Itacoatiara Big Wave 2023

Sinal verde em Niterói

Organização confirma Sinal Verde e chamada para Itacoatiara Big Wave 2023 acontece neste sábado (15) em Niterói (RJ).

0

A janela para o Itacoatiara Big Wave 2023 (IBW), em Niterói (RJ), está aberta e tem duração até 31/8/2023. A primeira chamada do evento acontece neste sábado (15), às 7h30. Organização dá sinal ver após chegada de swell potente.

Será o primeiro ano que Itacoatiara recebe uma competição integralmente dedicada ao tow in. Itacoatiara possui as condições mais desafiadoras do país para prática dessa modalidade em razão da potência e tamanho de suas ondas aliada a uma condição muito difícil de navegação na arrebentação.

É esperada a participação de atletas da elite da modalidade no Brasil como Lucas Chumbo, Lucas Fink, Pedro Calado, Ian Cosenza, Michelle de Bouillions, Michaela Fregonese, Alemão de Maresias, Valentim Neves, Kalani Latanzi e Gabriel Sampaio. Além desses, a cidade recebe também atletas do Chile, Peru e Portugal.

Durante a janela de competição serão feitas até duas chamadas para as sessões de tow in na Praia de Itacoatiara. As sessões serão realizadas quando as previsões indicarem potentes ondulações e ventos favoráveis.

Os atletas terão as ondas registradas por cinegrafistas. Após o encerramento da janela as ondas serão julgadas por uma Comissão de Arbitragem profissional com base nos critérios internacionais adotados para o surfe de ondas grandes. A competição distribui R$ 85 mil em prêmio a ser dividido entre surfistas, pilotos e cinegrafistas que registrarem as ondas vencedoras.

Nos últimos anos o IBW se consolidou como a principal competição de surfe de ondas grandes do Brasil e em 2023 com a modalidade tow in o projeto dá o primeiro passo em direção a internacionalização no âmbito da recente parceria celebrada com Nazaré.

“Nosso intuito é ampliar o intercâmbio do IBW com as competições de surfe de ondas grandes e tow in em locais de referência como Pico Alto (Peru), Punta de Lobos (Chile) e Nazaré (Portugal). Dessa forma, daremos visibilidade a Itacoatiara além de desenvolver o esporte”, diz Alexey Wanick, diretor executivo do IBW.

O IBW 2023 é organizado pela Prefeitura de Niterói por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, com apoio da NOB, Jappa da Quitanda, Brodão Brasil e da Secretaria Municipal do Clima. O campeonato vai ter transmissão ao vivo no Instagram do Itacoatiara Big Wave.

Memória Big Wave 2022

Gabriel Sampaio e Willyam Santana sagraram-se campeões do Itacoatiara Big Wave 2022, ao descer ondas consideradas entre as maiores já surfadas no Brasil. O atleta de Niterói garantiu, à época, o lugar mais alto do pódio na modalidade remada ao surfar ondas potentes, uma delas com seis metros, em condições extremas e adversas, na Praia de Itacoatiara. Já o sergipano Willyan Santana levou o título no tow-in se destacando nas duas sessões na Laje do Shock.

A competição, que foi realizada entre junho e agosto, os atletas surfaram grandes ondulações e as ondas foram registradas em vídeo e enviadas para serem julgadas por um comitê técnico especializado. A paranaense Michaela Fregonese recebeu uma menção honrosa pela atitude e estilo que a levaram à quarta colocação na categoria entre 10 competidores. Ela ainda encarou a maior onda já surfada por uma mulher em Itacoatiara e no Brasil em todos os tempos, de cinco metros de altura.