Half Moon Bay

Adrenalina em Mavericks

Barco com fotógrafos é arrastado por série gigante na Califórnia (EUA); Lucas Chumbo bota pra baixo.

4

O bicho pegou em Mavericks, Califórnia (EUA), no decorrer desta semana.

Um swell começou a bombar na terça-feira, ganhando ainda mais força na quinta, quando as ondas atingiram até 60 pés nas maiores séries, cerca de 20 metros de altura. “Foi facilmente o maior surfe que já tivemos aqui em mais de 12 anos”, diz o fotógrafo Frank Quirarte.

“O que estava acontecendo nesta manhã, eu só vi talvez duas ou três vezes antes. Parece um monumento nacional nesse tamanho. É como verificar as cataratas de Niagara”, conta o big rider Peter Mel, que remou ao lado do filho John, 18 anos.

No meio da sessão, um barco cheio de fotógrafos se posicionou em um local muito perigoso na água. “Eu vi esse mesmo capitão na segunda-feira, quando estava menor, e um monte de barcos estava realmente perto do pico – muito perto. O cara voltou direto para lá hoje, antes mesmo de ver uma onda da série”, conta Frank Quirarte.

Para azar da tripulação, uma bomba acabou despontando no horizonte e fez com o que o barco virasse, varrendo-o até a bancada de pedras no inside.

Alguns fotógrafos estavam sem roupas de borracha e passaram por um grande perrengue enquanto o barco era destruído pelas ondas.

Além do barco, foram perdidos um jet-ski, duas câmeras e muitos equipamentos importantes. “Tudo o que perdemos é substituível. Poderia ter sido muito, muito pior”, disse Frank Quirarte.

Veja alguns vídeos: