O campeonato internacional de surfe Capítulo Perfeito powered by Billabong alcançou um marco histórico em sua edição de 2025, realizada na praia de Carcavelos, em Cascais, Portugal. O evento, que consagrou o norte-americano Cam Richards como campeão, registrou uma audiência máxima de mais de 70 milhões de pessoas em 87 países através da transmissão ao vivo assegurada pela SPORT TV, SPORT TV África e Webcast (em português e inglês).
Os números expressivos foram divulgados pela organização em um relatório que marca o início da preparação para a edição de 2026. O promotor do evento, Rui Costa, entregou balanço ao vereador do departamento de Desporto na Câmara Municipal de Cascais, Francisco Kreye.
Projeção e retorno midiático
A visibilidade do Capítulo Perfeito de 2025 extrapolou as transmissões tradicionais, atingindo um alcance de 114 milhões de pessoas nas redes sociais, com um total de 2347 menções entre janeiro e abril. Somente no Instagram, foram registradas mais de 781 mil contas alcançadas e cerca de 2,8 milhões de impressões.
Segundo um relatório da agência Cision, o evento gerou um retorno midiático de mais de 14,5 milhões de euros (cerca de R$ 90,66 milhões) em publicidade e informação, impulsionado por mais de duzentas notícias e trezentas publicações em mídias nacionais e internacionais. O torneio teve destaque em veículos especializados em surfe de todo o mundo, como Waves (América do Sul), Stab (EUA), Surfer (EUA), Inertia (EUA) e Tracks (Austrália).
“Os números agora revelados refletem a notoriedade crescente do Capítulo Perfeito, que em 2025 alcançou o maior número de espectadores e retorno midiático de sempre, fruto do excelente trabalho que tem sido feito com Cascais e com o Turismo de Portugal. Apresentar este balanço agora é um bom impulso para enfrentarmos a próxima fase de preparação da edição de 2026, onde teremos o desafio de continuar a surpreender o público e fazer crescer o evento ainda mais globalmente”, diz Rui Costa, promotor do evento.
Destaques e inovações na praia
A 11ª edição foi marcada pela maior infraestrutura de transmissão de sua história, utilizando três câmeras fixas, duas portáteis, um drone, uma câmera de água e um estúdio de transmissão em inglês, garantindo a qualidade da experiência para o público global.
Na praia de Carcavelos, o evento atraiu cerca de 20 mil pessoas ao longo do dia da prova, que puderam assistir ao vivo às performances de alguns dos melhores tube riders do mundo.
Um dos destaques da edição foi o Special Women Heat, uma bateria inédita que reuniu as melhores surfistas portuguesas da atualidade e gerou mais de 150 mil visualizações nas plataformas digitais, com vitória de Yolanda Hopkins.
Forte presença brasileira
O Brasil manteve sua tradição de forte representatividade no Capítulo Perfeito. Surfistas brasileiros de destaque em tubos têm marcado presença em diversas edições, como Bruno Santos, campeão em 2015, Lucas Chumbo Chianca, Adriano de Souza, e Pedro Calado, que alcançou o pódio em 2025, terminando em 4º lugar. Outros grandes nomes que participaram incluem Victor Bernardo, Pedro Scooby, Lucas Silveira, Kailani Rennó e o saudoso Ricardo dos Santos.
Valorização de Cascais
A parceria com a Câmara Municipal de Cascais e o Turismo de Portugal também contribuiu para a projeção do evento. Um vídeo em conjunto com o Turismo de Portugal e Visit Cascais, que explorou a experiência de alguns surfistas após o campeonato, registrou mais de 110 mil visualizações no YouTube.
“O Capítulo Perfeito representa para a Câmara Municipal de Cascais uma oportunidade estratégica de projeção nacional e internacional. Este evento reforça a imagem de Cascais como destino de excelência ligado ao mar, ao esporte e ao turismo sustentável. Além do impacto midiático, gera dinamização econômica, atrai visitantes e valoriza a ligação cultural e identitária da comunidade local com o surfe e a onda, tubo perfeito”, declara Francisco Kreye, vereador da Câmara Municipal de Cascais.
Capítulo PerfeitoSobre o Capítulo Perfeito
O Capítulo Perfeito é um campeonato internacional de surfe que reúne anualmente os melhores surfistas nacionais e internacionais, especialistas em tubos, no melhor dia de surfe do inverno português. Inserindo-se na categoria de specialty events, a prova tem como premissa ser realizada estritamente em condições consideradas perfeitas: ondas grandes e tubulares, o momento maior da modalidade. Nesta competição especial só os tubos são pontuados, não sendo considerada nenhuma outra manobra para a pontuação dos competidores.
O Capítulo Perfeito tem um período de espera de dois meses entre janeiro e março, sendo que o alerta para a realização da prova é dado com apenas 72 horas de antecedência, após um acompanhamento e apreciação detalhados das previsões do mar e da atmosfera. Desta forma, a organização assegura a realização do campeonato num só dia de ondas perfeitas, proporcionando aos fãs do surfe o espetáculo mais aguardado da temporada: os melhores surfistas nas melhores ondas.
O Capítulo Perfeito é um evento móvel que, ao longo dos anos, tem acontecido em diferentes praias do país, todas elas reconhecidas internacionalmente pela qualidade das suas ondas, como são os casos da praia de Supertubos, em Peniche (2012 e 2013); praia do Norte na Nazaré (2016 e 2017/2018); e praia de Carcavelos em Cascais (2014, 2015, 2019/2020, 2022, 2023, 2024). Em 2025, a prova aconteceu novamente em Carcavelos, onde celebrou a 11ª edição.









































