North Shore

Pipeline épico em outubro

Rainha da Costa Norte de Oahu quebrou de gala nos últimos dias e nomes de peso fizeram sessões memoráveis no tradicional pico havaiano.

0

A rainha da Costa Norte de Oahu, Pipeline, quebrou de gala nos últimos dois dias, fato muito raro para o mês de outubro. Ondas épicas e condições consideradas ideais, apesar da época do ano, atraíram alguns dos maiores nomes do surfe havaiano e mundial para sessões memoráveis.

O tricampeão mundial John John Florence foi um dos destaques, pegando um tubaço épico (veja no player acima). Além dele, a lista de estrelas na bancada incluiu Nathan Florence e Ivan Florence, Jamie O’Brien, Zeke Lau, Barron Mamiya, Kiron Jabour, Joey Johnston, Koa Rothman, Noach Beschen, Billy Kemper, Mascon Ho, entre outros.

O havaiano Nathan Florence fez questão de registrar o momento, publicando uma foto em seu Instagram com a galera reunida em Pipe. “Uma baita equipe de Pipeline durante a sessão da tarde de ontem (segunda-feira). A pior e melhor equipe para surfar (risos), mas 100% a mais divertida para os espectadores na praia. É bom estar de volta”, escreveu, evidenciando a vibração do crowd em dias de gala.

Outro local de peso, Jamie O’Brien, também celebrou a excelência do mar. Utilizando as mídias, Jamie compartilhou imagens do surfe em seu canal e expressou sua surpresa: “É bom estar de volta à Pipe… e desta vez com minha família assistindo lá de casa”, disse O’Brien, ressaltando que nunca viu Pipeline tão boa nessa época do ano.

Ondulação rara de outubro

A temporada regular de grandes ondulações para a Costa Norte de Oahu é gerada por tempestades no Pacífico Norte. As melhores condições estão geralmente associadas a ondulações de Noroeste (NW), com ligeiras variações Nor-Noroeste (NNW) ou Oeste-Noroeste (WNW) também contribuindo para a perfeição das ondas. O auge é de dezembro ao final de fevereiro, durante o inverno no Hemisfério Norte.

A explicação para as condições, que normalmente se intensificam mais para o fim do ano, vem de Kevin Wallis, responsável pelas previsões do pico na Surfline. “O melhor swell de Noroeste (NW) do início da temporada — e uma das melhores ondulações de NW de outubro na memória recente — chegou durante o dia de segunda-feira. O mar sólido continua hoje (terça-feira), com Backdoor também entrando na jogada. As ondas continuam bombando o dia todo de boas a ótimas condições, com ventos de Leste de moderados a fortes”, afirmou Wallis.

Segundo o geógrafo marinho da Universidade Federal Fluminense, Eduardo Bulhões, o período atual, entre setembro e novembro, é classificado como pré-temporada, uma fase de transição para o inverno, com swells gradualmente mais intensos. A intensidade e a qualidade vistas nesta semana em Pipeline confirmam a possibilidade de janelas de perfeição raras antes do auge do inverno havaiano. “A julgar pela qualidade das ondas que vimos neste último swell de pré-temporada os próximos meses no Havaí prometem”, afirma Eduardo.

Confira mais imagens