VQS Bunda Fish

Thiaguinho decola no Sul

0

 

Thiago Guimarães, campeão da categoria Pro / Am em Itajaí (SC). Foto: Osvaldo Pok Jr.

Aconteceu no último sábado (16/03), na praia Brava, Itajaí (SC), a primeira etapa do VQS Brasil Totally Crustaceos Tour 2013. A largada pela disputa da passagem para Fiji e a vaga para o VQS World Champs 2013 teve início com a etapa Bunda Fish e eletrizantes disputas marcaram a competição.

 

Clique aqui para ver as fotos

 

Na categoria Pro / Am (15 a 20 anos), os atletas fizeram da água um “campo de batalha”, e de suas manobras inovadoras suas armas. O grande destaque da primeira fase na categoria Pro / Am foi Igor Moraes, de São Paulo, e Yago Dora, de Santa Catarina. Ambos mostraram no seu repertório manobras inovadoras e bastante habilidade nas condições do mar no sábado pela manhã.

 

Na segunda fase da categoria Pro / Am, os destaques foram dois jovens garotos que destruíram uma bateria que era vista como a mais “sinistra” do segundo round. O local do pico Matheus Navarro mostrou bastante intimidade com as ondas, entrando em sintonia com o mar, e o praiagrandense Marcos Corrêa, que simplesmente não tomou conhecimento dos seus adversários e atropelou todos com manobras aéreas e muita técnica e estilo no seu surf.

 

Já no round 3 (terças-de-final), o grande destaque ficou para Deivid Silva, de Guarujá, que executou manobras fortes e aéreos muito na base, garantindo sua passagem para a semifinal, e para Igor Moraes, de Maresias, que fez a única nota 10 do evento, executando um Slob Air 360 perfeito, com muita habilidade e velocidade na rotação, aterrissando perfeitamente e garantindo vaga na semi.

 

As semifinais foram compostas por duas baterias de três atletas cada, garantindo quatro surfistas na final. O destaque ficou para Wesley Leite, de Ubatuba, que já vinha fazendo boas baterias, mostrando que está com o aéreo no pé e boas manobras no seu repertorio, além de Thiago Guimarães, de Peruíbe.

 

Thiaguinho veio comendo pelas beiradas mostrando bastante experiência em todas as baterias, sempre fazendo o necessário para avançar e garantir passagem para carimbar vaga na final.

 

Na final, integrada por Deivid Silva, de Guarujá, Thiago Guimarães, de Peruíbe, Wesley Leite, de Ubatuba e Igor Moraes, de Maresias, os competidores entraram para o tudo ou nada e deram um show de surf.

 

Thiago Guimarães já saiu imprimindo um ritmo muito forte na bateria e em 6 minutos deixou dois atletas em combinação de notas, pois Thiago “quebrou” uma esquerda com boas manobras e uma linha de surf e estilo bastante inovador, e na sequência arriscou um aéreo 360 em uma junção forte caindo na base da onda e voltando na manobra, já ficando em uma situação bastante confortável na bateria final, o que forçou os outros atletas a arriscarem.

 

Foi o que Igor Moraes fez, mesmo não conseguindo pontos suficientes para sagrar-se campeão, ficando com a segunda colocação, deixando Wesley Leite em terceiro lugar e Deivid Silva, que mandou um aéreo full rotation e quase voltou, na quarta colocação. Caso ele tivesse voltado a história da Pro / Am teria sido outra.

 

Já na categoria Sub 14, os jovens talentos impressionaram a todos na praia. Maturidade e consciência competitiva fora do normal, mostrando nitidamente que o trabalho de surf no Brasil gera safras e safras e que poderemos esperar boas promessas pela frente.

 

Matheus Herdy, de Santa Catarina, que está surfando muito e que com certeza “vai longe”, mostrou que tem o DNA no sangue da família e surfou muito; Luan Garcia, também de Santa Catarina mostrou manobras fortes e uma noção de competição muito boa para a idade que tem; Renan Pulga, de São Paulo, surfou com muita velocidade nas manobras; Raul Reis que migrou da região nordeste para Ubatuba, São Paulo, também “quebrou” nas baterias com manobras inovadoras e Eduardo Motta, da praia Branca, Guarujá, também mostrou um bom surf. 

 

A final da Sub 14 foi eletrizante: Matheus Herdy, que vinha como um dos favoritos não encontrou boas ondas na bateria final e acabou na quarta colocação. O terceiro lugar ficou para Renan Pulga, único paulista na final, que também não fez na final o que vinha fazendo nas outras baterias, mas garantiu bons pontos para decidir o título “em casa”.

 

O segundo lugar ficou para Raul Reis, que quebrou na final, porém não contava com a virada espetacular de Luan Garcia, de São Chico, Santa Catarina, que nos últimos segundos da bateria pegou uma boa onda e “quebrou” com boas manobras, virando a bateria e garantindo o título da Sub-14 do VQS Bunda Fish 2013.

 

O Air Spectacular, bateria de aéreos somente para convidados e última bateria do dia, foi como uma “festa nos ares”, pois os atletas mandaram vários tipos de aéreos, com grabs e rotações diferentes e modernas.

 

O destaque ficou para o aéreo do Wesley Leite, de São Paulo, que ficou ganhando por um tempo a bateria, sofrendo a virada por Marcos Corrêa, também de São Paulo, que levava o Air Spectacular até os 5 segundos finais, quando Yago Dora executou um aéreo Stale Fish 360 e tirou o prêmio e o status de campeão do Air no VQS Bunda Fish SC das mãos de Marquinhos, que já praticamente comemorava na areia.

 

O VQS Bunda Fish rolou em perfeita harmonia, em ambiente maravilhoso na praia Brava de Itajaí, com a presença do Volcom Surf Team Brasil completo: Marcelo Trekinho, Marcos Sifu, Heitor Pereira, Yago Dora, Alan “Coco” Fendrich e o Team Manager Daniel Cortez interagindo com o público presente, e se divertindo paralelamente ao evento.

 

Agradecimentos especiais ao Juliano Secco, vice-presidente da ASPI, que não poupou esforços para o sucesso do evento, ao Señor Hostel que hospedou a Volcom Crew, Pok pelas fotos, Pablo Blits pelo vídeo, ASPI e aos juízes pelo excelente trabalho!

 

Além dos apoiadores: Prefeitura Municipal de Itajaí (FMEL – Fundação Municipal de Esporte e Lazer), Reef, Snapy, Skullcandy, BHS, Fuwax, Surfers Paradise Natural Fast Food e Señor Hostel, da supervisão da ASPI (Associação de Surf Praias de Itajaí) e da divulgação do portal Waves.

 

A próxima e última etapa do VQS Brasil Totally Crustaceos Tour 2013, será em São Sebastião, São Paulo, Praia de Camburi (Corrupto Fish), no dia 18 de Maio. O campeão do circuito VQS Brasil Tour 2013 na categoria Pro / Am (15 a 20 anos) ganhará uma vaga, passagem e estadia para participar do VQS World Champs, que será disputado em Fiji durante a etapa do Volcom Fiji Pro 2013 em junho.

 

Para saber mais sobre o VQS Brasil Totally Crustaceos Tour 2013 acesse o site da Volcom ou o Facebook da marca. 

 

Resultados VQS Bunda Fish 2013  

 

Sub 14

 

1 Luan Garcia

2 Raul Reis

3 Renan Pulga

4 Matheus Herdy

 

Pro / Am

 

1 Thiago Guimarães

2 Igor Moraes

3 Wesley Leite

4 Deivid Silva

 

Air Spectacular Yago Dora