Ver essa foto no Instagram
A rainha da Costa Norte de Oahu, Pipeline, quebrou de gala nos últimos dois dias, fato muito raro para o mês de outubro. Ondas épicas e condições consideradas ideais, apesar da época do ano, atraíram alguns dos maiores nomes do surfe havaiano e mundial para sessões memoráveis.
O tricampeão mundial John John Florence foi um dos destaques, pegando um tubaço épico (veja no player acima). Além dele, a lista de estrelas na bancada incluiu Nathan Florence e Ivan Florence, Jamie O’Brien, Zeke Lau, Barron Mamiya, Kiron Jabour, Joey Johnston, Koa Rothman, Noach Beschen, Billy Kemper, Mascon Ho, entre outros.
O havaiano Nathan Florence fez questão de registrar o momento, publicando uma foto em seu Instagram com a galera reunida em Pipe. “Uma baita equipe de Pipeline durante a sessão da tarde de ontem (segunda-feira). A pior e melhor equipe para surfar (risos), mas 100% a mais divertida para os espectadores na praia. É bom estar de volta”, escreveu, evidenciando a vibração do crowd em dias de gala.
Outro local de peso, Jamie O’Brien, também celebrou a excelência do mar. Utilizando as mídias, Jamie compartilhou imagens do surfe em seu canal e expressou sua surpresa: “É bom estar de volta à Pipe… e desta vez com minha família assistindo lá de casa”, disse O’Brien, ressaltando que nunca viu Pipeline tão boa nessa época do ano.
Ver essa foto no Instagram
Ondulação rara de outubro
A temporada regular de grandes ondulações para a Costa Norte de Oahu é gerada por tempestades no Pacífico Norte. As melhores condições estão geralmente associadas a ondulações de Noroeste (NW), com ligeiras variações Nor-Noroeste (NNW) ou Oeste-Noroeste (WNW) também contribuindo para a perfeição das ondas. O auge é de dezembro ao final de fevereiro, durante o inverno no Hemisfério Norte.
A explicação para as condições, que normalmente se intensificam mais para o fim do ano, vem de Kevin Wallis, responsável pelas previsões do pico na Surfline. “O melhor swell de Noroeste (NW) do início da temporada — e uma das melhores ondulações de NW de outubro na memória recente — chegou durante o dia de segunda-feira. O mar sólido continua hoje (terça-feira), com Backdoor também entrando na jogada. As ondas continuam bombando o dia todo de boas a ótimas condições, com ventos de Leste de moderados a fortes”, afirmou Wallis.
Segundo o geógrafo marinho da Universidade Federal Fluminense, Eduardo Bulhões, o período atual, entre setembro e novembro, é classificado como pré-temporada, uma fase de transição para o inverno, com swells gradualmente mais intensos. A intensidade e a qualidade vistas nesta semana em Pipeline confirmam a possibilidade de janelas de perfeição raras antes do auge do inverno havaiano. “A julgar pela qualidade das ondas que vimos neste último swell de pré-temporada os próximos meses no Havaí prometem”, afirma Eduardo.
Confira mais imagens











