Bianca Buitendag

Medalhista anuncia aposentadoria

Bianca Buitendag anuncia aposentadoria após conquista da medalha de prata nas Olimpíadas de Tóquio.

0
Bianca Buitendag foi eleita rookie do ano em 2013.

Medalhista de prata nas Olimpíadas de Tóquio, Bianca Buitendag anunciou a sua aposentadoria do esporte após a estreia do surfe nos Jogos em Chiba, no Japão. A sul-africana tem apenas 27 anos e estreou no CT em 2013.

A surfista anuncia a aposentadoria no ponto mais alto de sua carreira, com a conquista da inédita medalha de prata olímpica. Ela disputou a final dos Jogos na Praia de Tsurigasaki com a havaiana Carissa Moore, que levou o ouro.

Bianca terminou em oitavo lugar na classificação em sua primeira temporada no CT (2013), e foi eleita a rookie do ano. No ano seguinte, conseguiu melhorar ainda mais o seu desempenho, e ficou na sétima posição. A sul-africana consolidava-se como um dos grandes nomes da nova geração.

Em 2015, Bianca confirmou as expectativas e terminou a temporada como número 4 do mundo. Porém neste mesmo ano, a morte do pai abalou profundamente a surfista, que tinha 22 anos.

Desde então, a sul-africana oscilou muito nas competição e acabou fora da elite do surfe mundial. A redenção veio nas Olimpíadas de Tóquio, em que ela ganhou a vaga para participar como melhor surfista africana.

“Que maneira de cruzar a linha final! Esta medalha marca o final de um lindo capítulo na minha vida. Nos Jogos Olímpicos vesti pela última vez a lycra de competição. Desde que o meu pai faleceu, as minhas ambições de vida mudaram drasticamente. O meu coração rapidamente se afastou do objetivo de perseguir notas em baterias. Passaram-se mais de 5 anos, o tempo suficiente para respeitar todos os objetivos a que me propus, ao meu lindo país, a mim e a tantas pessoas. Os jogos olímpicos alinharam-se, coincidentemente, como a oportunidade perfeita para este final”, explicou.

“Saí por cima”, comentou. “Aproveitei todas as oportunidades que o surfe me deu e por razões pessoais e muitas outras, eu estou preparada para a próxima fase da minha vida. É um momento histórico, e só vou perceber a magnitude disso daqui a alguns dias, mas é incrível. Eu acho que choramos porque não temos palavras. E apesar de ser um esporte individual, desta vez estamos representando países”, acrescentou.