Roni Ronaldo

Um quarentão garoto

0

 

Conheci o Roni Ronaldo na praia do Silveira, Garopaba (SC), em 1997. Naquele dia pedi para ele fazer algumas imagens.

 

A partir desta época presenciei momentos incríveis, um estilo impecável, radical e um posicionamento perfeito na laje.

 

Com 43 anos e mais de 30 anos de surf – no currículo muitas viagens, competições e prêmios -, Roni Ronaldo prova que surfar bem não tem idade.

 

Fizemos uma trip para o Peru com o freesurfer Carlos Ilha, em 2011.

 

Aos seus 41 anos, eu ouvi a molecada do Rio de Janeiro (RJ) comentar que ele estava arrepiava no inside um surf de garoto de 15.

 

Lembro bem, ainda no ano passado, quando conversávamos em sua pousada. O tempo estava chuvoso e o swell não chegava a meio metro.

 

Foi naquele clima pouco animador que Roni me convidou pra uma queda. Ele alertou sobre condições melhores na Barrinha (SC), num local mais protegido. Pensei comigo: que cara fissurado!

 

Toda esta dedicação e foco vieram na forma de resultado nas competições.

 

Em 2012, ele segraou-se campeão brasileiro Grand Master pela CBS (Confederação Brasileira de Suf), campeão catarinense Master, quarto colocado na categoria Brasileiro Master pela Abrasp (Associção Brasileira de Surf Profissional) e, de quebra, foi campeão brasileiro de Wakeboard em Brasília (DF), em pleno no Lago Paranoá.

 

No inicio de 2013, Roni Ronaldo conquistou o segundo lugar na primeira etapa do Grand Master. O objetivo desta temporada é conquistar uma das duas vagas para o Mundial Master. Com a garra de um garoto e o surf no pé, quem dúvida?

 

Free surfer e fotógrafo, David Nagamini é correspondente do Waves. Clique aqui para saber mais sobre seu trabalho.