticado em canoas havaianas.

As baterias finais foram disputadas onda a onda, com algumas viradas de pontuação nos instantes últimos minutos. Mais uma vez, a categoria Legend foi uma das mais aclamadas, com grandes nomes da história do esporte baiano disputando e inspirando as novas gerações.

O Longboard Feminino também marcou presença, incluindo a disputa de mãe e filha, Julieta Montero e Manuelle, de 9 anos, na mesma bateria.

A etapa da Praia do Itacarezinho manteve as premiações em dinheiro para as categorias Master e Longboard, além de blocos de pranchas. Os campeões do Bodyboard e Hhandsurf receberam pranchas e acessórios e todos os atletas receberam kits da FBSurf, além de troféus ou medalhas. O circuito valeu pontos para o ranking anual da FBSurf, que dá direito aos atletas a pleitear auxílios como o Bolsa Atleta.

Com o encerramento do Campeonato Baiano, a FBSurf celebra um ano de muitas conquistas. Ter realizado um campeonato com oito etapas, distribuídas entre o Litoral Norte, o Extremo Sul e o Sul da Bahia, incluindo uma etapa na capital Salvador, é considerado uma grande conquista, segundo a organização.

A Bahia também se destacou em competições nacionais e internacionais. Sua equipe de base (Sub 8 a Sub 18) participou de todas as etapas do campeonato brasileiro, sendo a equipe nordestina melhor colocada no ranking final, com o 5º lugar, e o título da atleta Maria Eduarda César como a campeã brasileira da categoria Sub 16.

No Parasurf, quem brilhou foi Dijackson Santos, também conhecido como Gato de Botas, que se tornou Campeão Brasileiro e garantiu uma vaga no Mundial ISA de Parasurf na Califórnia (EUA). Dijackson Santos demonstrou toda a sua habilidade e conquistou o título internacional, colocando a Bahia no alto do pódio.

Resultados

Surf Master (+35)

1 Wallace Sampaio
2 Alanderson Martins
3 Marcelo Alves
4 Fernando Eloy

Surf Kahuna (+45)

1 Jerônimo Bomfim
2 Adriano Prado
3 Marcelo Bacana
4 Jr. Man

Surf Legend (+55)

1 Gabriel Macedo
2 Paulo Falcon
3 Ewandro Balalai
4 Pauletti

Longboard Open

1 Luan Araújo
2 Alanderson Martins
3 Daniel Chaves
4 Wanderson Santos

Longboard Master

1 Daniel Chaves
2 Alandreson Martins
3 Jonas Santos
4 Fernando Eloy

Longboard Feminino

1 Lara Rodrigues
2 Cecília Alves
3 Julieta Montero
4 Manuelle Montero

Handsurf

1 Lucas Nelli
2 Jonatas Lins
3 Wellington Santos
4 Delmivar

Bodyboard Open

1 Lucas Santos
2 Andre Borges
3 Lucas Rodrigues
4 Gabriel Santos

Bodyboard Feminino

1 Talita Dias
2 Thianda Mayrink
3 Liz Bensabath
4 Isabela Lobo

OC-4 Surf

1 CPP Extreme Porto
2 CPP Extreme Arraial
3 CPP Jamaica