Austrália

Mulheres lutam por igualdade

Longboarder australiana protocola petição, para que governo exija igualdade de gênero a clubes e eventos que pedem financiamento governamental.

0
Lucy Small protocola petição que exige mudanças na legislação de New South Wales – Austrália, 2021Arquivo Pessoal
Lucy Small protocola petição que exige mudanças na legislação de New South Wales – Austrália, 2021

A longboarder australiana Lucy Mall está batalhando pela igualdade de gênero na Austrália. Ela protocolou um petição ao governo de New South Wales, para que eles considerem uma atualização nas regras de financiamento governamental em eventos esportivos do estado.

A petição cobra do governo que examine a igualdade de gênero em clubes esportivos que pleiteiam subsídios ou financiamento. Os clubes que se candidatam precisam mostrar que oferecem prêmios em dinheiro, oportunidades, instalações e empregos para mulheres e homens, igualitariamente.

“Pedimos que a igualdade de gênero seja uma condição para que as organizações esportivas recebam subsídios, financiamentos e licitações do governo estadual”, diz Lucy na campanha em seu site. “Solicitamos que o governo de NSW mude seus requisitos para os clubes comunitários para especificar a igualdade de gênero e oportunidades iguais como uma pré-condição para o clube receber financiamento, subsídios e propostas”.

Em 2018, a WSL anunciou igualdade de premiações entre homens e mulheres nas competições da entidade. A regra começou a valer a partir de 2019 e segue até hoje. Apesar de ser a tendência, essa ainda não é a realidade de muitos eventos locais.