Depois de anunciar uma interferência do havaiano Ezekiel Lau e a classificação de Filipe Toledo, a World Surf League voltou atrás e retirou a punição ao havaiano, que questionou a decisão dos juízes alegando que não surfou a sua última onda depois de a sirene tocar.
Clique aqui para ver ao vivo
Segundo Kieren Perrow, comissário da WSL, as imagens foram reavaliadas e a entidade optou por assumir o erro e pedir desculpas aos atletas e fãs do esporte.
O havaiano liderava a disputa com 7.90 e 8.83 quando bloqueou uma onda de Filipe nos segundos finais.
“No momento em que a bateria termina, todas as prioridades se encerram. O vermelho (lycra utilizada por Ezekiel) dropou logo depois da sirene”, explicou Richie Porta, head judge da World Surf League, quando a comissão técnica aplicou a interferência em Ezekiel.
Filipinho também fez uma ótima apresentação nas difíceis condições do mar em Bells e chegou a arrancar a maior nota do duelo (9.00) em uma onda muito bem surfada, com direito a um aéreo rodando.
A interferência chegou a fazer Ezekiel despencar de primeiro para terceiro lugar, ficando atrás ainda de Adriano de Souza, autor de 8.43 e 5.77.
Com a mudança, Ezekiel avança às quartas e Filipe terá encarar o australiano Joel Parkinson na quinta fase.
Veja a explicação de Kieren Perrow