Arpoador Surf Club

Zazá manda bem na Open

0

 

Zazá vence pela primeira vez no Arpoador (RJ) e assume o segundo lugar no ranking do circuito local. Foto: Barbara Becker.

A Associação dos Surfistas do Arpoador promoveu no último sábado a segunda etapa do Circuito Osklen Surfing Arpoador Surf Club 2013.

 

As previsões indicavam tempo bom e uma pequena ondulação de sudeste, que deveria proporcionar marolas bem divertidas devido ao excelente fundo que está rolando no Arpex. Com isso, a organização não teve dúvidas em fazer a chamada e os atletas compareceram, lotando todas as vagas das sete categorias, numa verdadeira confraternização de surfistas. 

 

Na categoria Open, o goofy Eduardo Valiera, o “Zazá”, venceu pela primeira vez no ASC e diante da família que estava presente na praia. Na final, Zazá derrotou Bruno Coutinho, autor da maior nota da bateria (9,33), numa onda recheada das suas tradicionais pancadas de backside.

 

Zazá não se intimidou e, variando bem as manobras, conseguiu duas ondas muito boas (notas 8,53 e 7,77), vencendo com autoridade. Os outros dois finalistas foram os surfistas do Cantagalo Rômulo do Patrocínio, o “Bula” (3º), e Magno Neves, o “Nem” (4º). Ambos surfaram muito bem na final e mostraram estar em excelente forma.

 

Com estes resultados, Bula assumiu a liderança do ranking, que conta os três melhores resultados de cada atleta no ano. Em segundo aparece Zazá, e em terceiro está Nem. O vencedor da primeira etapa, Leonel Brizola, e o atual campeão do Circuito, Rafael Cury, não puderam competir por motivo de contusão. Porém, ambos ainda estão no páreo considerando que serão feitos dois descartes no ranking final.

 

Na Master, a categoria com o maior número de atletas, foram feitas três baterias de triagem para o evento principal, e o destaque foi o surfista australiano Ben Silk, o “Silky”, que impressionou a todos pela sua fluidez e bela linha de surf. Os outros classificados pela triagem foram Pedro Secco e Guilão.

 

No evento principal, destaque para a terceira bateria. O veterano Marcelo Boscoli pegou uma das melhores ondas do campeonato (nota 9,33), mas, mesmo assim, foi derrotado pelo vencedor da primeira etapa, Fernandinho do Leme, que mostrou continuar em grande forma, fazendo duas boas ondas (notas 7,83 e 7,33). As semifinais foram marcadas por um show de Alberto Castro, o “Betinho Dengue”, que pegou as melhores ondas e surfou com muito estilo, fluidez e velocidade para fazer notas 8,83 e 7,33.

 

A final foi toda de Fernandinho do Leme, que inverteu tudo nas rasgadas para fazer a melhor onda da bateria (nota 8,33) e vencer o australiano Silky (2º), o Betinho (3º), e o local Luís Leal (4º).

 

Com este resultado, Fernandinho disparou na liderança do ranking, somando dois primeiros lugares, o que o coloca em grande vantagem, já que terá mais três etapas para fazer um bom resultado.

 

Na categoria dos veteranos, a Legends Longboard, o vencedor da primeira etapa, Roberto Coelho, venceu novamente e se distanciou do segundo colocado (na etapa e no ranking) Otavio Pacheco. Completaram a final Guingo (3º) e Roni Veloso (4º).

 

Na Feminino, destaque para Gabriela Pulcherio, a Gabi, vencendo pela primeira vez com uma excelente escolha de ondas. Em segundo ficou a atual campeã do Circuito, Ariane Mateik, e em terceiro ficou a vencedora da primeira etapa, Mari Taboada. Ambas inverteram bem a prancha nas manobras, porém, em ondas menores que as da Gabi. Com estes resultados, a Mari segue líder com a Ariane (2ª) e a Gabi (3ª) em sua cola.

