Praia Limpa Torres

Abraço simbólico

0
960x640

Abraço simbólico na praia da Guarita, em Torres (RS). Foto: Vagner Machado
 

No último domingo (21/9), a comunidade de Torres participou da campanha “Clean Up the World” (Limpe o Mundo) através de Ação Especial do Projeto Praia Limpa Torres (AST), tendo como convidados os voluntários do Projeto Greenpeace de Porto Alegre. Pelo menos 200 voluntários participaram das atividades nesta manhã, como o abraço simbólico, ação de coleta de lixo e atrações culturais e musicais na praia da Guarita, em Torres (RS).

O abraço simbólico, em formato de coração, nas mensagens e esculturas esculpidas na areia pelo ambientalista Paulo “Preserve” França foi um dos momentos mais emocionantes desta ação. “Essa foi uma das maiores demonstrações de amor pela cidade de Torres, uma imagem eternizada por todos que acreditam que podemos reverter um quadro crítico de desrespeito com nossa natureza. Tenho certeza que nosso objetivo está sendo alcançado porque nossa comunidade literalmente abraçou a causa da preservação ambiental”, destaca Alexis Sanson, coordenador do projeto.

 

Renan Borba, presidente da Associação dos Surfistas de Torres (AST), também comentou: “É incrível perceber a participação dos voluntários presentes, acreditando cada vez mais no objetivo do projeto, termos nossas praias limpas e por consequência uma cidade limpa também”.

 

O grupo de voluntários do Greenpeace de Porto Alegre, além de participar ativamente das atividades, pôde convocar todos participantes para assinar a petição do “Desmatamento Zero”. A coordenadora do Grupo Cinthia Bordini destacou: “Num cenário único de beleza natural, praticamos em parceria com o Projeto Praia Limpa Torres, a máxima ambiental: pensar globalmente e agir localmente. Que essa energia positiva que uniu todos presentes, pela preservação do meio ambiente, se fortaleça cada vez mais e atinja mais corações”.

 

As atrações culturais prestigiaram as palestras do biólogo Jonas Brocca, que falou sobre a importância da preservação natural do ecossistema e a problemática do lixo no meio ambiente e do professor Leonardo Gedeon que falou sobre o legado do ambientalista José Lutzemberger na criação do Parque da Guarita, sobre a importância dos sítios arqueológicos e da preservação do patrimônio cultural. “O evento na Guarita nos brindou com boas informações, boas companhias e música de qualidade em um cenário único. Nos conectando em uma ação global de zelo e cuidado com nosso planeta”, destacou o professor Leonardo Gedeon.

 

Por fim, os voluntários ainda foram presenteados com um show acústico da Banda Aruêra, famosa por cantar e exaltar em suas músicas as belezas naturais da cidade de Torres.

 

Patrocinadores: De Lucca Surf Skate Shop / Restaurante Cantinho do Pescador / Nossa Casa Imóveis. Apoio: Focosom Reis / Banrisul / CORSAN / Banda Aruêra Torres / Paulo França / Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo (Prefeitura Municipal) / Leonardo Gedeon / Jonas Brocca.