Se existe um lugar na terra que pode ser chamado de “terra do nunca”. Este lugar é a baía de Lagundri, em Nias, Indonésia. Acho que é por ali que fica a tal fonte da juventude.
Este pedaço de terra mais do que abençoado faz senhores de idade parecerem meninos e disputarem braçada a braçada cada série que surge no outside.
Eu nunca vi uma onda na qual os “coroas” surfam com tanta performance. Quero chegar à idade deles pegando os tubos que eles pegam.
E não vai dizer que essa onda é “moleza”, não. Vi muito marmanjo com cara de bravo puxar o bico quando as séries bombavam com mais de 6 pés.
Para mim, esta é uma das ondas mais pesadas da Indonésia. Esta foi minha segunda ida pra lá, e assim como na primeira, não consegui ir embora. Fiquei toda a temporada por lá.
The point é o lugar onde peguei os melhores tubos da minha vida. Naquela pequena vila, tenho grandes amigos, amigos de verdade que não se faz em qualquer lugar.
Também conheci alguns gringos com mais de 50 anos (e mais de 20 temporadas em Nias), que estavam lá, no meio do nada, longe de tudo e todos, mas com a mesma empolgação dos moleques que chegavam para a primeira temporada.
São esses caras que dominam, organizam o outside e vêm nas boas. Claro que os locais têm a preferência, mas alguns desses coroas vão há tanto tempo pra lá que já são quase locais.
Esse é um lugar simples, mas muito acolhedor para se estar. Lá parece que o tempo não passa, e só consigo perceber que passou quando resolvo olhar no calendário e vejo que a longa temporada acabou e chegou a hora de voltar para o mundo real. Achei um lugar onde pretendo ir enquanto meu corpo me permitir surfar.
Foto de capa Arquivo Pessoal