Acidente fatal

Foil tira vida na Espanha

Jacobo Rodríguez, surfista de 51 anos, morre depois de sofrer acidente com foilboard na praia de Salinas, Espanha.

0
Espanhol Jacobo Rodríguez morre depois de acidente com foil.

Jacobo Rodríguez, de 51 anos, era um surfista querido pela sua comunidade, conhecido entre os seus amigos e familiares pelas suas viagens pelo mundo e pela sua ligação à música e à arte – era filho do artista Ramón Rodriguez, fundador da Escola Municipal de Cerâmica de Avilés e diretor da Casa da Cultura de Avilés. Jacobo especializava-se no foil e nas ondas gigantes, tendo chegado a participar no evento de ondas grandes La Vaca Gigante.

Na última sexta-feira, durante uma session com amigos, Jacobo estava na água com um foil, quando sofreu uma paragem cardio respiratória. Apesar de oficialmente não ter sido confirmada a causa, o site Surftotal apurou junto de diversas pessoas próximas de Jacobo, tendo algumas delas confirmado, que ele foi atingido pelo próprio Foil, o que deve ter sido a provável causa de sua morte.

Os amigos o retiraram da água, onde estavam três salva-vidas, já fora de serviço, e posteriormente chegou uma ambulância e um helicóptero. Depois de uma hora e meia, Jacobo foi reanimado e estabilizado, e em seguida levado para o hospital. Todavia, ele acabou por falecer no dia seguinte.

O perfil de instagram de La Vaca Gigante fez um post sobre o falecimento do surfista, onde escreveu: “Descansa em paz, Jacobo. Foi um prazer tê-lo no evento e é uma notícia terrível perdê-lo. Os nossos sinceros pêsames à família e amigos”. Jacobo tinha uma mulher e dois filhos.

O debate sobre o uso do foil é recorrente na comunidade do surfe europeu, com argumentos que defendem que a prática apresenta um risco elevado para os surfistas e para quem está por perto. Alguns lugares já consideraram banir a prática, havendo inclusive já uma proibição em Anglet, na França.

Fonte Surf Total