Surfers of Fortune

Necessário e obrigatório

Clássico do surfe dos anos 90 retrata Kelly Slater em início de carreira. Filme cult revive espírito livre e autêntico do surfe de aventura.

Clássico absoluto do surfe nos anos 90, Surfers of Fortune é daqueles filmes que marcam uma geração. Se você nunca ouviu falar, provavelmente nasceu depois de 1985. E mesmo que tenha nascido antes, ainda vale — e muito — dar o play.

Lançado em VHS pela Quiksilver em 1994, o filme é estrelado por um jovem Kelly Slater no auge de sua juventude e prestes a dominar o mundo do surfe competitivo.

Cabeludo e despretensioso, Slater embarca com o time Quiksilver para uma jornada por ondas perfeitas e exóticas, sobretudo nas águas cristalinas da Indonésia.

Surfers of Fortune é uma cápsula do tempo. É a essência dos anos 90 filmada com maestria, acompanhada por uma trilha sonora pulsante e paisagens de tirar o fôlego.

Um dos momentos mais marcantes é quando Slater surfa as linhas perfeitas de Lance’s Right — também conhecida como Hollow Trees — numa performance de tubo que ainda hoje figura entre as melhores já registradas.

A abertura do filme é uma pequena pérola por si só. Em tom descontraído, Slater responde à pergunta de um amigo sobre por que não venceu o título mundial naquele ano com um simples:

“Estava ocupado demais pra me concentrar nisso.” “Com o quê?” “Compartilhando”, responde ele, mergulhando no mar apenas pelo prazer de surfar.

Trinta anos depois, o que impressiona ainda mais é o fato de Slater ainda estar em atividade, competindo no circuito mundial, como se o tempo tivesse dado uma trégua à sua lenda.

Com Slater, Tom Carroll, Ross Clarke-Jones, Matt Hoy e outros viciados em viagens e ondas perfeitas, o filme é um clássico.

A trilha sonora reúne nomes como Beek, Anzio Bridgehead, Frank Black, Mother Earth, Why Things Burn, US3 e Greg Osby — a moldura sonora perfeita para um road movie aquático que respira liberdade, amizade e espírito de aventura.

Se você ama o surfe, este é daqueles filmes obrigatórios. Assista. Reassista. E compartilhe.

Fonte Analog Sponsor

Michelle des Bouillons desceu uma onda de quase 25 metros em Nazaré e pode entrar para a história como a mulher que surfou a maior de todos os tempos. Em entrevista exclusiva ao Waves, ela conta como chegou até aqui.

De Bells Beach a Raglan, Brasil vive quatro etapas de domínio histórico: vitórias, finais, nota 10 e os quatro primeiros do ranking mundial com a mesma bandeira.

Mais de cinquenta anos de câmera na mão: do Píer de Ipanema a Pipeline com Gerry Lopez, de Bob Marley no Havaí aos Rolling Stones no Maracanã. Fernando “Fedoca” Lima viveu e fotografou tudo isso. Agora reúne tudo em um livro.

Maior onda já surfada por uma mulher no Brasil é registrada por Michaela Fregonese durante swell histórico em Jaguaruna (SC)