Capítulo Perfeito 2024

Décima edição marcada em Carcavelos

Capítulo Perfeito powered by Billabong está confirmado para 2024 em Carcavelos, Portugal, com Nic Von Rupp na defesa do título.

0

A praia de Carcavelos, no Concelho de Cascais, Portugal, recebe a 10ª edição do Capítulo Perfeito powered by Billabong, campeonato internacional de surfe que, em 2024, volta a reunir alguns dos mais consagrados tube riders da atualidade num dos melhores beach breaks do país, conhecido mundialmente pela qualidade das suas ondas.

O Capítulo Perfeito é um campeonato internacional de surfe que reúne anualmente os melhores surfistas nacionais e internacionais, especialistas em tubos, no melhor dia de surfe do inverno português. Inserindo-se na categoria de specialty events, a prova tem como premissa realizar-se estritamente em condições consideradas perfeitas: ondas grandes e tubulares, o ex-libris da modalidade. Nesta competição especial, só os tubos (manobra-rainha do surf) são pontuados, não sendo consideradas outras manobras para o score dos competidores.

O município de Cascais reforça, assim, o seu lugar de destaque na cronologia desta competição especial de tubos, com a praia de Carcavelos como palco do Capítulo Perfeito powered by Billabong pela sexta vez e por ocasião do seu 10º aniversário, marco histórico que será devidamente assinalado com grandes novidades por parte da organização, especialmente ao nível dos surfistas convidados.

O presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, revelou o entusiasmo por voltar a ser o anfitrião de um evento que tem se destacado pela espetacularidade das ondas e das performances dos surfistas, atraindo milhares de fãs à praia e alcançando, em 2023, um universo de 63 milhões de pessoas em todo o mundo na transmissão ao vivo.

“O nosso posicionamento externo também se faz pela afirmação de Cascais como palco de grandes eventos”, diz Carreiras. “É muito positivo para o país aproveitar o patrimônio na cadeia de valor do mar e nas suas enormes potencialidades. Saudamos o regresso, uma vez mais, do Capítulo Perfeito a Cascais e à praia de Carcavelos. Estou certo de que será um grande espetáculo competitivo para a vastíssima tribo do surfe de Cascais e para o público que nos acompanhará em todo o mundo”, conclui.

O promotor do evento, Rui Costa, também se congratula por mais um retorno do Capítulo Perfeito powered by Billabong a Carcavelos, revelando que a 10ª edição trará importantes novidades.

“Fomos sempre muito bem recebidos no Conselho de Cascais e 2024 não será exceção, com a certeza de que a praia de Carcavelos será capaz de voltar a oferecer aos surfistas convidados condições de classe mundial, projetando Portugal e as suas ondas no exterior. Mais uma vez, prometemos um grande espetáculo com os melhores surfistas nas melhores ondas e com grandes novidades que estamos preparando para aquela que será a 10ª edição e um marco histórico para o Capítulo Perfeito”.

Com a sua participação assegurada por convite direto da organização, o português Nic Von Rupp destaca igualmente Carcavelos como um local de excelência para a realização do Capítulo Perfeito powered by Billabong, ele que se tornou o recordista de vitórias do evento ao alcançar o triunfo na edição deste ano naquela praia, depois de ter vencido a prova em 2013, nos Supertubos, e 2014, também em Carcavelos.

“Todos sabemos que, nos seus melhores dias, Carcavelos é único. As condições são épicas. Quando ganhei o Capítulo Perfeito no início deste ano, tinham passado 10 anos desde a minha primeira vitória, por isso vou voltar com toda a força para defender o título. A concorrência tem aumentado de ano para ano e 2024 não será diferente, o que é positivo porque eleva o nome do evento e quanto melhor a concorrência melhor saber ganhar, que é o que estou empenhado em fazer”, afirma Nic Von Rupp.

O lançamento oficial da 10ª edição do Capítulo Perfeito powered by Billabong acontece na primeira semana de janeiro, quando serão conhecidos os surfistas convidados da organização e a lista de candidatos que será submetida aos votos do público.

