Gaúcho Profissional

Rede de pesca cancela decisão

Ipojucã Chaves vence categoria Longboard. Foto: Caio Guedes.

As disputas da categoria Profissional do Matte Leão Surf Festival 2011, válido pela segunda etapa do Circuito Gaúcho, foram canceladas em plena final do evento no último sábado na praia de Atlântida Sul, Osório (RS).

 

Durante a bateria decisiva, todos os surfistas sairam da água devido à presença de uma rede de pesca à deriva no mar.

 

Foram declarados vencedores, embora empatados em número de pontos, Daison Pereira (RS) e Beto Mariano (SC). Rodrigo “Pedra” Dornelles (RS) e Alan Saulo (PB) ficaram em terceiro.

 

A rede de pesca estava solta devido a uma ressaca que atingiu a costa gaúcha. O fato demonstra que mesmo quando a cidade cumpre a lei, os surfistas não estão imunes aos incidentes no mar.

 

Quando o mar apresentar este tipo de condição, surfistas e praticantes de outros esportes náuticos não devem entrar na água. A premiação de R$ 15 mil foi dividida de acordo com as fases disputadas, assim como a pontuação.

 

O evento também foi válido pela quinta etapa do Gaúcho Amador. Entre os atletas da Open, Ipojucã Chaves terminou em primeiro com 9.66 pontos, enquanto Bruno Carneiro ficou na segunda colocação com 9.10. Em terceiro, Josias Pedrinha somou 8.50 pontos, seguido por Ki Fornari com 8.33 pontos.

 

Na Júnior, o campeão foi Bruno Carneiro, que somou 11.54 pontos. Luy Arman ficou em segundo com 6.80, Ricardo Kjellim em terceiro, com 6.06 e João Santos foi o quarto, com 4.83.

Na Iniciante, quem se deu bem foi Luy Arman. Com o somatório de 6.96 pontos em suas duas melhores notas, o atleta deixou Guilherme Pereira na segunda colocação com 5.50, Gustavo Borges em terceiro com 1.50 e Nicolas Vedovatto com 0.87 na quarta colocação.

O campeão da Longboard foi Ipojucã Chaves. Jairo Lumertz ficou em segundo, Flávio Brito em terceiro e André Lumertz em quarto.

O vencedor da Mirim foi Ricardo Kjellim com 9.86, seguido por Luy Arman, com 5.43, Athos Silva, com 2.74, e Guilherme Pereira terminou na quarta colocação, com 2.63.

Entre os experientes da Master, o melhor colocado foi Ki Fornari com 10.90 pontos. O vice-campeão foi Carlos Santos com 7.60, seguido por Jairo Lumertz com 7.57 e Marne Sieben com 4.04.

i9 Hidrotônico Air Show O campeão do i9 Hidrotônico Air Show na categoria Profissional foi Daison Pereira, com a nota 9.17 pontos. No domingo, o atleta amador que conseguiu a melhor onda foi Bruno Carneiro com 6.37.

Michelle des Bouillons desceu uma onda de quase 25 metros em Nazaré e pode entrar para a história como a mulher que surfou a maior de todos os tempos. Em entrevista exclusiva ao Waves, ela conta como chegou até aqui.

De Bells Beach a Raglan, Brasil vive quatro etapas de domínio histórico: vitórias, finais, nota 10 e os quatro primeiros do ranking mundial com a mesma bandeira.

Mais de cinquenta anos de câmera na mão: do Píer de Ipanema a Pipeline com Gerry Lopez, de Bob Marley no Havaí aos Rolling Stones no Maracanã. Fernando “Fedoca” Lima viveu e fotografou tudo isso. Agora reúne tudo em um livro.

Maior onda já surfada por uma mulher no Brasil é registrada por Michaela Fregonese durante swell histórico em Jaguaruna (SC)