Por Trás da Foto

A fera e o felino

Estreia do fotógrafo Jair Bortoleto como colunista do Waves traz clique emblemático de Picuruta Salazar em Santos.

Renomado fotógrafo da Baixada Santista (SP), Jair Bortoleto estreia como colunista do Waves. A seção Por Trás da Foto vai trazer histórias curiosas dos cliques que marcaram a carreira do fotógrafo até agora. Confira abaixo:

“Antes de tirar essa foto, tive alguns contatos com o Picuruta. Guardo dois deles na memória. O primeiro foi quando mudei do interior para Santos, em 1994. Estava no Carrefour de São Vicente quando o vi passar. Na hora contei para minha mãe quem era o Picuruta. Ele percebeu que estávamos olhando e veio conversar. Minha mãe disse que eu era surfista e ele gentilmente deu um incentivo.
A outra vez foi alguns anos depois, surfando no Píer (era assim que a molecada chamava o Emissário Submarino). Eu já tinha feito a transição da pranchinha para o longboard e estava no fundo, esperando a onda. Ficava observando ele surfar sem parar, pegando uma após outra. Então veio a minha e remei. Quando fui ficar de pé, ele veio mais do fundo e subiu na prancha. Já ia parar de remar, quando ele gritou ‘vai!’. Continuei e fiquei de pé, corri para o bico, enquanto ele gritava surfando a onda atrás de mim.
Achei que ele tinha ficado bravo, mas os gritos eram de incentivo. Nem preciso dizer como aquele momento foi gratificante. Anos depois, em 2005, comecei a fotografar o projeto Alma Santista, e logicamente entrei em contato com Picuruta. Marcamos um dia em frente à sua escola, no Píer.
Estava intimidado, pois ele foi um dos primeiros que fotografei para o projeto. O Picuruta não parava de me provocar, deve ter percebido minha apreensão. Naquela época não havia apenas cachorros no Píer, também tinha gatos, e foi com um deles que saiu essa foto emblemática do Picuruta posando com o felino.
Este clique ficou para minha história como um dos mais importantes da minha carreira e foi publicado no livros Alma Santista e A Primeira Palavra. Picuruta é com certeza a figura mais importante do surfe brasileiro, pois sua carreira e história transcendem a sua própria pessoa.”

Michelle des Bouillons desceu uma onda de quase 25 metros em Nazaré e pode entrar para a história como a mulher que surfou a maior de todos os tempos. Em entrevista exclusiva ao Waves, ela conta como chegou até aqui.

De Bells Beach a Raglan, Brasil vive quatro etapas de domínio histórico: vitórias, finais, nota 10 e os quatro primeiros do ranking mundial com a mesma bandeira.

Mais de cinquenta anos de câmera na mão: do Píer de Ipanema a Pipeline com Gerry Lopez, de Bob Marley no Havaí aos Rolling Stones no Maracanã. Fernando “Fedoca” Lima viveu e fotografou tudo isso. Agora reúne tudo em um livro.

Maior onda já surfada por uma mulher no Brasil é registrada por Michaela Fregonese durante swell histórico em Jaguaruna (SC)