Jaws Challenge

Billy é tri

Billy Kemper vence o Jaws Challenge pela terceira vez na carreira.

0
Billy Kemper vence o Jaws Challenge pela terceira vez na carreira.

O havaiano Billy Kemper voltou a mostrar sua incrível sintonia com Pe´ahi e venceu o Jaws Challenge pela terceira vez na carreira.

Billy chegou a ficar perto da eliminação na semifinal, mas pegou um tubo nos minutos finais e barrou o brasileiro Lucas Chumbo, sétimo colocado na prova.

Já na decisão, o local de Maui somou 7.70 e 8.07 nas duas melhores ondas, levando a melhor numa batalha acirrada com o conterrâneo Kai Lenny, vice-campeão com 8.33 e 6.90.

“Ontem (segunda-feira) foi, provavelmente, o dia mais radical da competição, mas hoje também deu ondas incríveis para terminar o evento”, disse Billy Kemper. “Esta vitória é para a minha mãe, que está sempre olhando por mim. Menos de um mês e meio atrás, eu estava sentado numa clínica em Los Angeles, fazendo exames de ressonância magnética, me perguntando se seria capaz de surfar neste inverno. Eu rasguei o adutor no meu quadril, mas fiquei treinando forte por quatro meses seguidos com o Kahea Hart e meus nutricionistas, para estar hoje aqui, então estou muito feliz”.

Kai Lenny fica com o vice-campeonato.

Os locais de Jaws dominaram as quatro primeiras posições no pódio, com Albee Layer terminando em terceiro lugar e Tyler Larronde em quarto.

Único estrangeiro na final, o sul-africano Grant Baker ficou com o quinto lugar, seguido pelo havaiano Koa Rothman, do North Shore de Oahu.

O big rider Lucas “Chumbo” Chianca, campeão da etapa de Nazaré em Portugal no ano passado e vice neste ano, chegou perto do pódio em Pe´ahi. Ele disputou o primeiro confronto da terça-feira e sua maior nota foi 5.00, suficiente para avançar para as semifinais em terceiro lugar na bateria vencida por Nathan Florence, com o também havaiano Albee Layer passando em segundo. Ambos com mais de 17 pontos, contra 14.83 do surfista de Saquarema (RJ).

Nas semifinais, Chumbo até conseguiu uma nota maior, 5.77, mas perdeu a vaga na grande final para o campeão do Jaws Challenge, Billy Kemper, que ficou em terceiro com 18.70 pontos, superando os 16.31 do brasileiro. Albee Layer venceu com 22.43 pontos e o sul-africano Grant Baker, que impediu o bicampeonato de Lucas Chianca em Nazaré, passou em segundo para mais uma decisão com 19.77.

Lucas Chumbo Chianca perde nos minutos finais e fica em sétimo lugar.WSL / Hallman
Lucas Chumbo Chianca perde nos minutos finais e fica em sétimo lugar.

Resultado do Jaws Challenge 2018

1 Billy Kemper (HAV)
2 Kai Lenny (HAV)
3 Albee Layer (HAV)
4 Tyler Larronde (HAV)
5 Grant Baker (AFR)
6 Koa Rothman (HAV)

Ranking do Big Wave Tour

1 Grant Baker (AFR) 16.305
2 Billy Kemper (HAV) 13.345
3 Kai Lenny (HAV) 12.543
3 Lucas Chianca (BRA) 12.543
5 Natxo Gonzalez (ESP) 8.596
6 Albee Layer (HAV) 7.638
7 Alex Botelho (POR) 6.828
8 Tyler Larronde (HAV) 6.366
9 Russell Birke (AUS) 6.050
10 Nathan Florence (HAV) 5.722