Brasileiro de Água Doce

Disputa rola no Mosqueiro

Ilha do Mosqueiro (PA) recebe quarta edição do Campeonato Brasileiro de Surfe em Água Doce, neste fim de semana (19 a 21).

0
Evento rola na Ilha do Mosqueiro (PA).Jeremy Dias
Evento rola na Ilha do Mosqueiro (PA).

Entre os dias 19 e 21 de novembro as Praias do Farol e Maraú, na Ilha do Mosqueiro (PA), serão palcos da quarta edição do Campeonato Brasileiro de Surfe em Água Doce. O evento promete agitar surfistas e simpatizantes do esporte em águas paraenses, na disputa pelo título de Campeão Brasileiro de Surfe em Água Doce, homologado pela Confederação Brasileira de Surfe.

O campeonato é um dos mais importantes para a Região Norte do país e promete mobilizar os principais surfistas do Pará e estados vizinhos. Ao contrário do que muitos pensam, não é somente a pororoca que gera boas ondas em rios. Grandes massas de água, quando atingidas pelos ventos, criam ondulações. Ao chegarem à praia quebram e, muitas vezes, até perfeitamente. A diferença é que a densidade da água de rio é menor do que do mar. Isso acaba exigindo pranchas específicas para essa condição.

Nayson Costa, atual sexto colocado do ranking nacional, é um dos favoritos. Local da Praia de Salinas, o talentoso surfista tem colecionado bons resultados e promete dar trabalho. Outros nomes de destaque local também são esperados, como Rafael Correia, Gustavo Roberto, Bruno Soares, Thiago Costa, Nadson Costa e o eterno ídolo do surfe paraense, Sandro Buguelo.

“Nos últimos anos o surfe paraense tem crescido muito. Grandes eventos têm contribuído para o surgimento de grandes atletas. E tem uma nova geração chegando com muita sede de evolução para manter o ritmo do crescimento em alta”, declarou Noélio Sobrinho, organizador do evento.

Evento contará com quatro categorias: Open, Master, Local e Expression Session.Jeremy Dias
Evento contará com quatro categorias: Open, Master, Local e Expression Session.

Além dos surfistas locais, também são esperados visitantes vindos de diversos estados. Já confirmaram suas vagas os atletas Amauri Oliveira (MA), Luciano Cavalcante (CE), Isaías Silva (CE), Júnior Rocha (RN) e outros.

O evento contará com quatro categorias: Open, Master, Local e uma Expression Session. Serão distribuídos 11 mil reais em premiação. Para inscrições e mais informações, contactar Noélio Sobrinho: (91) 98166-7005.