Mundial de Bodyboard

Interferência gera polêmica

David Barbosa é vice-campeão do Mundial em Iquique, Chile; revoltado com interferência no brasileiro na semifinal, Tristan Roberts desabafa: "Alguns caras precisam jogar sujo para ganhar e procurar uma saída fácil, e eu acho que ele conseguiu".

0

Uma situação polêmica na semifinal marcou o último dia do Bellavista Bodyboard Pro, etapa válida pela divisão de acesso do Mundial de Bodyboarding, em Iquique, Chile.

Líder do ranking da elite mundial, o sul-africano Tristan Roberts fez uma nota 10 e investiu em outra onda no duelo contra o brasileiro David Barbosa, que também vinha arrepiando na competição. David tinha a prioridade e, ao notar que o adversário foi na onda, dropou mais atrás.

Depois de analisar as imagens, os juízes aplicaram interferência em Tristan, que perdeu a sua segunda nota na bateria e passou a computar apenas os 10 pontos obtidos anteriormente.

David acabou levando a melhor com notas 6.00 e 5.50. Em entrevista, o brasileiro revelou que ficou decepcionado com a reação do adversário, a quem considerava um ídolo, e que não gostou do que ouviu de Tristan na água depois da interferência. O jovem carioca também argumentou que não fez nada de errado e não violou o livro de regras. Também citou sua grande inspiração, o 6 vezes campeão mundial Guilherme Tâmega, como um atleta que sempre foi extremamente competitivo na água e não hesitava em usar as regras a seu favor.

Polêmica à parte, David Barbosa faz campanha brilhante e fica com o vice-campeonato.

Já Tristan fez um desabafo em sua conta nas redes sociais. “Alguns caras precisam jogar sujo para ganhar e procurar uma saída fácil, e eu acho que ele conseguiu. Eu confiei muito em esportividade e definitivamente sei que não devo cometer esse erro novamente. Eu estava realmente empolgado com este evento e gostei de ser parte dele. Terceiro lugar para mim. Obrigado a todos vocês pelo apoio, eu realmente agradeço. Estou definitivamente desapontado, mas é apenas um lembrete de que a vida nem sempre é justa”, escreveu o sul-africano.

Na final, David fez uma ótima apresentação e chegou a liderar o placar com 8.25 e 7.50, mas o chileno Alan Muñoz, que tinha 9.50 na melhor onda, virou a disputa com 8.65, faturando o título em Iquique.

Para competir em Iquique, o brasileiro que lidar com a perda de um grande amigo, o que levou David às lágrimas em alguns depoimentos concedidos à APB, inclusive nesta sexta-feira, antes de enfrentar Tristan Roberts na semifinal.

Gabriel Braga também brilha na etapa chilena.

Outro brasileiro que chegou ao último dia da categoria masculina foi Gabriel Braga. Em uma batalha eletrizante nas quartas de final, Braga caiu diante de Tristan Roberts, autor de 18.75 pontos, contra 16.25 do brasileiro.

Entre as mulheres, melhor para a chilena Anais Velis, que bateu a japonesa Sari Ohhara por 15.00 a 11.90 pontos.

A melhor brasileira foi Isabela Sousa, derrotada por Velis na semifinal.

Agora, os atletas terão dois eventos de Grand Slam pela frente, também no Chile. O próximo desafio é o Antofagasta Bodyboard Festival, de 4 a 14 de julho. Em seguida, a cidade de Arica recebe o Arica Bodyboard Culture, de 19 a 28 de julho.