Surf Brasílis tira crianças da rua e coloca no mar

O projeto Surf Brasílis nasceu há quatro anos quando o surfista e biólogo Ricardo Cappelletti, e mais alguns amigos, se sensibilizaram com a situação das crianças carentes que pediam dinheiro na região do Iguatemi, em Salvador, Bahia.

A proposta do projeto é promover de forma harmoniosa a prática do esporte, aliada a um intenso e sistemático trabalho de educação informal.

 

Quinzenalmente, o horário das aulas é ampliado para que ocorra o encontro dos alunos com profissionais de diversas áreas – todos voluntários – para orientações sócio-educativas e palestras sobre diversos assuntos.

 

O Surf Brasílis vêm obtendo bons resultados, apesar das dificuldades encontradas. Embora seja um programa recente, custeado com recursos próprios, o projeto já conseguiu levar nove crianças de volta às salas de aulas e muitas outras voltaram a sentir prazer nos estudos, pois uma das exigências para participar e a freqüência na escola.

 

O projeto prioriza também o conceito de que o esporte é sinônimo de saúde e de vida saudável, ou seja, que afasta as crianças das drogas.

 

Durante as aulas, também são dadas noções de oceanografia, como estudo das marés e influência da lua, correnteza, fauna marinha, entre outros assuntos. As turmas também fazem estudos nos projetos Tamar, MAMA, Baleia Jubarte, entre outros.

 

A idéia ampliar o atendimento, inicialmente de quinze, para 30 atletas e depois implantar a oficina de concertos, fabricação de pranchas, equipamentos e vestuário.

 

Mães de alguns alunos já trabalham na fabricação de acessórios, como capas de proteção para pranchas e vestuário. Os alunos também já aprenderam a produzir  parafina.

 

Todos produtos confeccionados levam o nome do projeto e atendem, por enquanto, apenas o consumo dos alunos. O objetivo é tornar a escola auto-sustentável para, inclusive, dar maior credibilidade à sua proposta.

 

Atualmente, o Surf Brasílis precisa de apoio, como pranchas, artigos de vestuário, material para escritório e limpeza, cestas básicas, móveis etc.

 

Para obter mais informações sobre o projeto, ou enviar doações, entre em contato com os nomes abaixo:

 

Helena Oliveira – Pedagoga do projeto – (0xx71) 371-1284 / 8808-0896
Fábio Viveiros – Diretor Financeiro – (0xx71) 341-4117
Ricardo Cappelletti – Presidente e Instrutor – (0xx71) 450-2448

Michelle des Bouillons desceu uma onda de quase 25 metros em Nazaré e pode entrar para a história como a mulher que surfou a maior de todos os tempos. Em entrevista exclusiva ao Waves, ela conta como chegou até aqui.

De Bells Beach a Raglan, Brasil vive quatro etapas de domínio histórico: vitórias, finais, nota 10 e os quatro primeiros do ranking mundial com a mesma bandeira.

Maior onda já surfada por uma mulher no Brasil é registrada por Michaela Fregonese durante swell histórico em Jaguaruna (SC)

Doutor Guilherme Vieira Lima, explica como a estabilidade do core define a potência das manobras e protege o corpo de lesões crônicas.