Ressalte-se que este é um evento especial que tem como objetivo consagrar o melhor tube rider entre atletas portugueses e estrangeiros, sendo a única competição de surfe no mundo em que uma parte dos participantes é indicada pelos fãs (através de votação online). O evento tem como premissa ser realizado no melhor dia do inverno português, contando com um período de espera de dois meses durante o qual as previsões são monitorizadas por especialistas de forma a garantir que a competição aconteça nas melhores condições de surfe que Portugal consegue produzir (ondas grandes, tubulares e perfeitas). Os competidores e o público são notificados da realização da prova com apenas 72 horas de antecedência.

10 anos de Capítulo Perfeito

“A 10ª edição representa 10 anos de crescimento e de reconhecimento crescente no exterior. Representa também o solidificar da marca Capítulo Perfeito, que este ano vamos assumir definitivamente como marca única (sem tradução para inglês, como vínhamos fazendo nas edições anteriores). Começamos como um evento doméstico, apenas com surfistas portugueses e uma estrutura modesta montada na praia. Hoje são os próprios atletas, todos eles lendas internacionais, que em alguns casos nos procuram para participar, vindos dos EUA, Havaí, Austrália, África do Sul e outros países da Europa. A estrutura do campeonato praticamente iguala os grandes eventos mundiais da modalidade em dimensão e preparação para receber o público, e a sua ativação envolve quase uma centena e meia de profissionais. Este crescimento está também patente no próprio prize money da prova, que este ano terá um incremento muito significativo, sendo a maior premiação já atribuída numa competição de surf de DNA 100% português, à qual acrescentam-se ainda prêmios de performance. Cada vez mais, o Capítulo Perfeito é visto como um asset valioso não só para as marcas como para as próprias instituições, com a Câmara Municipal de Cascais e o Turismo de Portugal como dois dos nossos maiores parceiros, pela contribuição ímpar que o evento tem dado ao nível da divulgação e consolidação de Portugal (e Cascais em particular) como destino de surf premium. Em 10 anos, evoluímos para um certame competitivo de alcance mundial e um forte atrativo no mercado de investimento junto das marcas que procuram promover-se através do estilo de vida único do surfe, não sendo por acaso que as mídias internacionais se referem a nós como um dos maiores campeonatos de surfe na Europa alheio a qualquer organismo mundial. 10 edições é um número redondo mas obviamente não queremos ficar por aqui. O objetivo é continuar a crescer em premiação e notoriedade e continuar a proporcionar aos fãs da modalidade em Portugal e no mundo o maior espetáculo de surfe que o nosso país consegue oferecer.”, disse Rui Costa.

Sobre o Capítulo Perfeito

O Capítulo Perfeito é um campeonato internacional de surfe que reúne anualmente os melhores surfistas nacionais e internacionais, especialistas em tubos, no melhor dia de surfe do inverno português. Inserindo-se na categoria de specialty events, a prova tem como premissa realizar-se estritamente em condições consideradas perfeitas: ondas grandes e tubulares, o ex-libris da modalidade. Nesta competição especial só os tubos (manobra-rainha do surf) são pontuados, não sendo consideradas outras manobras para o score dos competidores.

O Capítulo Perfeito tem um período de espera de dois meses entre janeiro e março, sendo que o alerta para a realização da prova é dado com apenas 72 horas de antecedência, após um acompanhamento e apreciação detalhados das previsões do mar e da atmosfera. Desta forma, a organização assegura a realização do campeonato num só dia de ondas perfeitas, proporcionando aos fãs do surfe o espetáculo mais aguardado da temporada: os melhores surfistas nas melhores ondas.

O Capítulo Perfeito é um evento móvel que, ao longo dos anos, tem tido lugar em diferentes praias do país, todas elas reconhecidas internacionalmente pela qualidade das suas ondas, como são os casos da praia de Supertubos em Peniche (2012 e 2013), praia do Norte na Nazaré (2016 e 2017/2018) e praia de Carcavelos em Cascais (2014, 2015, 2019/2020, 2022 e 2023). Em 2024, a prova terá novamente lugar em Carcavelos, onde celebrará a sua 10ª edição.