O surfista havaiano Garrett McNamara, que surfou a maior onda do mundo em Nazaré, Portugal, será condecorado com uma Medalha Naval de Vasco da Gama pela Marinha portuguesa.
De acordo com o site português de notícias, RTP, a condecoração “irá ser concedida em consequência da sua extraordinária carreira de praticante de surf, marcada por desempenhos de excelência e pelo exemplo de disciplina, perseverança, sacrifício e elevado profissionalismo, que contribuíram significativamente para a promoção e divulgação da Marinha e de Portugal”.
Em 29 de julho, o surfista irá receber do chefe de Estado Maior da Armada, Almirante José Saldanha Lopes, a Medalha Naval de Vasco da Gama.
A cerimônia será realizada às 16:30 horas no salão nobre do Instituto Hidrográfico em Lisboa.
Segundo a Marinha, estarão presentes representantes diplomáticos dos
EUA e da Noruega, da autarquia e entidades locais de Nazaré, de vários institutos e organismos do governo local, da Marinha, da Federação Portuguesa de Surf e do setor empresarial.
Garrett MacNamara está ligado a Nazaré por conta do Zon North Canyon Show, um projeto de três anos, iniciado em 2010, protagonizado pelo surfista e desenvolvido pela Nazaré Qualifica.
O projeto tem como objetivo de promover Nazaré internacionalmente como destino turístico de referência para a prática dos desportos de ondas grandes e de filmar três documentários que registram a atividade desportiva de McNamara e o cotidiano da vila.
O surfista fez história no dia 1º de novembro de 2011, ao surfar a maior onda de todos os tempos na praia Norte, na Vila de Nazaré.
Fonte RTP