 

Na Mirim, destaque para João Pedro Olinto, que venceu a etapa e lidera o ranking, com Gabriel Medeiros em segundo.

 

Na Iniciante, um show do jovem talento local e atleta do Favela Surf Clube, Anderson Carvalho, o “Picachu”. Ele dominou a bateria e venceu com folga (notas 8,17 e 7,50) o seu maior rival no Arpoador, o amigo Mancine Carvalho (notas 4,33 e 3,83), que segue líder do ranking.

 

Na Infantil, Bernardo Bordovsky, outro jovem talento local, se destacou ao pegar boas ondas e rasgar com muita fluidez, não dando chances aos demais competidores. Com esta vitória, a primeira no ASC, Bê dispara na liderança do ranking.

 

O resto da história pode ser conferido pelas fotos no Facebook da Associação e na página da fotógrafa Bárbara Becker.

 

A terceira etapa e a etapa especial Osklen Surfing Arpoador Clássico estão em espera por altas ondas e podem acontecer a qualquer momento. 

 

Para mais informações sobre o Circuito e os resultados das duas primeiras etapas, acesse o site da ASC.

 

O Arpoador Surf Club agradece a todos que nos ajudaram a viabilizar esse circuito: o patrocinador Osklen Surfing, os apoiadores The Bar Surfshop, Art in Surf, Forever Living, Soul Traveler, e Waves.

 

Agradecemos ainda ao apoio institucional da Subprefeitura da Zona-Sul, da FESERJ, e da E-Brigade. E, por fim, agradecemos a nossa equipe de trabalho, os atletas, fotógrafos, e toda a galera local que apoiou e prestigiou. 

 

Resultados da 2ª etapa do Circuito Osklen Surfing ASC 2013


Open

 

1 Eduardo Zazá

2 Bruno Coutinho

3 Rômulo Bula  

4 Magno Nem  

 

Master

 

1 Fernandinho do Leme 

2 Silky (Aus)   

3 Betinho Dengue 

4 Luis Leal     


Legends Longboard

 

1 Roberto Coelho   

2 Otavio Pacheco  

3 Guingo        

4 Roni Veloso     

 

Feminino

 

1 Gabriela Pulcherio  

2 Ariane Mateik      

3 Mari Taboada      

4 Cristiana Goes           

 

Mirim

 

1 João Pedro Olinto    

2 Gabriel Medeiros         

3 Gabriel Sulima              

4 Felipe Metsavaht         

 

Iniciante

 

1 Anderson Picachú   

2 Mancine Carvalho       

3 Lucca                          

4 Filipe Caetano              

 

Infantil

 

1 Bernardo Bordovsky    

2 Douglas DDD           

3 Gabriel Iriarte             

4 Bernardo Olinto 

 

Ranking atualizado após a realização da segunda etapa

 

Open


1 Rômulo Bula, 1944

2 Eduardo Zazá, 1810

3 Magno Neves Nem, 1624

4 Leonel Brizola, 1500

 

Master


1 Fernandinho do Leme, 2450

2 Eduardo Chalita, 1885

3 Betinho Dengue, 1871

4 João Paulo JP, 1694

 

Legends Longboard


1 Roberto Coelho, 2500

2 Otávio Pacheco, 2250

3 Roni Veloso,  1958

4 Gagoo, 1512

 

Feminino

 

1 Mari Taboada, 2310

2 Ariane Mateik, 2210

3 Gabriela Pulcherio, 2061

4 Cris Góes, 1724

 

Mirim

 

1 João Pedro Olinto, 1900

2 Gabriel Medeiros, 1710

3 Felipe Metsavaht, 1319

4 Benito, 729

 

Iniciante


1 Mancine Carvalho, 2056

2 Valentina Bertrando, 1000

2 Anderson Picachú, 1000

4 Rafa Lobo, 656

 

Infantil


1 Bernardo Bordovsky, 2350

2 Douglas DDD, 2228

3 Bernardo Olinto, 1458

4 Raphael Castro, 810