Violência em Ala Moana

Abellira hospitalizado no Havaí

Jornal havaiano confirma rumores de que o legend Reno Abellira está hospitalizado depois de ser atacado por um homeless em Ala Moana, sul da ilha de Oahu, Havaí.

0
Legend havaiano Reno Abellira recupera-se de um ataque sofrido em Ala Moana.

Reno Abellira, 71, legend do surfe havaiano, foi hospitalizado no Queen’s Medical Center na semana passada. A informação foi confirmada pelo site do jornal Star-Advertiser. Porém, o portal não conseguiu verificar detalhes de sua hospitalização.

Darrick Doerner, big rider e ex-salva-vidas da cidade de Honolulu, residente do North Shore e amigo próximo de Abellira por 40 anos, disse que recebeu um telefonema na semana passada informando que Abellira foi encontrado inconsciente, “em coma, com gravidade, correndo risco de vida, depois de ser ferido supostamente por um homeless”, em Ala Moana Beach Park, lado sul da ilha de Oahu.

“Ele foi agredido”, disse Doerner. “Alguém ligou para o 911, ele foi transportado para o Queen’s e permanece na UTI.”

Doerner disse que Abellira vem lutando por muito tempo com a falta de moradia e, embora amigos tenham tentado ajudar, não conseguiram obter carteira de motorista, cartão do Seguro Social, cartão de débito ou outros documentos que o permitissem trabalhar ou receber benefícios sociais, incluindo vale-refeição.

“É muito, muito doloroso. E as pessoas ficam muito magoadas ao pensar que isso aconteceu com um mestre do esporte, de estilo revolucionário, um homem intelectualizado e super inteligente”, disse Doerner, acrescentando que espera que a triste notícia seja um despertar para a comunidade e os líderes políticos fornecerem apoio aos sem-teto, “centenas de pessoas que vivem em nossos parques, que são viciadas em drogas e não têm condições de voltar ao sistema.“

De acordo com o livro de Matt Warshaw, Encyclopedia of Surfing, publicado em 2003, Abellira começou a surfar aos 4 anos em Waikiki, mas não conseguiu sua primeira prancha até os 11 anos.

Abellira venceu o Hawaiian Noseriding Contest em 1966, o primeiro evento de surfe profissional do estado, e a divisão juvenil do Makaha International em 1966 e 1967, e mais tarde se tornou o campeão da categorai Junior do Havaí em 1968, fazendo sua estreia internacional no Campeonato Mundial de Surf em Porto Rico naquele ano também.

Abellira ganhou os títulos estaduais do Havaí em 1970 e 1972, estrelou as inovadoras Expression Sessions de 1970 e 1971 e “venceu o havaiano Jeff Hakman por uma fração de ponto” para ganhar o Smirnoff Pro de 1974, “realizado em um surfe cataclísmico de 30 pés em Waimea Bay ”, escreveu Warshaw.

Jill “Corky” Summers, jornalista de surfe, moradora de Kahuku e amiga de Abellira, disse em um telefonema na manhã de segunda-feira que ele estava em boa forma no dia 25 de agosto, quando ela o entrevistou em Sunset Beach para um documentário sobre Dick Brewer, shaper lendário do Havaí. “Reno parecia estar bem; ele estava cheio de energia, alegria e inteligência ”, disse ela.

Fonte Star Advertiser