Vivendo há três anos em Cote Basque, França, o santista Thiago Tipas, 27 anos, volta ao lar para rever a família e os amigos antes de embarcar para a Indonésia, onde vai produzir material para o seu patrocinador enquanto treina para a perna européia do WQS.
Ele começou a surfar aos 11 anos no Canal 4, onde o mar de Santos é mais cavado e ele pôde aprimorar sua manobra preferida, o aéreo.
Cansado da falta de oportunidade no Brasil, onde fazia bico de motoboy, ele vendeu a moto e partiu para a América Central há cinco anos, chegando lá com US$ 200 no bolso para tentar a vida.
Depois de dois anos na Costa Rica, ele conheceu o vídeo maker Tim Davies, que produz vídeos para a Santa Cruz, uma das grandes marcas do skate e surf mundial. Davies achou o seu estilo parecido com o do lendário Matt Archbold e mandou imagens dele para a sede européia na Inglaterra.
Desde então, o santista mudou-se para França, onde trabalha na área de construção e faz vídeos promocionais para a Santa Cruz, como este acima, no qual ele ensina a técnica do aéreo, produzido pelo próprio Tim Davies, assim como outros vídeos do atleta.
Enquanto está no Brasil, Tipas aproveita para treinar apnéia com o professor Rodrigo de Deus, do Integral Surf Treino, um programa de treinamento específico para surfistas, visando iniciar a temporada de 2010 bem preparado.